8 coisas que podes fazer já para aumentares a tua Felicidade e Criatividade

Posted on

O que vais fazer este fim de semana? Eu tenho uma ideia: apostar em ti próprio e em pequenas coisas que te vão fazer sentir mais feliz. E não, não tens que planear toda uma viagem à Índia; para seres mais felizes deves sempre começar de dentro para fora e pelos pequenos detalhes desta vida. Queres saber que sugestões tenho para vocês? (para mim também, na verdade).

Meus amigos, estamos perante um tempo de mudança. Chegou a Primavera e o manto gélido do Inverno começa a ser levantado. As árvores sabem-no, assim como as marés e o próprio ar. Tudo começa a despontar e a florescer. Eu própria sinto-me como se estivesse a voltar à vida após um longo período de hibernação. Todos os anos sinto isto e adoro esta sensação.
Assim que o sol e os dias mais longos começam a fazer-se sentir eu sinto-me logo outra.

Então, que pequenas coisas podemos fazer HOJE

Apanha sol

Aproveitemos os dias que estão a ficar mais longos (a hora muda de 29 para 30 de Março, mal posso esperar) para apanhar mais sol. Mais sol = vitamina D = + felicidade. It is known.

Não sei quanto a vocês, mas o sol faz-me incrivelmente feliz e isso não é uma opinião nem uma impressão apenas minha. Vários estudos comprovam que o sol tem efeitos anti-depressivos e mesmo nas pessoas já bem-dispostas, o efeito do sol é potenciador dessa boa disposição. Comigo, essa boa disposição traz-me mais inspiração, sem dúvida nenhuma.

Compra flores frescas

Durante muito tempo subestimei o poder das flores frescas e naturais, mas a verdade é que, quando as tenho, sinto-me muito mais alegre e inspirada! Há combinações de flores simplesmente lindas e não há como não nos arrancarem um sorriso do rosto.

Se flores que vão morrer dentro de poucos dias não vos convencem, porque não aproveitam a estação e vão ao horto mais próximo comprar uns vasos de flores? Assim vão durar muito mais tempo! Se não têm varanda, procurem por flores e interior e por um cantinho ao lado de uma janela onde possam receber luz solar.

Segundo este artigo que li recentemente, as flores melhoram a nossa disposição e aumentam a nossa criatividade!

Estabelece contacto com a Natureza

Tirem tempo apenas para estar; não precisam de fazer mais nada que não absorver a energia da natureza à vossa volta. Esta prática ajuda a manter um equilíbrio saudável entre o lado espiritual e o lado mundano.

No meu caso, eu sinto mesmo que os meus níveis de energia se recarregam assim que estou no meio da Natureza. Procurem o espaço mais natural possível perto de vocês. O meu é o Parque da Quinta das Conchas e dos Liláses e também o Parque Botânico do Monteiro-Mor. Tenho muita sorte nesse aspecto, mas há muitos outros! (Vê aqui alguns espaços verdes em Lisboa!)

Sugestão de leitura: este artigo – “Ligação à Terra” que escrevi para a revista Calm.

Move o teu corpo

Não é preciso fazer nada de especial para recolheres os benefícios do exercício físico. Aliás, porque não alias três items desta lista num mesmo?

  1. Fazes uma caminhada
  2. Apanhas sol enquanto caminhas na natureza ou num espaço verde
  3. Compras flores a caminho de casa

Vai a um mercado de rua e compra ingredientes frescos e naturais

Tira algum tempo para te dedicares a esta tarefa. Digo “tarefa” mas é algo que sinto prazer em fazer. Na minha zona, há sempre um mercado biológico ao sábado de manhã e há um mercado na rua também.
Encontra os mais perto de ti (feiras e mercados) e compra os melhores e mais frescos ingredientes.

Experimenta uma receita que nunca fizeste e cozinha de raíz com os ingredientes saudáveis e vindos da terra que compraste nessa manhã.

Aprecia todos os momentos do processo e pensa no quão maravilhosa é a Natureza por te proporcionar esses alimentos.

Eu sei que nem toda a gente gosta de cozinhar, mas comigo funciona muito bem. Fica a sugestão.

Faz um Moodboard à moda antiga

Lembras-te das colagens que fazíamos quando éramos crianças? Estou a falar dessas. Podemos chamar-lhe um moodboard para tornarmos a coisa mais fancy, mas no fundo estou a falar de uma colagem. Imprime as tuas inspirações: futuras viagens; fotos que te inspiram a atingir certas coisas na tua vida profissional e pessoal ou retratos para uma futura sessão de retrato que vais marcar pra aumentar a tua auto-estima, por exemplo.

Tira um talento antigo da gaveta

Toda a gente tem algo em que é bom, fora do seu trabalho. Não têm que ser talentos artísticos, mas o que quer que seja, experimenta passar um bocadinho de tempo com esse teu talento este fim de semana.

Tiras as tuas aguarelas da gaveta se já não pintas há anos, sem compromisso, sem perfeccionismos. Sai o que sair! Diverte-te a misturar as cores e a pincelar o papel. Este pode ser um exercício que, embora simples, vai fazer os teus “creative juices flow”!

Desconecta-te

Não digo que desligues completamento o telemóvel e a internet, mas tenta deixá-lo de lado muito mais do que farias num dia normal. Não te preocupes em registar todos os momentos em stories nem a documentar ao mundo o que andas a fazer, ao segundo. Neste fim de semana, foca-te em ti e na tua felicidade.

Vais ver que te vai fazer incrivelmente bem e vai deixar-te (eu sei-o) muito mais inspirado e criativo!

1 Comments

  1. Andreia Moita says:

    Tenho algumas plantas em casa e a verdade é que adoro a vibe que dão. Flores raramente compro, mas confesso que fico sempre muito feliz quando as tenho em casa. Por isso…óptimo reminder, vou ver se este fds trato disso. (Adorei este post!)

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge