blogging,  DIY,  guest posts

DIY Fortune Bath Bombs

Hoje trago-vos uma ideia muito gira para oferecerem a alguém especial. Claro que o Natal pode ser uma boa desculpa, mas esta é daquelas lembrancinhas que se podem oferecer “só porque sim” quando vos apetecer.
Imaginem que uma amiga vossa está a passar por uma fase difícil porque está infeliz no trabalho, ou porque acabou de sair uma relação. Uma forma muito doce e original de lhe lembrarem que estão lá para ela é enviar-lhe uma dedicatória “secreta” para ela ler num momento de reflexão.
Para mim, os banhos de imersão são o momento ideal para relaxar e reflectir, por isso lembrei-me deste DIY: bombas de banho inspiradas em fortune cookies, ou seja, com uma mensagem escondida lá dentro.

Ingredientes

Para este DIY vão precisar de:

– Bicarbonato de sódio – há na maioria dos hipermercados. Eu costumo comprar no Continente;
– Ácido cítrico – encontra-se em algumas drogarias. Eu compro logo um saco grande numa drogaria de Vila Real para me durar imenso tempo;
– Aroma/Óleo Essencial – Os óleos essenciais podem comprar em ervanárias ou no Celeiro, que tem também uma boa selecção destes óleos;
– Corante cosmético (opcional);
– Forma/cortador;

Preparação

1- A frase

A frase pode ser o que vocês quiserem: uma citação inspiradora, uma passagem de um livro importante para a pessoa que querem surpreender ou mesmo uma mensagem vossa. As possibilidades são imensas! 🙂

 photo imagem4_zps779d9410.jpg

Escolham uma fonte bonita para a vossa frase (aqui no exemplo escolhi a Pristina) e imprimam numa folha A4. Depois, basta recortar horizontalmente a vossa frase e plastificar com aquele plástico com que as vossas mães – provavelmente – plastificavam os vossos livros da escola. Isto para proteger a vossa mensagem da água do banho quando, mais tarde, se abrir na água dentro da bomba de banho que vão fazer a seguir. Opcionalmente, podem prender o rolinho com fita cola para segurar melhor.

 photo imagem6_zps246dd5f2.jpg

2- A bomba de banho

Não vou mentir; acertar na consistência perfeita da “massa” das bombas não é a tarefa mais fácil à face da Terra, mas vou dar-vos as quantidades que descobri que funcionam comigo, depois de muitas tentativas falhadas desde que comecei a fazer cosméticos, em 2012.
Junta-se 1 medida de bicarbonato de sódio a ⅕ medida de ácido cítrico numa taça não usada para alimentação. Comecem a desfazer manualmente as “bolinhas” que se formam no bicarbonato até que o pó fique homogéneo e sem grumos.

Agora vamos à parte húmida da mistura e aquela em que precisam de ir com alguma calma. Eu costumo deitar uma colher de sopa de óleo – normalmente óleo de amêndoas doces – na mistura. Façam o mesmo e misturem à mão. Tentem esmagar um bocado da mistura na mão. Ela segura-se ou desfaz-se. É normal que se desfaça, pois ainda não tem humidade suficiente para “agarrar”.
Juntem agora algumas gotas do vosso óleo essencial e, se quiserem, do corante cosmético. Misturem novamente e façam outra vez o teste da bolinha para ver se já se segura. Provavelmente não.

Se assim for, juntem uma colher pequenina de água – muito pequena mesmo – para ver se fica com a consistência de areia molhada. Podem deitar mais um bocadinho, mas aos bocados, porque se deitarem de mais, já será difícil fazer com que funcione.

É normal, quando começam a verter os líquidos para a mistura, que esta comece a efervescer ligeiramente. 🙂
Agora peguem na vossa forma ou cortador e comecem a encher com a mistura. Empurrem o recheio para baixo com as mãos ou com a ajuda de uma colher para que fique compacta dentro da forma.

Primeiro, encham apenas metade. Coloquem o papelinho com a vossa frase lá dentro e cubram-no, tapando-o completamente. Voltem a empurrar a mistura para baixo na forma até ficar completamente lisa e compacta.

Se estiverem a usar uma forma de silicone, não precisam de tirar logo, podem deixar endurecer durante umas horas. Caso façam com um cortador, desenformem cuidadosamente para não se partir.

Et voilá!
Espero que tenham gostado da sugestão e que usem este DIY para surpreender alguém muito especial. 😉

2 Comments

  • Raquel

    Olá Joana conheci recentemente o teu blog e adorei, parabéns! 🙂
    Ontem fiz um sabonetes de glicerina para oferecer no Natal aos amigos e para minha grande tristeza quando os vi hoje estavam todos “transpirados”, eu tenho a certeza que não deixei a glicerina ferver, será que foi porque não os embalei? Podes ajudar-me por favor? Quanto tempo depois de os fazer é que os devo embalar?
    Obrigada e mais uma vez parabéns. 🙂
    Raquel

    • joan of july

      Olá Raquel!

      Chamo-me Catarina, o “Joan” é apenas o nome do blog. 😛
      Muito obrigada pelo teu comentário e simpatia!

      Sim, foi exactamente por não os teres embalado. Eu costumo fazê-lo com película aderente (transparente). Ficam bonitos na mesma e assim sabe que não “transpiram”! Em breve vou ter outro DIY de sabonetes aqui no blog. Espero que visites e que gostes.

      Um beijinho*

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *