mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
24 In books/ writing

7 livros que me inspiraram a escrever o meu primeiro livro

É oficial: o meu livro vai acontecer e vai ser publicado muito em breve! Isto significa que, a partir de hoje vou passar a falar mais sobre o meu primeiro livro aqui no blog. Mas enquanto não revelo o tema e o título do livro, vou partilhar com vocês os sete livros que mais me inspiraram a escrever o meu, antes, durante e agora (vai fazer sentido isto que acabei de escrever, prometo). Um dos livros contém uma pista enorme sobre o tema do meu livro.

Então, os sete contemplados que tanto me inspiraram neste processo foram:

Why Not Me? – Mindy Kaling

 A sério, eu devo ser a maior fã da Mindy Kaling neste mundo. Ou então sou só chata e repetitiva, pelo menos no que diz respeito aos livros dela, dos quais falo à mínima oportunidade.
Em Why Not Me encontrei uma escrita brilhante de tão engraçada e despretensiosa que é, se bem que isso também é algo que faz parte da personalidade da autora; outro ponto muito positivo e que todos podemos aprender com este livro: a deixar transparecer a nossa personalidade na escrita. Eu tentei fazê-lo no meu livro, que vai sair muito em breve. Espero ter conseguido. 🙂

Para além disso, aprendi e relembrei importantes lições sobre auto-confiança, dadas de forma hilariante pela Mindy. Adoro o facto de não se levar demasiado a sério e de tudo o que escreve dar uma leitura fresca e deliciosa.

Se ficaram com curiosidade em relação a este livro e a sua autora deixo-vos estes dois posts que escrevi sobre ele ou com menção a ele:

Big Magic – Elizabeth Gilbert

Estou a dever um grande post a este blog sobre o Big Magic. Não quero dizer demasiado antes de escrever esse post, mas – pessoal – este livro é simplesmente incrível. Recomendo-o a qualquer pessoa, mas em especial àquelas que têm algum tipo de interesse criativo. E mais não digo sobre o livro em si (ainda).
Para além do conteúdo me ter incentivado a escrever mais e a fazer tempo para a escrita – porque que tem uma paixão sempre arranja tempo para fazer o que gosta, porque não o fazer simplesmente não é uma opção – foi durante a leitura deste livro no autocarro 750 que tive o meu momento Eureka em que senti distintamente “Caraças, tenho que escrever um livro sobre isto*!”

*aquilo em que estava a pensar na altura em que estava a ler. Ainda não é a altura certa para revelar o tema do livro, mas está para muito breve!

The Crossroads of Should and Must – Elle Luna

Este livro é lindíssimo por dentro, sendo ilustrado pelas aguarelas da própria autora (também pintora). É um livro que aborda as diferenças entre aquilo que devemos fazer (should) e sobre aquilo que temos que fazer (must). Aqui, o “bom da fita” é o must, já que é o sentimento que nasce a partir da nossa paixão por alguma coisa. O must é a paixão e a criatividade, enquanto o should é o sentimento de dever, responsabilidade e obrigação. Um não é melhor nem pior do que o outro e, na minha opinião, são ambos necessários e complementam-se muito bem. Se eu só fizesse aquilo que me apaixona, sem qualquer estrutura ou responsabilidade, estava bem lixada. 😛
Em termos de conteúdo, não é um livro muuuito profundo, mas dá uma leitura rápida, agradável e que, mesmo assim, nos põe a pensar no sentido daquilo que fazemos e no sentido na nossa própria vida e trabalho.

Still Writing – Dani Shapiro

Este é um livro sobre escrita. É isso, um livro escrito sobre escrita de uma forma brilhante. A autora, Dani Shapiro, fala sobre a sua vida como escritora e como é a vida de alguém que vive da escrita, tentando desromantizar clichés associados a esta profissão. Para além disto, aborda a estrutura de um livro, tocando nos inícios, meios e fins em pormenor. Não sei como é que ela (a Dani Shapiro) faz isto, mas intercala de forma perfeita pormenores que seriam mais técnicos, com episódios da sua vida pessoal que se reflectiram na sua escrita. Pelo meio, partilha também inspirações e frases-chave dos seus escritores favoritos.
Li este livro quando estava praticamente no início do meu, pelo que o facto da autora encorajar a levar a escrita a sério e como um trabalho e a não depender de vagas de inspiração, me ajudou imenso de uma forma subsconsciente.

Diz-lhe que não – Helena Magalhães

Se seguem blogs e contas de Instagram de bloggers, é provável que o fenómeno Diz-lhe Que Não, o primeiro livro da Helena Magalhães, não vos tenha passado ao lado mesmo que não o tenham lido (mas leiam!). Apesar do tema deste livro (acerca do qual também tenho uma review para sair) não ter nada a ver com o meu, o facto de ter sido escrito por uma blogger cuja escrita admiro muito e de ter conseguido publicá-lo e, assim, cumprido um grande objectivo (já falávamos de publicar os nossos próprios livros quando tirámos um curso de Escrita Criativa juntas no ano passado, vejam lá), deu-me uma força e motivação extra para levar o meu trabalho a bom porto. Para além disso, a Helena ajudou-me imenso numa fase inicial do livro com dicas preciosíssimas sobre como abordar editoras e pelas quais lhe estou muito muito grata!

From College to Career – Lindsey Pollak

Este livro da Lindsey Pollak  – Millenial Workplace Expert – foi muito importante na minha vida. Na verdade, se só pudesse escolher um livro desta lista a quem atribuir o prémio de inspiração para a escrita do meu primeiro livro (e aqui estou a dar uma pista enorme em relação ao tema), seria este.
Comprei-o numa feira do livro no Porto no Verão em que terminei a minha licenciatura. Meia perdida na vida, sem saber bem como me lançar no mercado de trabalho ou que passo dar a seguir, este livro iluminou o meu caminho e deu-me algumas das dicas mais valiosas que podia ter recebido para começar a construir uma carreira.
Por outro lado, tinha alguns conteúdos que só faziam sentido no mercado americano e semelhantes, pelo que eram meios impraticáveis em Portugal e algo desfasados da nossa realidade. Ou seja, não foi perfeito, mas foi uma grande, grande ajuda na altura.

#GIRLBOSS – Sophia Amoruso

O #Girlboss é uma escolha estranha para esta lista, porque só o comecei (e estou quase a acabar) este mês, ou seja, muito depois do livro estar acabado. Então, a verdade é que não me inspirou a escrever o livro nem durante a escrita do livro, mas podia bem tê-lo feito se o tivesse começado a ler mais cedo. Por outro lado – e como isso não aconteceu – está agora a inspirar-me a ser mais confiante, a tomar consciência das minhas conquistas (e a assumir os falhanços quando estes acontecem), bem como a ter uma melhor ideia de como falar acerca de certas coisas business-related. Este livro é incrível, já entendo como é que se tornou um best-seller. Depois faço também review deste, depois de fazer a do Big Magic! 🙂

Espero que – se ainda não conheciam – tenham ficado com vontade de ler alguns destes livros. Quem sabe se um deles não desperta em vocês uma vontade louca de escrever um livro vosso? 🙂
Espero em breve poder revelar o tema e o título do meu livro! Alguém quer arriscar o tema, pelo menos? 😀

You Might Also Like

24 Comments

  • Reply
    LucieLu
    24/05/2017 at 12:43 PM

    🙂 Em pulgas para ler o teu livro (como não?) e para ler também todos os que apresentaste. Ainda não li nenhum! Shame on me! Até breve* Um grande beijinho

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:30 PM

      Obrigada, Lúcia! 😀
      Qualquer um que escolhas para ler desta lista será muito boa aposta, mas eu sou suspeita em dizê-lo, claro. 😉
      Até sexta! Beijinho*

  • Reply
    Marta Chan
    24/05/2017 at 2:46 PM

    Está mesmo quase Cat, estou desejosa de pôr a vista no teu livro, vai ser a minha escolha para a viagem na Europa, assim já vou divulgando a viajantes tugas e brasileiros =)
    Só li o girlboss e o diz lhe que não e ambos arrancaram as cinco estrelas no goodreads, li ambos num ápice e recomendo muito. Deixei opinião no girlboss aqui:
    http://www.viveraviajar.com/2016/04/opiniao-do-livro-girlboss.html

    E no diz lhe que não aqui:
    https://odiadaliberdade.blog/2017/04/02/diz-lhe-que-nao-opiniao-guest-post/

    Resta me pinar este post e ler os restantes livros falas tanto na Mandy que tenho de checar essa miuda e o big magic estou tb muito curiosa.

