Abril foi um mês preenchido, mas que pareceu chegar um fim num piscar de olhos. Desde o mês anterior que tinha uma visão daquilo que queria que fosse o Retratografia de Abril, dentro do tema auto-retrato e agora já vos posso mostrar o resultado.
Quando pensamos em auto-retratos é normal que a nossa mente nos leve a fotografias super artísticas, lindíssimas, que mostram o sujeito numa panóplia de poses e emoções. No meu caso, aliás, neste caso específico do quarto desafio do Retratografia, quis fazer algo diferente.
Os meus auto-retratos deste desafio foram tirados com uma Instax Sq20, uma câmara híbrida (meia digital, meia instantânea) que comprei há pouco tempo e pela qual estou apaixonada, mas sobre a máquina falar-vos-ei noutro post.
A ideia foi simplesmente registar bocadinhos de mim, ao invés dos auto-retratos mais clássicos. Não que desgoste deles, até porque tenho vários que fui tirando ao longos dos anos, mas a verdade é que o meu objectivo em participar no Retratografia (e em qualquer desafio fotográfico) é precisamente o de me desafiar.
Aqui, rejeitei a perfeição, a técnica e os moldes que estou habitada dentro da fotografia. Não é fácil abdicar do controlo e da precisão, mas aqui estão eles, os meus auto-retratos, os quais, não sendo perfeitos, foram assim idealizados.
Para finalizar e tornar este desafio mais “material”, decidi imprimir os auto-retratos na Instax. Há algo que me diverte e inspira ao mesmo tempo em ter as fotos físicas. Também sentem o mesmo?
E agora vamos a uma das minhas partes favoritas do Retratografia: ver o que (e como) os meus parceiros de desafio andaram a fotografar este mês!
Ana Garcês – infinito mais um
Artur e Daniela– Palavra-Padrão
Joana Sousa – Jiji
Marta Moura – FashiONoir
Natália Rodrigues – Escrever, Fotografar, Sonhar
Mami
Margarida Pestana
4 Comments
Joana Sousa
06/05/2019 at 11:00 AMQua grande ideia, Cat! Gostei mesmo dos pedacinhos que apanhaste – muito tu e muito misteriosos ao mesmo tempo.
Jiji
Catarina Alves de Sousa
07/05/2019 at 11:19 PMOhh, muito obrigada Jiji! Adorei este tema do desafio, confesso. :D*
Natália Rodrigues
06/05/2019 at 9:31 PMPedacinhos… Gosto especialmente da fotografia com as reproduções em papel. Uma espécie de manta de retalhos.
Catarina Alves de Sousa
07/05/2019 at 11:16 PMObrigada, Natália. “Manta de retalhos”, foi precisamente no que pensei! 😀