
Review: O Caçador e a Rainha do Gelo
Quando a Helena me convidou para a ante-estreia d’ O Caçador e a Rainha do Gelo só tive uma reacção possível: aceitar. A seguir, dei por mim a sorrir e a pensar que a história se repetia: fui ver o primeiro filme (A Branca de Neve e o Caçador – review aqui) também na ante-estreia e éramos também um grupo de quatro raparigas. Fiquei meia nostálgica por esses tempos em que trabalhava no MediaLab do Diário de Notícias e em que ganhava imensos convites para ante-estreias, confesso.
Mas nostalgias à parte, lá fui eu ao Colombo com expectativas médias-altas para esta prequela/sequela d’A Branca de Neve e o Caçador. Ainda por cima com a Emily Blunt e a Jessica Chastain e SEM a Kristen Stewart? Só podia ser bom.
O enredo
O filme começa com ares de prequela, explicando como Eric (Chris Hemsworth) se tornou Caçador e como conheceu a mulher, Sara (Jessica Chastain), da qual já tinha falado no anterior filme da Branca de Neve com a Kristen Stewart.
Na primeira parte do filme conhecemos também Freya (Emily Blunt), a irmã de Ravenna (Charlize Theron), a célebre “bruxa má” conhecida por perguntar ao espelho mágico:
“Mirror, mirror on the wall
Who is the fairest of them all?”
Freya apaixona-se por um jovem com quem acaba por ter uma filha, mas a felicidade não é duradoura e a pior tragédia imaginável abate-se sobre ela. Como resposta ao misto de dor, raiva incontrolável e tristeza que sente, o poder de Freya revela-se e assim se torna a Rainha do Gelo.
Desolada pela perda da sua bebé, Freya assume como missão de vida criar um exército, já que não pode criar uma criança e ordena que várias crianças da aldeia mais próxima lhe sejam levadas para as criar como soldados. Eric e Sara são duas dessas crianças no início do filme. Entretanto, Freya torna-se rainha do Norte (qual Game of Thrones) e cria apenas uma lei no seu reino: Não amar. (o que é impossível, até porque ela põe-se a jeito e cria um exército misto.)
Tudo isto se passou antes do filme da Branca de Neve (o primeiro).
Entretanto passam-se sete anos e, pelo meio desses sete anos, passou-se também a história do primeiro filme, com a Branca de Neve, portanto a acção a partir dos sete anos já entra na parte da sequela desse primeiro filme.
A acção principal começa a desenrolar-se quando William (Sam Claflin), o príncipe da Branca de Neve aparece com uma missão para Eric: recuperar o espelho mágico de Ravenna que foi roubado. Nessa mesma cena, vê-se um espião da Rainha do Gelo a transmitir esta informação a Freya e então surge a urgência de encontrar o espelho antes da rainha, caso contrário, se esta o encontrar primeiro, será imparável.
Pelo meio, surgem várias peripécias com goblins e anões engraçados (os companheiros de viagem de Eric) pelo meio, algo que me fez lembrar e ter saudades d’O Hobbit.
Apreciação geral dos actores
A história em si é simples, o ritmo da narrativa é relativamente rápido e estão sempre a acontecer coisas que fazem avançar a história, havendo muito poucos momentos de “palha”.
Quanto aos actores, este filme supera o primeiro aos pontos, não só pela ausência da Kristen Stewart (desculpem, não gosto mesmo da moça como actriz), mas pelo acrescento tanto da Emily Blunt (que eu adorooo) e da Jessica Chastain (que também adoro) e pelo regresso da Charlize Theron. Esta última é simplesmente magnífica enquanto Ravenna. Já o tinha dito na altura do primeiro filme e torno-o a dizer agora. Apesar da personagem ter menos destaque neste novo filme, a sua presença continua a ser fortíssima e memorável e mesmo quando está ausente do ecrã e da história, há algo de tão terrível nesta personagem (em termos de malvadez) que se consegue senti-la como se lá estivesse.
Quem vai gostar deste filme?
Se querem ir ao cinema e não sabem que filme escolher, mas está a apetecer-vos algo mais complexo, que vos faça pensar, então obviamente que este filme não será a melhor escolha. Se, por outro lado, adoram filmes sobre rainhas, magia, reinos encantados, criaturas fantásticas e tudo o que esse tipo de filmes costuma trazer por acréscimo, não vejo porque não gostarão deste filme. Ah, e se viram o primeiro, vão certamente gostar d’O Caçador e a Rainha do Gelo.
Se não viram o primeiro vão perceber o segundo?, perguntam vocês: sim. Existem referências ao primeiro filme, mas nada que o faça o segundo ser imperceptível aos que não viram o anterior.
Se ajudar, podem ler a minha review do primeiro filme aqui.
Entretanto deixo-vos com o trailer abaixo.
O filme O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War) estreia hoje nos cinemas. Quem está curioso com este filme e quem está a pensar ir ver? Sei que deve haver mais gente por aí a adorar este tipo de filmes (como eu). 😀


4 Comments
Joana Sousa
Nossa. Eu não costumo gostar muito destes filmes, mas depois de ver que é dos mesmos produtores do Maleficient…e o trailer está muito fixe! Acho que quero ver :p
Jiji
Helena Magalhães
Emily Blunt esteve tão bem 😀 E foi uma bela noite, sim senhor ahah 🙂
Helena dos Santos Pereira
Quero imenso ir ver este filme! O meu irmão também me pediu para ir ver, por isso está combinado, ahah.
Lena’s Petals xx
Maria
Não desgosto do enredo do filme, até porque basicamente gosto de todos os géneros cinematográficos e até sou fácil de convencer a ver a maioria dos filmes, mas se calhar optaria por ver o primeiro filme antes de ver este. Deixa que não és a única. Eu (ainda) não vi o primeiro filme exactamente porque tinha nele a Kristen Stewart. A ver se num futuro próximo dou uma hipótese a estes dois filmes.