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:33 PM

      Pois está, Martinha! Oh, fazes isso por mim? Tão querida! Agradeço-te já com toda esta antecipação pela divulgação! Caramba, mil obrigados!!
      Eu li as tuas duas reviews e, aliás, foi por tua causa que fiquei em pulgas para ler o Girlboss. Da próxima vez que nos encontrarmos já o terei lido para to devolver, porque acabei hoje mesmo. 😀
      Vais adorar os livros da Mindy, se quiseres empresto-te um (para começares) para devolver o favor do empréstimo do #Girlboss. 😉

  • Reply
    Pedro
    24/05/2017 at 2:48 PM

    Ambos os livros da Mindy são bastante bons. Como recomendação o “Bossypants” da Tina Fey também é bastante bom.

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:35 PM

      São mesmo, Pedro, já li ambos e espero que ela escreva mais! O Bossypants da Tina Fey também está na minha lista, definitivamente! 🙂

  • Reply
    Sónia Rodrigues Pinto
    24/05/2017 at 4:20 PM

    Já li tantas recomendações tuas do livro da Mindy que tenho mesmo que agarrar coragem e comprá-lo! O livro da Elizabeth Gilbert está já na minha lista de books-to-read há *imenso* tempo, já ouvi falar tão bem dele. De resto só li mesmo o livro da Helena, mas quero ler todas as tuas sugestões, ahah :p

    Relacionado com o teu primeiro livro: ESTOU FARTA DE TANTO SUSPENSE. Preciso muito desse livro, tenho muito interesse nele e fico também muito feliz por estár quase, quase! Ansiosamente esperando pelo post “O meu livro já está à venda”, mas a ver se despachas isso que nós leitores não aguentamos! 😀

    Beijinhos Catarina 🙂

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:43 PM

      Olha que ele está bem baratinho no Book Depository (o primeiro livro – Is Everyone Hanging Out Without Me – a 8,51€ e o segundo – Why Not Me – a 10,64€) –> juro que não ganho nenhuma comissão, isto está a começar a parecer estranho, eu sei. 😛
      E desculpa o suspense! ahahahah
      Eu até contava tudo já, mas enquanto não vir a capa não consigo. 😛
      Beijinhos**

  • Reply
    Mundos Mudos
    24/05/2017 at 4:22 PM

    Vou comprar o da Mindy brevemente! Já tinha ficado super curiosa com o livro num outro post que escreveste, e este post veio dar o empurrão que faltava. Muito curiosa para saber mais sobre o teu livro 😉

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:36 PM

      Yayy!!! Eu acho que a Mindy devia pagar-me uma comissãozinha, já agora. 😛
      Obrigada, querida, espero poder revelar muito mais em breve! 😀

  • Reply
    Sofia Costa Lima
    24/05/2017 at 4:58 PM

    Estou ansiosa por te ler em formato livro! 🙂 Sempre é sobre o tema que tinhas referido há uns meses?
    Adicionei dois dos livros à minha lista de leitura e já li outros dois (o da Helena, claro, e o #Girlboss, que terminei há uns dias)!

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:39 PM

      Ohhh que bom, obrigada Sofia, fico mesmo feliz por saber isso! Sim, o tema é mesmo esse!
      Quais foram os que adicionaste à tua lista? Estou curiosa! 😀

  • Reply
    Ana
    24/05/2017 at 6:10 PM

    Catarina, que bom saber que está tudo encaminhado! Fiquei mega curiosa com o tema – ainda que pelas inspirações perceba mais ou menos onde se encaixa (e já tenho a certeza que vou querer ler)! *
    Ana recently posted…Como encontrar alojamento barato no BookingMy Profile

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:40 PM

      Nem eu acredito que isto está realmente encaminhado! eheheh
      Dei uma dica mesmo boa, por isso tenho a certeza que percebeste e fico super feliz por quereres ler o meu livrinho. Obrigada, Ana! **

  • Reply
    Catarina Gralha
    24/05/2017 at 6:34 PM

    Eu não li nenhum dos livros que falas aqui, mas estou com curiosidade em relação ao teu! Fico muito contente que as coisas estejam a andar e esse teu objectivo esteja mesmo quase a ser concretizado 🙂
    Catarina Gralha recently posted…Descobrir Listvyanka e o Lago Baikal, no sul da sibériaMy Profile

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 9:41 PM

      Obrigada, querida Catarina. Também estou super feliz (óbvio, né? 😛 )
      Beijinho*

  • Reply
    Ana
    24/05/2017 at 9:45 PM

    Fiquei a pensar no assunto e tive de voltar a comentar. Já que vais começar a falar mais sobre o livro, podias explicar como foi o processo – era mega útil. Tenho um tema de livro a marinar há cerca de um ano e cada vez mais quero começar a escrevê-lo (ou, pelo menos, a estruturá-lo). Sei exactamente sobre o que quero escrever e o tipo de abordagem que quero ter, mas não faço ideia de como estruturar a coisa. Já abri por diversas vezes um documento do word para começar, peguei em folhas de papel para estruturar algo, mas não sai nada. Sei também que o livro demorará a nascer – faltam-me ler algumas coisas sobre a temática que ainda não tive oportunidade de ler -, mas gostava de começar a imaginá-lo melhor. Entendes? Tipo ter uma visão mais concreta da coisa, ainda que não tenha o conteúdo. Mais que não seja porque ir estruturando as ideias ajuda a eliminá-las da cabeça e a ter espaço para pensar mais além, em mais e melhor. Daí o pedido que fiz inicialmente: se pudesses, de alguma forma, explicar o processo – como começaste, se a escrita era espontânea ou foste estruturando a coisa, etc etc -, era de uma utilidade extrema para aqueles que, como eu, têm um livro (ou tema de livro) a marinar. E pronto, foi este pequeno grande pedido que me fez voltar a comentar, haha!
    Ana recently posted…Nova Iorque #5 | Bagels, Columbia University e HarlemMy Profile

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 10:22 PM

      Fizeste bem em voltar a comentar e em me dar esta ideia, acho óptima! Se puder ajudar outras pessoas que, como tu, têm uma ideia mas precisam de uma ajudinha para começar e organizar-se para escrever, então estou dentro! Já tinha tido uma ideia parecida, então acho que vou juntar as duas no mesmo post e acho que vai ficar bem mais poderoso assim.
      Agora sou eu que estou curiosa com o que estás a preparar… 😉

  • Reply
    RITA
    24/05/2017 at 10:05 PM

    First thought: quero bue ler o teu livro!
    Second thought: não queres pegar em todos esses livros, colocá-los numa caixa e enviá-los para minha casa? acho que os devorava em SEGUNDOS, porque parecem todos super interessantes.

    hashtag ficaadica 😛

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      24/05/2017 at 10:37 PM

      Yayyy!! Que bom, Rita, fico tão tão feliz! ❤︎
      Quanto aos livros, ri-me bué. Ahahahaha
      Todos todos não que eu sou possessiva com os meus livros, mas posso emprestar-te todos alternadamente, se quiseres. 😂

  • Reply
    Helena Magalhães
    25/05/2017 at 12:55 AM

    YEAHHH!!! ahah eu ja sei qual é o tema do livro e ri-me imenso quando cheguei ao livro em que dizes que dás pistas 😛

  • Reply
    The Brunette's Tofu
    25/05/2017 at 5:04 PM

    Eu já tenho essa vontade louca, apesar de ter uma espécie de livro já publicada, mas que nunca foi oficializado e já nem está muito atualizado. Agora vou ter de ler esse “Big Magic”. QUEROO JÁ! E o teu também <3 Beijo

  • Reply
    inês
    27/05/2017 at 2:56 PM

    Muitos parabéns! 🙂 Estou curiosa para saber qual o tema do teu livro. Dos livros que referes já li o “Big Magic” e quero muito ler o “Still Writing”, está na minha lista de livros para ler há uns anos 🙂
    inês recently posted…As viagens e o medoMy Profile

  • Reply
    Vânia Duarte
    28/05/2017 at 1:56 PM

    E pensar que no início do ano estabeleceste a meta de escrever uma página por dia e chegamos a Maio e tens o teu livro pronto para sair 🙂 isto sim é um orgulho imenso, ver que quando queremos algo e somos mesmo apaixonados por isso conseguimos mover o mundo e ir buscar forças e inspiração onde menos imaginamos. Estou ansiosa para que saia pois tenho a certeza que vai ser daqueles viciantes ou não fosse a tua escrita assim 🙂

    um beijo gigante e venha de lá esse livro

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge