mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
4 In writing

CPR: grupo e encontros de escrita em Lisboa (vamos?)

Se bem se lembram, falei-vos deste grupo de escrita em Julho e, nessa altura, várias pessoas me vieram perguntar se haveria algum em Lisboa. Na altura, não estava planeado haver e entretanto saí do grupo por várias razões, mas fiquei a sentir falta do exercício semanal de escrever sem ser para o blog ou para o trabalho. Estava mesmo a gostar de escrever semanalmente sobre algo diferente com a disciplina de alguém que faz parte de um grupo e que não dá satisfações apenas a si própria e se entrega ao desmazelo da escrita pouco tempo depois.

Foi por isso que, quando a minha amiga Joana me perguntou se queria organizar com ela um grupo de escrita em Lisboa, eu disse logo que sim!

Deixem-me então falar-vos um pouquinho do nosso grupo de escrita.

CPR – Movimento para a Reanimação da Escrita – porquê o nome?

CPR é um movimento físico de reanimação cardiorespiratória (Cardiopulmonary Resuscitation, em inglês) e queríamos que o nosso movimento representasse também uma reanimação, neste caso, da escrita.

A explicação é tão simples quanto isto. 🙂
Queremos que saiam da vossa zona de conforto em termos de escrita e queremos dar-vos motivos para escrever, para ressuscitar uma paixão possivelmente adormecida pela escrita.
Porque, nos dias que correm, é tão fácil não ter tempo para escrever, especialmente quando estamos sozinhos nessa “missão”. O grupo serve precisamente como apoio para quem precisa de uma desculpa para escrever frequentemente.

Como vai funcionar?

 photo DeathtoStock_SlowDown31_zpso28xw0u8.jpg

  1. Esta primeira edição do CPR (faremos uma segunda se se justificar) poderá ter até 15 elementos.
  2. Todas as semanas haverá um tema, que será dado pelos elementos do grupo (à vez). O tema semanal pode (ou não) vir acompanhado por um desafio, como por exemplo: “esta semana vamos escrever ao ar livre” ou “esta semana escreve-nos o teu tema no séc. XVIII”.
  3. Uma vez por mês (em princípio) faremos um encontro físico em cafés bonitos cá em Lisboa. Quando digo “cafés bonitos” refiro-me a sítios que sirvam coisinhas boas e cujo o ambiente e decoração sejam inspiradores.
    Durante os encontros falaremos acerca dos nossos textos e sobre o que nos levou a escrevê-los. Não vamos corrigir erros gramaticais nem nada disso. O CPR serve para “desenferrujar” a nossa escrita, mas cada um fica encarregue de garantir que o seu trabalho é apresentado da melhor forma possível. Para além disso, não temos habilidades profissionais que nos façam ter autoridade para vos corrigir. Estamos todos ao mesmo nível. 🙂
  4. Ao fim de cada semana, os textos deverão ser enviados para o nosso email para que possamos publicá-los no blog do CPR. 🙂

Quando começará o CPR, quanto tempo durará e como poderão participar

O CPR não vai durar ad aeternum. Achamos que, ao ter uma data de início, assim como uma data de fim, a motivação em escrever é contínua, por isso vamos estabelecer:

  • o início para 12 de Outubro (próxima segunda-feira);
  • o fim para 31 de Dezembro.

Se quiserem participar (e eu espero muito que sim! 😀 ) enviem-me um email para joanofjuly@gmail.com

Se estiverem entre os 13 primeiros (comigo e com a Joana faz 15 participantes, o número máximo que estabelecemos), enviar-vos-emos um email a partir do endereço de email do CPR com:

  1. as “regras” que já expliquei neste post;
  2. o tema para a primeira semana;
  3. a data de entrega do primeiro texto;
  4. a data e local para o primeiro encontro.

 photo IMG_04431_zpsrmjjcgrr.jpg

Sei que algumas pessoas ficaram entusiasmadas com a iniciativa que anunciei em Julho, mas que era no Porto. Assim, fico à vossa espera para que possamos colaborar neste projecto de escrita! 😀

Até já!

(P.S. – Já agora, queria deixar o meu agradecimento à Ana Garcês pelo logotipo que fez para o CPR e por ter percebido tão bem a nossa visão e inspiração iniciais!)

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    T.
    06/10/2015 at 5:54 PM

    Grande ideia! Já mandei mail. 😛

  • Reply
    Inês Silva
    08/10/2015 at 8:25 PM

    Espero que corra tudo bem 😀

  • Reply
    8 Lições que aprendi desde que voltei ao ginásio
    15/10/2015 at 8:59 AM

    […] Neste momento, estou a gerir imensos hobbies e paixões criativas fora do trabalho (como o CPR e mais coisas, algumas das quais vos falarei em breve), enquanto vou ao ginásio e continuo a […]

  • Reply
    Vamos voltar a escrever? O CPR - A Reanimação da Escrita reabre hoje - personal / lifestyle /DIY
    10/02/2016 at 9:02 AM

    […] – falei-vos de um novo projecto meu (que criei juntamente com a minha amiga Joana) chamado CPR – A Reanimação da Escrita. Lembram-se? (se não, vejam […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge