E chegou a minha primeira colaboração deste ano para o projecto Páginas Salteadas! Tenho um carinho tão grande por este projecto que alia gastronomia e literatura que nunca me passou pela cabeça não o continuar este ano. E começamos muito bem o primeiro mês do ano a ler o livro “Feliz“, da conhecida apresentadora de televisão inglesa Fearne Cotton.
A minha receita deste mês é muito, muito simples (digo sempre isto, mas é verdade!), até porque o título do livro deste mês, em inglês, é:
Happy: Finding joy in every day and letting go of perfect
Deixem comigo para mandar a ‘perfeição’ dar uma volta ao bilhar grande! Não sou fã do perfeccionismo e – já falei até disso aqui no blog – culpo-o por muitos projectos de pessoas que conheço nunca chegarem a ver a luz do dia. Ao perfeccionismo está também associado o medo; medo de falhar, medo da crítica, medo daquilo que os outros vão pensar.
E não pode ser. Vamos despegar-nos desta ideia?
A receita: espetadas de fruta com chocolate e ‘sprinkles’
Não vou propriamente descrever os ingredientes nem os passos desta receita de tão simples que é! Escolham as vossas frutas favoritas, derretam chocolate, molhem a fruta no chocolate ou deitem “fios” de chocolate por cima da fruta e enfeitem-na com os vossos enfeites comestíveis favoritos! Depois, levem ao frigorífico e quando o chocolate estiver de novo sólido, retirem e façam as espetadas.
É só isso! 😀
A razão pela qual escolhi esta receita para este Páginas Salteadas é bem simples. No livro “Feliz”, a autora, Fearne Cotton, fala-nos bastante acerca da sua luta contra a depressão e aborda até a questão da alimentação, oferecendo algumas receitas aparentemente deliciosas (aparentemente porque ainda não experimentei, mas vontade não me falta!). Motivada pela curiosidade que o livro me despertou, andei a pesquisar sobre alimentos que ajudam a combater a depressão e baseei a minha receita deste mês nas descobertas.
Não há nada de metafísico nisto: há certas vitaminas e ingredientes que geram reacções químicas no nosso corpo que ajudam a combater a depressão e outras maleitas (físicas e do foro psicológico). Os morangos, por exemplo, são – como todos os frutos vermelhos – poderosos anti-oxidantes e vários estudos revelaram que não só têm propriedades anti-cancerígenas, como redutoras dos sintomas de depressão.
As outras frutas escolhi-as porque… olhem, porque gosto!
A comida pode ser reconfortante quando mais necessitamos, desde que seja de uma forma saudável e responsável. O chocolate é um extra para dias especiais, enquanto que os ‘sprinkles’ decorativos são simplesmente um toque de felicidade extra que me faz olhar para as espetadas de fruta e sorrir. Para mim, as cores têm uma grande influência no meu estado de espírito. Não sentem o mesmo?
Para além disso, achei que tinham tudo a ver com as cores da capa do livro (abaixo)! 😀
O livro
O livro “Feliz“, de Fearne Cotton, está disponível nas livrarias do costume (aqui na Fnac, por exemplo). Adoro o tom da Fearne ao longo do livro; parece que está a falar para um amigo o tempo todo e acabamos por nos identificar com imensa coisa, mesmo que nunca tenhamos tido uma depressão clínica. O livro ajuda-nos a perceber a importância de vermos e reconhecermos a felicidade nas pequenas coisas e isso é tão, mas tão importante. É uma lição que já aprendi e que foi das melhores da minha vida adulta!
Espero que tenham gostado deste Páginas Salteadas. Entretanto, fiquem atentos às receitas da Joana, da Andreia e da Vânia nas próximas segundas-feiras. 😉
Joana Clara, Às Cavalitas do Vento
Vânia Duarte, Lolly Taste
Andreia Moita, Andreia Moita Blog
6 Comments
Andreia Moita
08/01/2018 at 3:47 PMConseguiste mesmo bem sentir e captar a essência do livro com esta receita. É que tem tudo a ver! Outra coisa não seria de esperar de ti. Mega parabéns 🙂 É que prova mesmo que nas receitas, como na vida, a simplicidade é sempre melhor. E esta é uma lição muito importante que admito, nem sempre aplico.
“Feliz” por fazer parte deste projecto.
Bjs
Helena dos Santos Pereira
08/01/2018 at 3:57 PMGosto tanto de fruta com chocolate e sem dúvida que os sprinkles lhe dão um ar mais feliz!
Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa!
Lena’s Petals xx
Daniela Oliveira Soares
09/01/2018 at 2:29 PMÉ verdade, muitas vezes o perfeccionismo “corta-nos” as pernas e impede-nos de ir mais longe… Acho que a receita foi uma óptima interpretação de todos estes conceitos.:D
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
LA PRINCIPESSA
12/01/2018 at 1:07 PMTem um aspecto delicioso!
Um beijinho,
Sofia
http://laprincipessa.pt
Catarina Alves de Sousa
12/01/2018 at 1:10 PMMuito obrigada, Pincipessa! :*