personal,  Porto,  writing

Weekly writing challenges (are you coming?)

É triste, mas nem me lembro da última vez em que escrevi por escrever. Por gostar, por querer. E antes fazia-o tantas vezes. Caramba, tenho vários cadernos cheios de histórias (ficcionais e não ficcionais)…

(Ou se calhar até me lembro, tendo em conta que não publico aqui há mais de um ano).

Mas a vida torna-se mais exigente e tira-nos tempo, paciência e obriga-nos a dar prioridade a tarefas que têm finalidades mais imediatas: responder a emails, fazer alguns trabalhinhos fora do trabalhinho normal, falar com o banco porque não-sei-o-quê, preparar artigos para o blog, tirar fotos a este produto ou àquele, etc.

Facilmente se perde a essência, mas também facilmente se recupera. Facilmente, mas sim, com algum trabalhinho, como tudo na vida.

Há que recuperar a escrita, o gosto pela escrita (que nunca desapareceu) e, acima de tudo, a prática. O tal “escrever por escrever”.

Foi que isto em mente que algo deu um clique dentro desta cabecinha quando soube que a minha amiga S. estava a organizar encontros de escrita. O grupo de escrita chama-se Escritadoria (não é um nome tão giro?) e terão encontros presenciais no Porto.
O primeiro será já no próximo domingo, dia 26, no Costa dos Clérigos.

 photo tarabay_girlsSATC1_zpsamimetgb.jpg

Tenho imensa pena de não poder estar presente, mas vou participar de outra forma, publicando o meu texto no grupo e, quem sabe, aqui no blog também.

Ou seja, se alguém por aí estiver interessado em ressuscitar o seu dom/gosto pela escrita e não for do Porto, também pode participar!

Como participar (no Porto ou fora/online)

Podem começar por fazer like na página do Escritadoria no Facebook e, se estiverem interessados em participar, podem também assegurar a vossa presença (remota ou presencial) no evento Escritadoria desta semana.

O tema?

“Escolher um elemento característico da personalidade do autor e desenvolvê-lo da forma que quiser (ficção, dissertação, memórias, etc)”

O autor – neste caso, vocês – tem sempre algo característico: uma paixão assolapada por literatura gótica, um segredo obscuro, um traço de personalidade que já tenha dado origem a várias histórias engraçadas, etc.
O objectivo é pegarem em algo vosso e desenvolverem na forma de um relato, um episódio peculiar, uma história de ficção, uma tese, etc.

Como esta será a primeira sessão de Escritadoria, o objectivo é apresentarem-se e, no fundo, falarem um pouco sobre vocês, mas sem ser da forma tradicional de “Olá, eu sou a Sofia,…”

“Mas eu não tenho nada de especial…”

Pensem (e agora estou a escrever para mim também), vocês conhecem-se melhor que ninguém! Nem pensem que não têm nada de especial para contar. Aliás, mesmo que pensem que não têm, pronto, arranjem uma coisa “banal” sobre vocês mesmos e dêem-lhe a volta com um texto criativo.

Quem está “in”? 🙂

9 Comments

  • helenathestyland

    No Porto? Isso é tão a minha cara… amava participar e trocar impressões. Adoro ouvir coisas novas, dicas e visões de outras pessoas da escrita… aiii depois partilha tudo o que falaram 🙂

    • joan of july

      Sim, é no Porto, por isso também não vou poder lá estar fisicamente. Vou participar à distância, publicando os meus textos no grupo. Se quiseres podes participar também, Helena! 😀

    • joan of july

      Yayy!! Espero que consigas, Joana! Também não é fácil para mim, mas vou tentar arranjar um tempinho extra para escrever. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *