movies and tv shows

Game of Thrones season 2 recap

Eu prometi que iria publicar o resumo da segunda temporada de Game of Thrones ainda esta semana e vou cumprir! Se ainda não leram o resumo de primeira temporada, podem fazê-lo aqui. Agora, sem mais demoras, vamos a isto! 🙂

Convém contextualizar primeiro.
A segunda temporada de Game of Thrones começa com o pretexto da Guerra dos Cinco Reis, ou seja, agora em Westeros há uma data de reis auto-proclamados que se acham mais no direito de assumir o trono de ferro do que Joffrey.

1. Rob Stark tenta aliança com Renly Baratheon

 photo Margaery-and-Loras-Tyrell-Season-4-house-tyrell-37073757-1800-995_zpsuu3lyobz.jpg

Rob Stark – após a morte do pai, Ned Stark, – está a tentar formar alianças contra o Rei Joffrey e envia a mãe, Catelyn Stark, até ao Rei Renly (irmão mais novo do falecido rei Robert Baratheon) para tentar formar uma aliança com ele agora que também se auto-proclamou rei.

Conhecemos Brienne of Tarth, que nesta altura faz parte da Guarda Real de Renly, Loras e Margaery Tyrell, amante e esposa do rei respectivamente. São irmãos também.

2. Stannis faz planos contra o irmão, Renly

Meanwhile, Stannis Baratheon conspira simultaneamente para destronar Joffrey, mas entretanto conspira também contra os outros “reis” – o irmão Renly incluído – que são também uma ameaça à sua pretensão ao trono. Stannis tem uma conselheira, a sacerdotisa Melisandre e o seu amigo de longa data, que escolhe como Mão, Davos Seaworth. Melisandre segue a religião de R’hllor, o senhor da Luz (you know, “The Night is Dark and Full of Terrors”?), que Stannis adopta e obrigada toda a gente que o segue a adoptar também. É uma espécie de Igreja Universal do Reino de Deus de Westeros.

3. Daenerys chega a Qarth

Tem os dragões, mas ainda são bebés, por isso não são muito úteis.
Chega à cidade de Qarth, em Essos, com o resto do seu khalasar, os que decidiram continuar a segui-la após a morte de Drogo, e que não morreram pelo caminho.

4. A visita da Patrulha da Noite à Fortaleza de Craster

Na Muralha, Jon Snow parte com o Comandante Mormont e vários outros patrulheiros e param na fortaleza de Craster, um velho que tem dezenas de filhas e netas, feitas a partir de relações incestuosas com as filhas. Um nojo. Não há homens… estranho.
O Sam (Samwell Tarly) apaixona-se por Gilly, uma das filhas do Craster que teve recentemente um bebé dele (duplo nojo).

5. Arya a caminho da Muralha

A Arya, que fugiu de King’s Landing no final da primeira temporada, está a caminho da Muralha (disfarçada de rapaz) juntamente com novos recrutas, entre eles Hot Pie e Gendry, este último filho bastardo do Rei Robert (falecido na temporada anterior).

6. Stannis avisa o reino da bastardia de Joffrey

Entretanto, Stannis anda a enviar cartas a todo o reino a anunciar que Joffrey é um bastardo de Cersei e Jaime Lannister, e não um rei legítimo. No seguimento disto, Joffrey manda os guardas reais procurar todos os supostos bastardos de Robert Baratheon (mas são tantos que acabam por escapar alguns, nomeadamente Gendry e outro tipo cujo nome me está a escapar, mas que também não é importante agora).

7. Sansa continua a sofrer nas mãos de Joffrey e Myrcella é enviada para Dorne

Joffrey continua a atormentar e maltratar Sansa – agora em público, em frente a toda a corte – e Tyrion tenta pôr fim a várias destas “sessões”. E por falar em Tyrion, este levou Shae, a prostituta, para a corte e está a apaixonar-se por ela. Como Mão do Rei na ausência do pai, Tywin, Tyrion decide arranjar o casamento da sobrinha, Myrcella, filha de Cersei, irmã de Joffrey e Tommen, com o príncipe de Dorne, o que implica que esta saia de King’s Landing e vá viver para Dorne. Cersei revolta-se contra a ideia, mas no final Myrcella vai mesmo para Dorne e enquanto se afasta da King’s Landing, Cersei promete a Tyrion que um dia o matará por ter levado a filha para longe dela. Ah, e porque o odeia em geral e desde o dia em que nasceu.

8. Stannis vs. Renly

 photo game_of_thrones_renly_baratheon_zpsfiz8y3pv.jpg

De volta a Stannis, este tenta chegar a um acordo com o irmão, Renly, para que este reconheça que ele é o verdadeiro rei e para que desista de disputar o trono com ele.
Para além disto Stannis anda ocupado também a cometer adultério com Melisandre que dá à luz uma bonita sombra demoníaca numa caverna. É, foi isto basicamente. (Totalmente normal…) O problema é que esta sombra esgueira-se até à tenda de Renly e mata-o. Foi uma pena e sempre achei que o Renly tinha imenso potencial enquanto rei, mas…

RIP RENLY 🙁

Brienne de Tarth entra em desespero, pois amava Renly e agora, sem saber o que fazer à sua vida ou por quem lutar, jura fidelidade a Catelyn Stark.
Depois disto, o exército de Renly dispersa e parte vai lutar por Stannis. Do nada – BOOM -aparece o Little Finger, que pergunta a Margaery (viúva de Renly) se ainda quer ser rainha, ao que ela responde: “I want to be THE queen”. Ela e Loras partem para King’s Landing.

9. Theon Greyjoy parte para as Ilhas de Ferro

 photo game-of-thrones16_zpssmudkij9.jpg

Voltando agora a atenção para o Rei no Norte, Rob Stark, Theon Greyjoy oferece-se a ir em nome dele até às Ilhas de Ferro pedir ao seu pai que lute do lado de Rob contra os Lannister.

Nas Ilhas de Ferro, Theon não convence o pai a lutar por Rob Stark. Em vez disso o pai – o Rei Balon Greyjoy (sim, outro rei) – decide que vai atacar Rob e obriga Theon a escolher um lado.
Naturalmente, Theon escolhe o lado do pai e volta a prestar homenagem ao deus dos Homens de Ferro – “What is Dead May Never Die“.

A seguir, decide apoderar-se de Winterfell, agora sem governante e onde os únicos Starks são Bran e Rickon Stark (ambos crianças). Quando Rob descobre o que Theon anda a fazer, revolta-se e decide ir recuperar Winterfell, mas o Lorde Bolton, seu vassalo, aconselha-o a ficar onde está, pois tem homens no Norte que irão – a seu pedido – pôr fim à rebelião de Theon Greyjoy.

Entretanto, Rob apaixona-se por uma enfermeira no campo de batalha, mas está noivo de uma das filhas de Walder Frey (teve que ser senão o velhote não o tinha deixado atravessar uma ponte na terra dele). Mas Rob ignora esse facto e decide casar-se por amor. Se os Starks tivessem alcunhas como as Spice Girls, chamar-lhe-ia o Loverboy Stark.

10. Jon Snow conhece Ygritte

 photo Jon-and-Ygritte-jon-snow-30802051-640-416_zpsbof6gfvw.jpg

A norte da Muralha, Jon Snow – após a visita a Craster – está com Qhorin Halfhand, um patrulheiro importante da Patrulha da Noite. Um dia encontram Selvagens e é aí que conhece Ygritte. Era suposto matá-la, mas não conseguiu e o resto, pronto, já sabem. “You know nothing Jon Snow” and so on.

11. Daenerys é cortejada em Qarth

Em Qarth, Daenerys conhece um feiticeiro esquisitão e é proposta em casamento por Xaro Xhoan Daxos, o homem que lhe deu as boas vindas a Qarth. Claro que Jorah Mormont, forever friendzoned, não acha piada nenhuma à ideia.

12. A morte fingida de Bran e Rickon Stark e a fuga de Winterfell

De volta a Winterfell, Osha organiza uma fuga com Bran, Rickon e Hodor para escapar a Theon Greyjoy e ao seu domínio sobre Winterfell.
Para tentar provar que ninguém se mete com ele, Theon arranja dois corpos e queima-os, informando depois as pessoas de Winterfell que os corpos são de Bran e Rickon. A notícia de que os dois rapazes Stark estão mortos viaja o reino.

13. Ary conhece Haquen H’gar

Durante as suas viagens, Arya vai parar a Harrenhal, um castelo ocupado por Tywin Lannister e vários guardas leais aos Lannister. Lá testemunha várias torturas durante interrogatórios e é submetida a trabalhos forçados. É também para Harrenhall que vão parar alguns companheiros de viagem, nomeadamente Hot Pie e Haquen H’gar. Este último oferece-se para aniquilar três pessoas à escolha de Arya.

RIP THE TICKLER
RIP SIR AMORY LORCH 
(who cares?)
O último nome proferido por Arya é o de Haquen H’gar, mas retira-o se este a ajudar a fugir de Harrenhal e a libertar homens do Norte, vassalos do irmão Rob presos no castelo de Harrenhal.

14. A fuga, a recaptura e a nova fuga de Jaime Lannister

 photo Brienne-of-Tarth-Jaime-Lannister-got_zpssubyzvbu.jpg

Jaime Lannister escapa da prisão de Rob Stark, mas é recapturado. Pouco tempo depois, Catelyn Stark liberta-o e manda Brienne viajar com Jaime até King’s Landing para o trocar – como refém – pela filha, Sansa, para que possa voltar para junto dela.

15. Agora Stannis planeia o ataque a King’s Landing

Agora sem Renly no seu caminho, Stannis reune o seu exército e frotas e planeia atacar King’s Landing para se apoderar do trono. Ao saber disto, Tyrion Lannister manda fabricar “wildfire” – fogo verde que ardem até na água – como arma de arremesso contra os navios de Stannis.
Do que convém reter da batalha de Blackwater – entre Stannis e o rei Joffrey – é que Stannis perde a batalha, os Lannister vencem, é aí que Tyrion arranja a cicatriz na cara (tentativa de assassinato encomenda pela querida Cersei, claro) e que Sandor Clegane (aka The Hound) foge em plena batalha, após ver-se rodeado por fogo (algo que o traumatizou em criança quando o irmão lhe queimou metade da cara).

16. Jon Snow, patrulheiro à paisana

Jon Snow é levado até aos Selvagens a norte da Muralha e Qhorin, o irmão negro com quem viajava, ordenou-lhe que o matasse e vivesse como agente à paisana no meio deles e isso – é claro – inclui quebrar os votos de castidade com a Ygritte.

17. “WHERE ARE MY DRAGONS???”

 photo got_zpsrtbzugxw.jpg

OMG é o fim do mundo!, roubaram os dragões à Khaleesi em Qarth. Foi o feiticeiro esquisitão da língua roxa que ela conheceu por lá e que lhe diz que, para recuperar os ovos, tem que completar uma espécie de circuito digno de um videogame qualquer numa torre sinistra. No final, ela encontra os ovos e ordena aos seus dragões que matem o feiticeiro apenas com a palavra “Dracarys”.

18. Os vassalos de Lord Bolton tomam Winterfell e Haquen H’gar despede-se

 photo jaqen-h-ghar_zpsf6qijvj5.jpg

Haquen H’gar despede-se de Arya oferecendo-lhe uma moeda estranha que, juntamente com a frase “Valar Morghulis” lhe dará entrada segura na cidade de Bravos. E assim do nada o misterioso homem arranja uma nova cara. Literalmente.

Fim de temporada

A temporada acaba com uma legião de whitewalkers a caminharem em direcção à Muralha.

E com isto já só faltam dois resumos para ficarmos todos preparados para a 5ª temporada! Prometo tentar acelerar este processo de relembrar o que ficou para trás, afinal já não falta muito para a estreia da nova temporada! Falta uma semana, UMA SEMANA!! :O

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *