Páginas Salteadas,  recipes

Páginas Salteadas: a Linguagem das Flores

Estou especialmente feliz por vos trazer esta receita baseada no livro que escolhemos para o Páginas Salteadas de Maio. O livro chama-se As Flores Perdidas de Alice Hart e já estava na minha wishlist há muito tempo. Pela foto de destaque deste post conseguem relacionar a receita com o livro?

O livro: As Flores Perdidas de Alice Hart, de Holly Ringland

Foto: @thebookcube (Instagram)
Não fotografei o livro porque li-o no Kobo em formado ebook.

No início da história Alice tem nove anos e vive com os pais perto do mar, algures na Austrália. Após uma terrível tragédia familiar, Alice vai viver com a avó que nunca conheceu para uma quinta de cultivo de flores que é, ao mesmo tempo, um espaço seguro para mulheres maltratadas por diferentes circunstâncias da vida.

As flores, para além de serem o negócio da quinta da avó, são também uma linguagem que as mulheres da sua família dominam para comunicar coisas e sentimentos para os quais as palavras são insuficientes.

Após o fim da infância de Alice, esta descobre um segredo que vai mudar (ainda mais) a sua vida para sempre e o seu rumo muda, contrariamente àquilo que seria esperado.

Sem querer dar-vos muitos detalhes, é um livro absolutamente delicioso, que nos deixa a querer mais e mais. Uma coisa é certa: já há muito tempo que não lia um livro cuja vida do/a protagonista mudasse tanto ao longo do mesmo. Gosto quando me sinto a viajar com as personagens dos livros que leio.

Para além disso, como dona de um livro vitoriano sobre a linguagem das flores, achei este detalhe maravilhoso da história de Alice Hart.

“A vida acontece para a frente, mas só pode ser entendida para trás. Não é possível apreciarmos a plenitude da paisagem onde estamos enquanto fazemos parte dela.”

As Flores Perdidas de Alice Hart, Holly Ringland

Para esta receita, inspirei-me na magia e linguagem das flores e recriei um cocktail sedutor com sabor a rosas.

É fácil de fazer, meio exótico, fora do comum e uma beleza para os olhos também. Um mimo para todos os sentidos!

A receita: Pink Rose Cocktail

Ingredientes:

  • 30 ml de Cointreau
  • Uma colher de chá de água de rosas
  • Água com gás
  • Duas colheres de chá de sumo de framboesa*
  • Limonada
  • Pétalas de rosa desidratadas
  • Flores para decorar

Para o sumo de framboesa, simplesmente esmagamos algumas framboesas e usamos o líquido.

Fácil e refrescante. 🙂

Este foi, na minha opinião, um dos melhores livros do Páginas Salteadas e um que me deu imenso prazer ler. Recomendo muito este livro.

Mal posso esperar pelas próximas segundas-feiras para poder espreitar as receitas da Andreia, da Joana e da Vânia!

Andreia Moita – Andreia Moita Blog
Joana Clara – Às Cavalitas do Vento
Vânia Duarte – Lolly Taste

Espero que tenham gostado deste receita.

Alguém já leu As Flores Perdidas de Alice Hart? O que acharam?

4 Comments

  • Andreia Moita

    Gostei tanto deste livro que fiquei à espera de mais história. Não queria que acabasse, queria saber mais da Alice. Muito bem escrito, muito bonito, apesar das tragédias. Não vamos ser spoiler. A tua receita com essa cor rosa é um belo retrato da Alice.

    • Catarina Alves de Sousa

      Obrigada, Andreia! Queria muito representá-la, de alguma forma, nesta receita. Algo azul também teria muito a ver com ela. 😉
      Também me apaixonei perdidamente por este livro, espero que volte a sentir isto por outro livro no nosso Páginas Salteadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *