culture,  reviews

5 aplicações que melhoram diariamente o teu bem-estar

Todos os dias usamos várias aplicações sem pensarmos muito nisso. A maioria são aplicações que “dão jeito” e das quais precisamos para aceder às redes sociais, ao banco e ao email, por exemplo. Mas, se ainda tiverem espaço no vosso smartphone, guardem-no para instalarem algumas destas, especialmente se tiverem como missão incorporar pequenas coisas no vosso dia-a-dia para melhorar o vosso bem-estar e qualidade de vida.

Melhorar a qualidade de vida dos utilizadores não foi, já agora, o mote que nos fez lançar no desenvolvimento das mais variadas tecnologias e aplicações? Seja de que vertente for?

Neste caso, trago-vos apps que visam trazer melhorias às vossas vidas mais na vertente zen. Já vão perceber.

Conheçam algumas das minhas favoritas.

Calm: histórias para adormecer e música inspirada na Natureza

Não, não é a app da revista Calm, mas é igualmente potente no que toca ao sentimento de tranquilidade que a acompanha. Nela, vão encontrar meditações e música ambiente inspirada na Natureza e nas mais variadas paisagens. Eu, pessoalmente, uso-a mais pelas histórias para adormecer. Calma, não se riam nem subestimem esta poderosa funcionalidade da Calm. A app está cheia de histórias para quem tem dificuldade em adormecer e a desligar o cérebro. Histórias lindíssimas contadas por vozes conhecidas (como a da Stephen Fry, a minha favorita) que ajudam qualquer pessoa a entrar num estado de sono tranquilo. Já agora, gostei tanto da Calm que subscrevi o ano todo, principalmente para ter acesso a todas as histórias desbloqueadas.

Flow: 365 dias de conselhos e frases motivadoras

Esta sim, é mesmo a app da revista Flow (uma das minhas favoritas). A beleza da sua app não é indissociável da da revista; complementa-a na perfeição. A premissa da app é “365 days of Flow on you phone” e ela cumpre! Todos os dias somos presenteados com uma frase inspiradora, que nos aquece o coração e nos lembra que são, afinal, os pequenos detalhes da vida que trazem alegria aos nossos dias.

The Fabulous: adoptar novos hábitos saudáveis de forma gradual

Mais uma app que não pode ser subestimada. Querem mudar de hábitos, integrando-os lentamente nas vossas rotinas, sem brusquidão e com toda a naturalidade do mundo até se tornarem, finalmente, enraizados? A The Fabulous ajuda! 

Ainda só fiz o trial desta aplicação, mas a verdade absoluta é que… integrei MESMO um novo hábito na minha rotina matinal. Graças a esta app, à qual fui muito fiel durante o período de trial, agora bebo 0,50 l de água todos os dias em jejum, antes do pequeno-almoço. Faz toda a diferença!

(só não me venham com as gotas de limão, water is fine!)

Blinkist: resumos de livros e de audiolivros para inspiração diária

Ah, uma das minhas eternas favoritas! Já escrevi sobre esta app aqui no blog em detalhe e até vos falei sobre o porquê de valer a pena pagar subscrição anual (já é o meu segundo ano de subscrição). Basicamente, a Blinkist é uma app onde é possível ler ou ouvir ler resumos de livros, muitos deles de desenvolvimento pessoal e que contribuem – e muito – para ajudar a ultrapassar situações que nos estão a bloquear na vida, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Daily Art: uma obra de arte por dia nem sabem o bem que vos fazia!

A seguir à Blinkist, esta é a app que tenho instalada e que uso há mais tempo. Não diria que é especialmente útil, mas é muito agradável receber uma notificação diária com uma peça de arte. Todos os dias, às cinco da tarde, recebo a obra de arte do dia, normalmente um quadro, acompanhado pelo contexto histórico e por uma pequena biografia do autor. Costumo guardar sempre aqueles de que gosto mais e, normalmente, são todos antigos. É um pequeno banho de cultura diário do qual já não prescindo.

Para quem gosta de meditação, experimentem também a DailyOm e a Tiny Buddha! Ouvi falar muito bem de ambas, mas ainda não tive oportunidade de as experimentar. Talvez em breve?

Uma última sugestão: sigam algumas destas apps no Instagram, mesmo que não as instalem. Neste mundo em que tanta gente (e alguns de vocês também, que eu sei e bem vejos nos vossos stories) sofre de ansiedade agravada pelas redes sociais, faz bem seguirmos certos perfis que partilham diariamente palavras positivas e encorajadoras. Por exemplo, o da app The Fabulous:

E vocês? Usam este tipo de aplicações? Que outras conhecem desenhadas para melhorar o nosso bem-estar? Partilhem comigo! 🙂

10 Comments

  • vania

    Que post tão lindo e útil Cat, acreditas que não conhecia nenhuma destas aplicações? Já fui instalar todas, estou tão curiosa com a Flow. Beijinho

    • Catarina Alves de Sousa

      Ohhh, que bom, minha querida, fico muito contente por saber isso! Entretanto, alguém me disse que não consegue instalar a Flow, não sei porquê. :/ A minha app está a funcionar bem. Estou desconfiada que é a velha questão iPhone/Android. 😛

  • Sara Goncalves

    Obrigada pela tua partilha, muito útil. Dessas apps, conheço a Calm (tenho-a instalada, mas ainda não experimentei) e o Tiny Buddha.

    Gosto e utilizo muito a app Headspace. Conheces? Este é o segundo ano em que paguei a subscrição anual e não me arrependo nada. É uma app focada em meditação, mas que abrange vários campos da vida (ansiedade, stress, aumento de autoestima, melhoramento de relações interpessoais, etc.). Este ano notei que tem ainda mais diversidade em termos de meditações. Recomendo mesmo muito!

    • Catarina Alves de Sousa

      Olá, Sara. 🙂
      Sim, conheço a Headpspace de ouvir falar, se bem que ainda não experimentei. Lá chegarei. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *