Não sei se todas as pessoas funcionam mais ou menos assim (tenho para mim que não), mas quando eu me sinto bloqueada relativamente a alguma coisa, ajuda-me falar sobre ela. Guardar as coisas só para mim à espera que ninguém repare tem precisamente o efeito contrário àquele que esperava: só piora o problema.
Não, não tenho nenhum problema com drogas ou álcool ou alguma condição do foro psicológico (acho eu?…), mas sim um clássico writer’s block. Não aqui no blog, mas no CPR – A Reanimação da Escrita. Coincidentemente ou não, não consigo escrever ficção desde que mudei de casa. Não estou ainda com a minha mente caótica em paz para poder deixar-me emergir em mundos que não este, o que em mim é estranho.
Mas, em vez de continuar a lamentar-me, decidi enveredar por outra estratégia: compilar (btw, um dia vou ter maturidade para não me rir quando uso esta palavra) as minhas melhores estórias do CPR num ebook. E também não é coincidência todas se passarem no passado; é mesmo sobre ele que gosto de escrever, então chamei a esta compilação Estórias de Outros Tempos.
Ver os meus textos nesta forma, faz-me sentir bem. É como quando vemos fotos nossas em que estamos bonitas em dias que não nos sentimos nada assim e ficamos mais animadas por sabermos que, se quisermos, rapidamente nos transformamos novamente na pessoa da foto.
E então decidi ir ainda um bocadinho mais longe e tornar este ebook público. De certa forma, sinto que me motiva ainda mais a escrever, principalmente por esta minha “luta” contra a desinspiração estar a ser tornada pública.
Assim, se quiserem ler e até dar-me o vosso feedback sobre os meus textos e a minha escrita, podem fazer o download do ebook aqui ou clicando na imagem acima! 🙂
Agora contem-me: alguma vez sofrem ou sofreram deste problema? Como é que o ultrapassaram?
3 Comments
Catarina
31/10/2016 at 10:43 PMQue boa ideia, Catarina! Já fiz a transferência e estou muito entusiasmada – quero começar a ler 😀 E deste-me uma excelente ideia, um dia também irei fazer algo deste género. Tenho tantos textos escritos por mim que nunca viram a luz do dia… Acho que merecem uma oportunidade 🙂
Quando não tenho inspiração, não consigo forçar. Se não dá, não dá. Não te posso dar truque ou dicas, mas posso-te dizer o seguinte: quando a inspiração voltar, de certeza que vais passar quase um dia inteirinho a escrever, porque as ideias não param de surgir. Já me aconteceu 😛
joan of july
02/11/2016 at 2:49 PMA sério? :O Muito obrigada, Catarina! Espero muito que gostes. <3
E também acho que os teus textos merecem uma oportunidade de ver a luz do dia. Já agora, se tiveres novamente vontade de escrever, estás convidada para participar no meu CPR – A Reanimação da Escrita. É um grupo de escrita no qual todos os meses há um tema diferente.
Eu sou como tu, se não há inspiração não sai, mas quando há, há aos montes. 😛
Mónica
30/07/2017 at 11:19 AMCatarina, isso da falta de inspiração acontece a todos. O problema de quando guardamos só para nós algum problema ou bloqueio, caímos no erro de pensar que essas coisas só nos acontecem a nós. E quando saimos dessa concha e falamos sem medos e assumimos a nossa fragilidade, vimos que muita gente se revê nisso que falamos. É aí que vou buscar outra vez as forças, não que fique contente porque acontece aos outros, mas porque sei que isso é natural e humano e que hoje acordo sem inspiração mas que amanhã será outro dia cheio de possibilidades para tudo aquilo que procuro. Mas também sei que a inspiração se trabalha, lendo, visitando lugares bonitos, falando com pessoas, vendo filmes inspiradores, vivendo tudo aquilo a que temos direito
Beijinhos e o teu blog é inspirador ?