29/09/2020

Como escolher a tua primeira máquina fotográfica DSLR

 photo Loki-Nicofilter-closeup_zpsbea9ff75.jpg

Em Dezembro do ano passado comprei uma nova câmara fotográfica. Até então só tinha tido duas digitais daquelas pequeninas, compactas. Mas à medida que fui tomando mais o gosto pelo meu blog, senti a cada vez mais a necessidade de o alimentar com imagens com maior qualidade. Portanto, fazia sentido apostar num material de melhor qualidade. 🙂
Comprei então uma point and shoot bastante boa da Sony – Sony Cybershot H200 – que dava conta do recado, mas infelizmente algum tempo depois comecei a sentir falta de algumas features que esta máquina não tinha e que só se encontram em máquinas DSLR (digital single-lens reflex camera).

 photo Loki-harperfilter-pawdetail_zpsde3f1ca5.jpg

Passei semanas, senão alguns meses a namorar câmaras à distância em várias lojas online antes de tomar uma decisão. Tinha um pequeno dilema desde o início: queria algo superior à minha Sony, mas não demasiado para que não fosse um desperdício de dinheiro, visto que não sou fotógrafa profissional nem tenho aspiração a sê-lo. Quero, no entanto, aprender mais sobre fotografia e, quem sabe, fazer um curso para me aperfeiçoar. A verdade é que adoro fotografar para preservar momentos que, mais tarde ou mais cedo, podemos vir a esquecer. Se depender de mim, isso não vai acontecer. E quanto mais qualidade tiverem as fotos, melhor. Por outro lado, este cantinho também vai tirar partido da minha futura evolução enquanto “fotógrafa preservadora de momentos eternos”.
Acabei então por me decidir por uma Canon 1100D, mas antes de a escolher pesquisei e li várias reviews e comparações com outras máquinas. Para além disso tive estes factores em conta antes de comprar a minha primeira DSLR:

 photo catarina-cristo-rei-2_zps55fb4f49.jpg

1. O budget / The budget

Pensei num valor que não queria ultrapassar e pesquisei por câmaras que se encontravam abaixo do mesmo. Tudo o resto só serviria para me tentar e seduzir a gastar mais dinheiro do que o que pretendia. Estou a pensar em vender a outra máquina, mas não se pode contar com o dinheiro de uma venda que não sabemos se vai ser realizada.

2. Avaliar a intenção de compra / Meditate on purchase intent

Pensar no porquê de querer uma nova câmara ajudou-me realmente no processo de decisão. Quero só tirar fotos mais bonitas? Tecnicamente melhores? Porquê/para quê? Quero realmente aprender mais sobre fotografia? Tirar um curso? Vou realmente fazer com ela algo que com a outra não fazia ou não conseguia fazer? Sim a tudo.

 photo loki-miafilter-pedro_zps5a145ba0.jpg

3. Nova ou usada? / New or used?

A resposta prende-se com o ponto 1, o budget. Eu decidi “arriscar” por uma usada e não tenho qualquer razão de queixa, pois estava 100% impecável e não se notava minimamente que já tinha sido usada. Veio com uma bolsa e tudo. 🙂 Mas claro, a seguraça, ainda que temporária, que a garantia dá é difícil de ignorar.

4. A marca / The brand

Sim, a marca é importante. Nem estou a falar do ponto de vista da qualidade, mas sim do que os nossos amigas e familiares têm. Se por acaso têm confiança com alguém que tenha uma máquina da mesma marca que a vossa, considerem esse facto antes de comprarem uma. Vão ver que dá imenso jeito ter com quem trocar ocasionalmente lentes e outros acessórios.

 photo photography-experiment_zps2f127e8b.jpg

Como vou de férias para a semana, já enchi o meu Kobo de muitos e bons artigos sobre fotografia para que possa aprender mais umas noções de ISO, velocidade do obturador, abertura, etc. Se também estiverem interessados neste tema, deixo aqui alguns dos artigos que tenho para ler nas férias:

A Crash Course Guide to DSLR Photography
Understanding ISO
5 Tips for Food Photography
5 Tips for Great Outdoors Photos
5 Tips for Great Indoors Photos
5 Tips for Lifestyle Photography
Canon 1100D: 5 quick tips to get more from your EOS camera
Digital SLR photography guide – tips for begginers and amateurs
The Ultimate Guide to Learning How to Use Your First DSLR Camera
How to Shoot in Manual Mode With Your Digital SLR
Using Sun Flares and Starbursts to Create Stunning Images
Photography: 10 Things Not To Do
Photographing with backlight + sunflare
Free-lensing Photography Tutorial
So You Wanna Capture Sun Flare?
5 Killer Ways to Shoot Into the Sun and Get Beautiful Flare
Ad infinitum (basic photography concepts by Ana Garcês)

catarina-cristo-rei

Estas fotos já foram tiradas com a nova Canon 1100D e resultaram de experiências de acordo com um ou outro artigo que já li. Não posso esperar por estar no Algarve com os amigos, o sol, a praia e tudo o que resume o Verão para testar verdadeiramente o portencial desta máquina. Mas não pensem que me vou esquecer desta promessa. 😉

5 thoughts on “Como escolher a tua primeira máquina fotográfica DSLR

    1. Yeaaahhh obrigada, Ana! 😀
      Oh, não tinha visto, mil obrigados por partilhares! Vou pôr o teu post na lista de artigos que partilho aqui e na do meu Kobo. ;)*

  1. Oh se é… O bichinho apanhou-me, o curso já está a ser (re) tirado. Tirei um quando ainda nem sequer haviam Reflex digitais :O Só falta mesmo escolher (bem) uma máquina 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *