10/08/2020
Girls lean in: encontros inspiradores no feminino

Girls lean in: encontros inspiradores no feminino

O título frisa que os meetups Girls Lean In se fazem no feminino, o que não é inteiramente verdade. Pelo menos, não é essa a intenção. Assente em ideias feministas saudáveis, aqui o objectivo não é formar um grupo de mulheres e cascar nos homens, mas sim juntá-los a nós em encontros informais nos quais está sempre presente uma oradora.

Origens e conceito

O Girls Lean In nasceu do desejo de Catarina Sousa (sim, temos o mesmo nome :P) e Catarina Campos de “dar voz às mulheres”, principalmente em contextos profissionais e empresariais, onde os homens ainda estão em maioria. Na verdade, foi mesmo isso que as motivou a lançar este projecto, após Catarina Sousa (que tem o meu nome, btw) se aperceber de que os encontros organizados pelo Factory Braga – espaço de cowork e incubação de startups – só tinham oradores masculinos.

O objectivo dos encontros  Girls Lean In passa, por isso,  por reunir mulheres empreendedoras para que possam, entre elas, partilhar as suas histórias de sucesso e incentivar outras a seguir os seus sonhos, ambições e a assumir cargos de liderança.

Isto lembra-me este vídeo que explica porque é que as raparigas têm tendencialmente menos empregos em posição de liderança. Muitas vezes, o que acontece é que somos ridicularizadas ou envergonhadas publicamente enquanto crescemos ao sermos chamadas de “mandona” e “teimosa”, quando um rapaz seria provavelmente apelidado de “líder nato” e dono de “uma personalidade forte”. Parece que não, mas são estes pormenores que moldam o nosso mindset para o futuro.

Não que este vídeo esteja relacionado com o projecto em questão, mas se analisarmos bem a “coisa”, tudo está ligado. Se a palavra “bossy” ou “mandona” fosse banida, talvez hoje em dia houvesse mais ambição no feminino e mais mulheres em cargos de chefia. #fimdedesabafo 😉

Quando e Onde

Em Lisboa, o Gils Lean In tem lugar no Cowork Lisboa, Lx Factory.

A edição de amanhã será pelas 19h e terá como oradora a Catarina Ferreira, criadora do Project Ties. 🙂

Inscrevam-se aqui no evento do 3º meetup Girls Lean In no Facebook.

Então, vamos?

2 thoughts on “Girls lean in: encontros inspiradores no feminino

  1. Queria taaanto, adoro ideias inovadoras e pessoas com espirito empreendedor, aprende se tanto mas tanto! Depois faz uma reportagem para sabermos como foi.

    1. Acho que era aquilo tipo de coisa de que ias gostar imenso, Marta! Foi muito giro! Até tirei umas notinhas. 😉
      Depois farei a tal reportagem, sim!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *