29/09/2020
De regresso aos retratos com uma sessão especial entre livros e a ‘golden light’

De regresso aos retratos com uma sessão especial entre livros e a ‘golden light’

No mês passado juntei-me com a Ana para um fim de tarde a fotografar. E aquela que era suposto ser uma sessão de limpeza de pó metafórica à minha câmara fotográfica, acabou por se transformar numa das minhas sessões de retrato favoritas.

Se me seguem há algum tempo, já sabem que já fotografei a Ana bastantes vezes e isto se de se fotografar alguém que se conhece em fases diferentes da vida tem muito que se lhe diga. Acompanhei a Ana de jovem pré-universitária com o sonho de ser enfermeira, até jovem estudante de enfermagem e, agora, enfermeira exímia que ajuda bebés a vir ao mundo com a saúde e acompanhamento que merecem. Se isto não inspira uma amiga e fotógrafa, não sei o que poderá inspirar!

Desde o início da pandemia que a Ana (que nunca deixou de frequentar os transportes para poder ir trabalhar) tem vindo ter comigo de vez em quando numa das minhas moradas provisórias, esta algures no concelho de Sintra. No dia desta sessão fotográfica convidei-a para vir comigo explorar o Parque Urbano de Rinchoa-Fitares, que eu também não conhecia.

E quem diria que ali havia um lugar tão bonito que até um riacho com pedrinhas para sentar a ler um livro de pés na água tem? Parece que não só escolhemos bem o sítio, como a altura do dia. Já viram esta luz magnífica de final de tarde estival.

Depois desta tarde e de ver o resultado destas fotos, lembrei-me do quão feliz me faz fotografar retratos, especialmente na natureza. Gosto de tudo; desde escolher o local, a editar as fotos no final.

No passado tive uma fase muito prolífera em sessões fotográficas. Tive bastante trabalho e fui muito feliz com ele. Depois, abracei um novo emprego e novos projectos e tive que abrandar a fotografia como um side-job, com muita pena minha. Agora? Agora sonho em voltar a fotografar e em fazer outras pessoas felizes por verem certos momentos ou fases das suas vidas registados fotograficamente.

Portanto, já sabem, estou aqui para vos fotografar, se assim quiserem! De preferência num meio natural, com muita luz natural! Fotografar mulheres na natureza vai ser sempre a minha preferência e o que mais me fascina em termos fotográficos.

Vamos fotografar juntas? 🙂 –> hello@joanofjuly.com

2 thoughts on “De regresso aos retratos com uma sessão especial entre livros e a ‘golden light’

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *