As Gingerbread man cookies são a única receita tipicamente natalícia que faço questão de fazer ao longo do ano. Vejam quão fácil é fazê-las (e comê-las). ;)Não é por o Natal já ter passado que os desejos por algumas comidas tipicamente natalícias vão magicamente desaparecer. E se é verdade que não gosto nada da maior parte dos doces de Natal e de Páscoa, o mesmo não se aplica às célebres bolachas de gengibre.
Mas, para quê esperar pelo próximo Natal se posso fazê-las sempre que quiser? Há alguma lei universal que me proíba de fazer ou comer bolachas de gengibre fora do período do Natal? Nope!
Por acaso estas foram feitas em conjunto com a minha amiga Joana antes do Natal, mas daqui para a frente esta é a receita que vou usar para fazê-las aqui em casa durante o resto do ano! 🙂
Ingredientes
250g farinha;
90g açúcar;
120g manteiga;
1 ovo;
2 colheres sopa canela;
2 colheres chá de gengibre fresco ralado;
1 colher chá de fermento em pó.
Preparação
- Juntar o açúcar, o ovo e a manteiga e mexer bem.
- Juntar a farinha e mexer até ter uma mistura homogénea.
- Adicionar a canela, o gengibre e o fermento e misturar bem.
- Colocar a massa no frigorifico uma hora.
- Com a ajuda de um rolo de cozinha, estende-la numa superficie bem limpa, e cortar as bolachar com um corta bolachas.
- Colocar as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno 20 minutos a 190ºC.
Como podem ver, não ficaram exactamente perfeitas, mas não foi por isso que deixaram de saber incrivelmente bem. A mistura de especiarias sabe tão bem, especialmente em dias mais frios e a acompanhar por uma chávena de chá ou de leite quente (quem não adora molhar as bolachas numa bebida quente?)
Quando eu e a Joana fizemos as bolachas, não tivemos tempo de as decorar, mas ficam aqui algumas sugestões para enfeitar os vossos Gingerbread men.
Mais alguém por aí rendido aos Gingerbread man? Que outros petiscos da época natalícia não dispensam durante o resto do ano? 🙂
No Comments