Game of Thrones season 1 recap

Posted on

Segundo li em vários sites (hey, há que cruzar as fontes) a 5ª temporada do Game of Thrones estreia já no dia 13 de Abril! Quem é que já está em contagem decrescente? Eu sei que estou. E apesar de só me faltar ler metade do último livro, até eu me confundo um pouco com a série. Já passaram quatro temporadas e um ano de intervalo entre cada uma. Quem é que se lembra do que ficou para trás? É disso que vos vai recordar esta nova e temporária série do blog!
Cada post da série “Game of Thrones recap before season 5” vai fazer um breve resumo de cada temporada que ficou para trás, para que se possam preparar devidamente para o que aí vem.
Este post é – claro – um resumo da 1ª temporada (2011). Vamos a isso? 🙂

1. Os Whitewalkers

 photo tBb4o_zpsw6lg4bnd.jpg

O primeiro episódio da primeira temporada abre logo com os Whitewalkers. Claro que, nesta fase, ainda não sabemos o que são, mas vemos membros desertores da Patrulha da Noite (Nightswatch) a fugir destes seres. Alguns são mortos, outro escapa. Lembro-me perfeitamente de ter pensado “bolas, esta série é assustadora! Fixe!!”

2. Conhecemos os Starks de Winterfell

 photo fd20130731a1a_zps7y8bnhg4.jpg

Após o desertor da Muralha (Will, se não me engano) ter conseguido fugir dos Whitewalkers, Ned Stark fica encarregue de executar a sentença sobre o desertor, uma vez que é o Senhor Protector do Norte. A sentença consiste em cortar-lhe a cabeça em frente aos filhos, claro, para se fazerem homens. A vida no Norte é assim, confirmo (eu sou do Norte, sei como são estas coisas).
De regresso a casa, os Starks (acompanhados de Theon Greyjoy) encontram filhotes de uma loba gigante (fauna típica do Norte, ficam já a saber), que dá precisamente um filhote lobo para cada filhote Stark. Isto pode vir a ser importante, por isso recapitulemos os nomes dos filhotes Starks e dos seus lobos gigantes:

Rob – Greywind
Jon Snow (o bastardo) – Ghost
Sansa – Lady
Arya – Nymeria
Bran – Summer
Rickon – Shaggydog

3. A visita de Robert Baratheon a Winterfell – grande ponto de viragem

A bem verdade é aqui que a história começa verdadeiramente. Se Robert Baratheon não tivesse nomeado Ned Stark como Hand of the King (Mão do Rei), nada do que aconteceu na série tinha acontecido.

Resumidamente:

Ned Stark hesita, mas aceita o pedido do amigo, o Rei Robert Baratheon
Conhecemos os adoráveis Lannister: Cersei, a rainha, Jaime, o irmão gémeo da rainha e Tyrion, o anão.
Bran Stark apanha os gémeos Lannister em flagrante incesto e o Jaime atira-o do cimo de uma das torres de Winterfel – por onde tinha trepado. Bran recupera, mas deixa de poder andar, sendo agora carregado às costas de Hodor.

 photo Cersei-and-Jaime-lannister-Winter_is_Coming_zpsrarksage.jpg

 photo bran-push_zps1rikwvmi.jpg

Ned Stark parte para King’s Landing com o Rei e leva as duas filhas: Sansa e Arya.
Jon Snow decide trocar Winterfell pela Muralha e pela Patrulha da Noite e parte com o tio, Benjen Stark, também membro da Patrulha da Noite. Mas antes, Jon Snow oferece uma pequena espada à irmã, Arya, e deixa-lhe um conselho (as únicas coisas com alguma utilidade que fez nesta temporada): “Stick them with the pointy end”.

4. Os Targaryan do outro lado do mar estreito

 photo Harry Lloyd and Emilia Clarke as Viserys and Daenerys Targaryen on Game of Thrones S01E01_zpsmxhkh1wl.png

Os irmãos Targaryan – Viserys e Daenerys – vivem longe de Westeros, do outro lado do mar Estreito (The Narrow Sea), mais cocretamente em Penthos, na mansão de Ilyrio, um magistrado rico que arranja o casamento de Daenerys com Kahl Drogo.
Os Targaryen são os descendentes do rei anterior a Robert Baratheon, cujo trono foi usurpado por este. Viserys quer voltar a Westeros para tomar o trono que, por sangue, lhe pertence. Para isso, acredita que Khal Drogo e o seu khalasar o vão apoiar e lutar por ele quando voltarem a Westeros e apoia, por isso, o casamento da irmã com o líder Dothraki.

5. Segunda tentativa de assassinato a Bran Stark

Bran, de cama após o “acidente” em que caiu da torre, sofre uma nova tentativa de assassinato por um homem encapuzado que usou um punhal, mais tarde identificado por Littefinger (Lorde Baelish) como pertencendo a Tyrion Lannister, o que faz com que Catelyn Stark assuma a missão de o fazer pagar pelo crime. Com isto, começa também a suspeitar que a queda da torre não foi acidente nenhum.

6. Meanwhile, em King’s Landing (o princípio do fim)

Ned Stark passa-se da cabeça e vai contar a Cersei que sabe a verdade sobre ela e os seus filhos, que nasceram da relação de incesto com o irmão, e fazendo com que o rei e seu marido não tenha nenhum herdeiro legítimo (embora tenha filhos bastardos. Muitos filhos bastardos).
Ned Stark ainda vai mais longe e ameaça contar tudo a Robert assim que chegar de uma caçada.
Claro que ele nunca chega porque a querida Cersei manda o primo enfiar-lhe algo na bebida que o deixou meio grogue, causando numa morte totalmente legítima atribuída a um javali, fruto de um comum acidente de caça.
RIP ROBERT BARATHEON.

 photo king-robert-baratheon_zpsgrc7jz9m.jpg

7. De volta aos Targaryen

Viserys está louco e sedento de poder, pois foi-lhe prometido que o khalasar de Drogo – agora marido de Daenerys – o ajudaria a atravessar o mar estreito e a tornar-se rei de Westeros, o que até calhavam bem porque Robert tinha acabado de falecer.
Porém, o sempre inteligente Viserys ameaça a irmã em frente ao marido e este… manda-lhe com ouro derretido para cima da cabeça.
RIP VISERYS.

 photo tumblr_m0p8tq4ANp1r07lcko1_1280_zpsjmedqiel.jpg

8. Não se passa nada na Muralha

Jon Snow continua a sua aprendizagem na Muralha. Não há muito a reportar ainda, excepto que o tio, Benjen, desapareceu e ninguém encontrou o corpo.

 photo Jon-Snow_zpsvhr1upal.jpg

9. O julgamento de Tyrion Lannister

Em Eagle’s Nest, onde vive a Senhora Lysa, irma de Catelyn Stark, Tyrion Lannister é apanhado e julgado pela suposta tentativa de assassínio de Bran Stark.
Tyrion exige um julgamento por batalha e Bron – um mercenário que acabou de conhecer – prontifica-se a lutar por ele.

 photo game-of-thrones-season-4-tyrion-lannister_zpsztkrzugf.jpg

10. Em King’s Landing começa a guerra de sucessão

Ambos os irmãos de Robert Baratheon, o mais velho – Stannis – e o mais novo – Renly – ambos acham que têm direito ao trono, visto concordarem com Ned Stark acerca da paternidade dos filhos de Cersei.

11. Jaime Lannister é capturado

Rob Stark, filho mais velho de Ned, é chamado a King’s Landing para prestar um juramento de fidelidade ao novo rei, Joffrey Baratheon. Pelo caminho apanha Jaime Lannister e toma-o como prisioneiro, pois segundo a mãe (agora com ele) foi também culpado pelo acidente de Bran.

12. Adeus, Ned…

Ned Stark apregoa aos sete ventos (e deuses) e inclusivé a Joffrey, que este não é o rei legítimo.
Joffrey condena-o à morte por traição (logicamente).
Ned Stark perde a cabeça (literalmente.)
RIP NED STARK

 photo game-of-thrones-season-1-neds-beheading_zpskar0qadz.jpg

Tyrion Lannister é agora mão do Rei – Joffrey – na ausência do pai, Tywin Lannister.
Joffrey vira-se contra Sansa e faz-lhe a vida negra porque matar-lhe o pai claramente não era suficiente.

13. King in the North!

Após a morte de Ned Stark inicia-se uma revolução a norte encabeçada (no pun intended) pelos vassalos dos Stark. Rob Stark é eleito por estes como “King in the North” e declarado rebelde e traidor pelo Rei Joffrey e Rainha Cersei.

 photo image_zpsqwrdifgs.jpg

14. Jon Snow vai caçar walkers fora da Muralha.

É isso, basicamente.

15. Mais umas mortes e o nascimento dos dragões da Khaleesi

Kahl Drogo está doente, com uma ferida infectada no peito e às portas da morte. Uma feiticeira engana Daenerys e promete ajudá-la a curá-lo, trocando a vida do filho (estava grávida, é verdade) pela de Drogo. Drogo morre na mesma, o bebé morre e…
RIP KHAL DROGO
RIP MIRRI MAZ DUUR (a feiticeira morre também, claro, que a Daenerys não ia deixar passar estar traição))

 photo Daenerys-Targaryen-and-Khal-Drogo-Game-Of-Thrones-Desktop-WallPaper-HD_zpsjbborz6c.jpg

Daenerys queima o corpo de Drogo, juntamente com os seus ovos de dragão (prenda de casamanento) e estes eclodem no fogo. Nascem 3 dragões.

 photo Themainreasoniwatchgameofthronesseriouslythe_bea79695399dc05ee70e596938cfcae6_zpstbljeine.jpg

FIM DE TEMPORADA.

Então, já se lembraram de tudo? Espero que este resumo tenha sido suficiente, afinal tentei mesmo resumir os eventos da primeira temporada de Game of Thrones ao máximo, mas penso que o essencial esteja aqui.

Ainda pensei em resumir a história por personagem – como fazem nos capítulos dos livros da Saga de Gelo e Fogo -, mas rapidamente cheguei à conclusão de que iria trazer mais confusão para quem realmente já quase não se lembra da primeira temporada.

Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil, até porque ainda faltam três posts destes.;)

E com isto… está quase!

Game of Thrones, season 5, dia 13 de Abril. 😀

5 Comments

  1. Inês Silva says:

    Tás a fazer a tua boa acção da semana xD

    1. joan of july says:

      Será que consigo ganhar pontos de karma com ela? 😛
      Eheheh.

      1. Inês Silva says:

        de certeza xD

  2. Analog Girl says:

    Estou a contar os dias para a nova temporada… E ler este post fez-me reviver os acontecimentos todos e relembrar todo este enredo (recentemente tive de abdicar dos livros e já não os tenho e sinto-me um pouco órfã, por isso trouxeste-me ânimo com este post!)

    1. joan of july says:

      Também eu estou! Que saudades! Oh, mas também gosto tanto dos livros. Falta-me metade do último só. 😉
      Ainda bem que gostaste e espero que consigas recuperar os teus livros um dia.*

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge