Memórias do verão: Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Posted on

Para mim, o meu verão nunca está completo sem ir, pelo menos, a uma feira medieval. E não é segredo nenhum que a) eu sou louca por feiras medievais e b) a minha favorita é a de Santa Maria. Infelizmente, já lá não ia desde 2013, uma vez que a feira tem vindo a calhar nas minhas férias, mas este ano tirei férias mais cedo e os astros alinharam-se para tornar esta visita possível.

Ainda para mais, eu – assumida History Nerd – faço questão de saber com meses de antecedência o contexto histórico das feiras medievais, especialmente da de Santa Maria, uma vez que todos os anos o reinado é diferente. Este ano, o reinado foi o de D. Dinis, apelidado de “Rei Lavrador” e “Rei Poeta”, também conhecido pela sua mulher, Isabel de Aragão, mais tarde apelidada de Rainha Santa Isabel como resultado do milagre das rosas.

Mais, História à parte, deixo-vos com algumas fotos da edição deste ano. 🙂

feira-medieval2 tecno-chico

O meu irmão em versão “tecno Viking”.

aguias falcon owl4
owls
owl

Não resisto aos animais da feira medieval, especialmente às corujas, águias e falcões. Havia também uma área que transformaram numa pequena quinta com animais desse meio e que fizeram as delícias das crianças.

castelo3 arqueiras2
arqueiras

O tiro ao arco é uma actividade muito popular na Feira Medieval. Ainda não foi desta que experimentei, mas um dia prometo que o farei. A verdade é que, neste dia, estava um calor tão infernal que só andar já era um esforço descomunal. Não me lembro de alguma vez ter tido tanto calor tão a norte do país, para ser sincera. 😛

castelo

O fantástico Castelo de Santa Maria da Feira, construído antes do séc. XI e em excelente estado de conservação dada a sua antiguidade.

pulseira2  vila-medieval jousting vila forno-pao2 recinto-feira-medieval carroca22 flowercrowns2 rua-principal  carroca banda1

A música medieval ao vivo enche as ruas em dias de feria. Escusado será dizer que adoro! Nunca me vou esquecer que foi numa feira medieval (ou nesta ou na de Silves) que ouvi pela primeira vez Jabardeus.

castelo-da-feira maiden injured-guyfim-da-feira

E foi assim a minha passagem pela Feira Medieval de Santa Maria, ou melhor, a minha viagem medieval em Terra de Santa Maria, assim é que é. 😉
Para o ano há mais e, não tirando férias na mesma altura da feira, nada me vai impedir de lá estar novamente!

E vocês, foram a alguma feira medieval? Conhecem esta feira? 🙂

3 Comments

    1. joan of july says:

      Se puderes, vai mesmo Jessica! Esta feira medieval deixa qualquer um fascinado, especialmente se gostar de História. 😉

  1. Catarina says:

    Já fui às feiras medievais de Torres Novas e de Óbidos, mas ainda não fui a essa! Um ano vou, mesmo tendo de me deslocar tão para norte. Gosto imenso desse género de feiras, e adoro os comes e bebes que é possível experimentar por lá. Também cheguei a experimentar tiro com arco, e com calor ou sem calor, recomendo!

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge