personal

#nomakeupselfie for breast cancer awareness

 beforeandafter

Se me seguem no Intagram devem ter visto que hoje publiquei duas selfies: uma com e outra sem maquilhagem. O motivo é simples: fui desafiada pela Ana Luísa para o fazer. Acho sempre piada a desafios que consistem em nos apresentarmos ao mundo sem maquilhagem e até já participei em, pelo menos, três outros em blogs.

Mas com esta recente febre do Ice Bucket Challenge, comecei a pesquisar mais sobre o que estaria por detrás destes desafios adoptados também por celebridades. Rapidamente descobri que, regra geral, há uma causa solidária por detrás da acção. Assim é com o Ice Bucket Challenge e assim é com  o No Make Up Challenge.  Só é pena que, por vezes, a mensagem fique perdida  pelo caminho, como acontecia no jogo do telefone quando éramos crianças, lembram-se? 🙂

Então decidi passar à acção e abraçar a causa associada a este desafio das selfies.

#nomakeupselfies for Breast Cancer

nomakeup2

Assim que fiz a pesquisa sobre o objectivo deste desafio, vi imediatamente centenas de artigos a ligarem-no ao Cancro da Mama. Inúmeras celebridades fizeram-no também no início deste ano e rapidamente se espalhou às pessoas “normais”. E só no Reino Unido, o desafio das selfies conseguiu angariar 2 MILHÕES DE LIBRAS! Não é fantástico? 😀 Isto é que é usar as redes sociais para fazer algo bom e extremamente positivo.

Para ser 100% honesta não compreendo bem a ligação entre uma cara sem maquilhagem e o cancro, se bem que não vejo as coisas de forma tão negativa como esta autora. Haverá sempre alguém a ver estas iniciativas de uma perspectiva negativa, não há como evitá-lo, mas a verdade é que funcionam e há realmente dinheiro a movimentar-se. Contra factos não há argumentos, não é assim?

Donating money for breast cancer research

Agora que entrei neste desafio, decidi levar as coisas a sério. A selfie está publicada, até com um antes e depois. E agora? Agora vem a parte do donativo. Aqui em Portugal, a Associação Laço é a única que conheço que se dedica ao Cancro da Mama (se bem que devem existir mais), por isso fui directamente ao site e fiz o donativo por lá.

Sim, é assim tão fácil. Basta irem a www.laco.pt e clicar em “Quero ajudar”.

ajudar-associacao-laco

Podem fazer transferência bancária ou fazer o donativo por Paypal, como eu fiz. 🙂 Já agora, aconselho a clicarem no “Donate” do canto superior direito da página; por alguma razão o outro botão não está a funcionar.

donativo-associacao-lacoNinguém é obrigado a fazer, mas para o caso de desejarem fazê-lo, é importante que saibam que não têm que doar uma “pipa de massa” para ajudar. Só se dá o que se pode, a intenção não é melhor nem pior por isso. Imaginem que toda a gente que faz o desafio doava 5€? Não acham que, no conjunto, faria uma enorme diferença?

Bem, agora fico à espera de ver como se saem as meninas que desafiei. À semelhança do Ice Bucket Challenge também foram três: a Catarina do Daydreams,  a Ju do Happiness in the Box e a Ana Garcês do Infinito mais um. 😀

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.