Hopes and dreams for 2015

Posted on

Sempre achei que era parvo encarar um novo ano como se fosse um novo capítulo em que temos a folha da nossa vida praticamente em branco e em que tudo nos é apresentado como se tivéssemos uma segunda oportunidade de acertarmos o que anteriormente falhámos.

Hoje em dia já não sou tão radical. Acho estranhamente reconfortante pensar no novo ano como uma folha em branco e que a responsabilidade de a preencher e a tornar o mais interessante possível pertence unicamente a mim. Assim sendo, aqui ficam os meus maiores desejos e objectivos para 2015.

Ir à Escócia

rock-540130_1280

É a viagem que quero fazer em 2015. A minha vida/trabalho/conta bancária não me permite andar sempre a viajar (senão andava mesmo), mas se só poder escolher uma viagem a fazer este ano, então escolho a Escócia. Mas quero visitar a Escócia como deve ser e não apenas cingir-me aos roteiros turísticos. Ando louca de vontade de lá ir desde 2012, mas nunca fiz uma resolução só para esta viagem. Não passa deste ano!

Tirar um curso de fotografia

analog-camera-coat-hands-1372

 

Tirar um curso de fotografia é daquelas coisas que pode mesmo passar deste ano. Aliás, foi a prenda de Natal da minha mãe, por isso é bom que usufrua dela. Dava-me um jeitão aqui para o blog (e para a viagem à Escócia, já agora!).

Ler (muito) mais

book-learning-letters-2900

É daquelas resoluções clichés, mas quero mesmo que aconteça. Às vezes é difícil arranjar tempo para ler um livro como deve ser, mas já estou aqui a magicar formas de estabelecer objectivos e, quem sabe, até passem aqui pelo blog. Voltarei a falar disto em breve. 😉

Ser mais saudável

IMG_7722-1300x866

Pronto, cá está a resolução mais cliché das resoluções clichés de novo ano. Mas olhem… yolo! Este ano quero comer melhor, mais natural, mais fresco, mais bonito. Quero encarar a comida como uma forma de me sentir mais enérgica e menos cansada. Como algo que me ajuda a sentir, a trabalhar e a dormir melhor. Sim, porque a comida tem esse poder, eu é que tenho que o descobrir finalmente este ano e desistir da ideia das refeições a “despachar porque tenho mais que fazer”. O exercício também está na lista, mas desta vez mais ligado ao objectivo abaixo e não tanto ao ginásio.

Apreciar mais a natureza

tumblr_ngsz2rpKf61qfirfao1_1280

Às vezes é-me difícil perceber que vivo constantemente numa espécie de muralha de betão e que me distanciei tanto da Natureza que poucas vezes penso nela. Este ano tenho que mudar isso. Quero mais contacto com cenários naturais e com ar mais limpo.

Arranjar um side-hustle

IMG_5992-1300x866

Tenho andado a ler muito sobre Budgeting (vou falar-vos disto em breve também, prometo!) e cheguei à conclusão que me daria imensa qualidade de vida ter outra(s) fonte(s) de receitas aka um segundo trabalho. Não só para me ajudar a cumprir os meus objectivos (o seguinte e o da viagem), mas também porque me ajuda a sentir motivada e inspirada todos os dias. Em 2011 cheguei a ter três trabalhos: o principal (full-time), um como freelancer a fazer paginação de livros para uma editora e outro a produzir conteúdos para duas revistas online. Adorava!

Lançar finalmente a You Can DIY

DIY_logo_cmyk-01

Quero tanto que este projecto aconteça e se materialize em 2015! Diria que é um dos meus maiores e mais ambiciosos objectivos para 2015. Tantos sonhos e tão pouco tempo, não é? De qualquer forma, vocês sabem que vou partilhar toda a história do You Can DIY convosco. Cada obstáculo, cada sucesso. Wish me luck! 🙂

Terminar as resoluções que ficaram por fazer no ano passado

Pois, já agora… 😛

Vejam quais foram as minhas resoluções para 2014 e o que ficou por fazer:

Avaliação das resoluções do ano passado:

(ver post original aqui)

  • Destralhar a casaCheck! Cada vez me é mais fácil livrar de coisas que já perderam a sua utilidade há muito tempo. Em 2014, tomei o hábito de não manter nada que seja inútil em casa.
  • Acabar de decorar a casaMais ou menos. Está quase, mas ainda não está como quero. (estará algum dia?)
  • Tomar decisões financeiras cada vez mais acertadasCheck! Apercebi-me ontem (graças ao meu Boonzi) de que poupei precisamente 1212,01€ em 2014. Pensei que tinha sido um descalabro completo a julgar pelos meses finais, mas afinal parece que não. 😉
  • Viajar maisCheck. Bem, viajei mais em 2014 do que em 2013, uma vez que fui a Londres e no ano anterior não saí do país. 😡
  • Restabelecer algumas amizades e fazer novasCheck! Yep. Diria que sim e estou muito, muito feliz com isso.
  • Ser cada vez melhor no meu trabalho – Quero acreditar que sim, que sou melhor agora do que era há um ano atrás, mas não há uma forma exacta de o fazer. O importante é nunca esquecer este objectivo e continuar sempre a tentar ser melhor.
  • Fazer uma nova tatuagemNope. Não é que já não queira, mas a “pressa” passou-me e, sinceramente, ainda não encontrei “aquela” tatuagem. Talvez fique para mais tarde.
  • Voltar ao ginásio Mais ou menos. Voltar voltei, mas entretanto voltei a abandonar agora no inverno. Lamento, mas tenho 0 vontade de ir ao ginásio nos principais meses do Inverno.
  • Ser mais aventureiraCheck! Tenho plena consciência de que fiz um esforço maior para sair da minha zona de conforto com mais frequência este ano e que realmente foi um esforço bem conseguido.

Sabem, sinto-me bem após ter feito este balanço e de ter definido estes planos para o novo ano. Mais alguém é fã deste tipo de exercícios? Quais são os vossos grandes planos para 2015?

Ah, e antes que me esqueça…

Bom ano para todos!! 🙂

12 Comments

  1. Sofia Costa Lima says:

    Também quero tentar arranjar um trabalho em part-time este ano. Por acaso se conseguisse fazer alguma coisa em coisas relacionadas com escrita ou em meios de comunicação era o ideal.
    Como é que conseguiste ter três trabalhos? Não era muito cansativo e difícil de conciliar? :/

    1. joan of july says:

      Espero mesmo que consigas, Sofia! 🙂
      Um dos meus trabalhos de freelancer consegui a partir de uma candidatura espontânea (por incrível que apareça) e o outro foi através de um anúncio de emprego do Carga de Trabalhos.
      Boa sorte, espero que consigas tudo o que desejas, Sofia. *

  2. Anita says:

    Temos alguns objetivos em comum, mesmo sem contar com aqueles mais óbvios:) Fico à espera do post com ideias para ler mais! Ultimamente também tenho tentado voltar a um ritmo de leitura que já tive, e todas as ideias são bem-vindas. Ando a gostar muito do Goodreads. Bom Ano!!

    1. joan of july says:

      Adorooo o Goodreads! A ver se este ano lhe dou ainda mais uso. 😉
      Já estou a pensar nesse post. 😀

  3. Inês Silva says:

    Podia copiar tudo o que escreveste, o da Escócia ficou-me na cabeça, até agora nunca pensei nisso como uma possibilidade real mas quero pensar nisso a sério 🙂

    1. joan of july says:

      Eu quero mesmo MUITO ir à Escócia este ano. Tudo o que vier por acréscimo (se vier) é óptimo, mas esta viagem tem que estar na lista. 😀
      Espero que consigas realizar esse desejo também!*

  4. Marta Chan says:

    Estamos em sintonia 🙂 Tenho 3 objetivos apenas para 2015 e um deles e mesmo entrar num curso de fotografia e outro ir a Escocia, como tenho la um casal amigo nao ha desculpas. O contato com a mae natureza e uma boa ideia pois faz nos sentir mais conectados connosco proprios e com os outros e isso ajuda te no dia a dia.
    Espero que concretizes a maior parte, basta seres organizada e vai correr tudo bem.

    1. joan of july says:

      Ahh tão giro!! Que sorte, poder aliar a viagem ao reencontro com os amigos. 😀
      Eu ando a pensar tanto e há tanto tempo com esta viagem, nem te conto…
      Também espero conseguir concretizar tudo. Eu organizada sou, espero é conseguir manter sempre a motivação.

      Obrigada, Marta.*

  5. The beauty of foggy winter mornings – personal / lifestyle /DIY says:

    […] com isto, posso dizer que estou a começar 2015 a fazer jus às minhas resoluções (sim, eu sei que ainda é cedo para deitar foguetes). Tenho-me levantado 45 minutos mais cedo […]

  6. You Can DIY will be here soon – personal / lifestyle /DIY says:

    […] sendo o blog. Isto de estar a dar os passos necessários para concretizar 3 dos meus grandes objectivos para este ano, consome algum tempo, mas vale a pena, porque consigo ver realmente as coisas a tomarem […]

  7. O melhor de 2015 – personal / lifestyle /DIY says:

    […] à Escócia era uma das minhas resoluções para 2015 e que – felizmente – consegui cumprir! Não preciso de vos aborrecer novamente com […]

  8. How I’ll (easily) save 500€ to travel in just 4 months – personal / lifestyle /DIY says:

    […] vos tinha dito aqui que era um dos meus planos para este ano, mas os planos não passam disso se não formos […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge