personal

10 anos de Loki

O 10º aniversário do Loki já foi no dia 2 de Abril, mas ainda não o tinha assinalado aqui. Não vos consigo explicar o quão importante é esta meta para mim. São 10 anos do meu companheiro, do meu gatinho bebé, do melhor gato do mundo, o mais fofo, curioso, amoroso, caçador e gordinho. São 10 anos de vida em comum com este ser de luz e de sol (e que, literalmente, AMA o sol).

Adotei o Loki em 2012, quando ele era apenas um ratinho amarelinho e branco, que não se sabia bem se era menino ou menina. Eu sempre soube que era menino. Não sei se vos contei, mas o Loki é de Torres Vedras, uma cidade que só este ano tenho vindo a explorar e pela qual comecei a sentir um grande carinho (e um certo fascínio).

nico

Quando olho o meu gatinho, não consigo não sentir o coração cheio de amor. Ao mesmo tempo, lembro-me de tudo o que aconteceu e mudou na minha vida em 10 anos. Tanta coisa. E ele esteve sempre lá. Vivemos muitas coisas, mudámos várias vezes de casa (e ainda vamos mudar – pelo menos – mais uma vez) e em tanta coisa que muda, ele é uma constante na minha vida. Só de pensar que era quase uma miúda quando o tive… tão verdinha, a saber tão pouco da vida e do quanto ela custa. E do quão incrível e prazerosa pode ser também, especialmente após grandes mudanças.

Juntos, já morámos em cinco casas (em breve, seis!). E eu que achava (quando era mais nova), que não iria mudar de casa muitas vezes na vida.

Eu e o Loki já vivemos muitas peripécias juntos. O Loki teve uma irmã adotiva mais velha, a minha linda Zelda, que nos deixou em 2018. Eles gostavam muito um do outro e dormiam juntinhos. O Loki adorava pôr a patinha em volta dela enquanto ambos dormiam. Coisas mais queridas de sempre.

Depois veio a Skadi, em 2018, e o Loki passou a ser o irmão mais velho.

Já em 2020, fomos morar com o amor humano da dona. A dona ainda viveu uns meses sozinha (com o Loki e com a Skadi) num apartamento e, mais para o fim desse ano, mudámos todos para a casa onde estamos agora, juntamente com mais dois gatinhos (os do meu namorado). De dois gatos, passei a ter quatro e tem sido uma animação constante.

Perdemos o Meo, o nosso mais velhinho no final de Fevereiro deste ano, então agora são “só” três: o Loki (10 anos), o Rufus (7 anos) e a Skadi (4 anos).

A casa onde moramos tem um pequeno jardim, com plantas, terra e bichinhos que os gatos gostam de caçar. Tem também um terraço num piso superior e exterior, onde eles gostam de estar a observar a vizinhança, mas nenhum deles é tão fã deste lugar da casa como o Loki. O meu gatinho de sol ama estar a apanhar banhos do nosso astro-rei em variadíssimas posições: de lado, de barriga para cima, para o outro lado… enquanto isso, faz intervalos a mostrar aos outros gatos da vizinhança quem manda aqui, numa tentativa de proteger a casa e os irmãos de possíveis intrusos.

Tem sido tão bonito ver a transformação do estilo de vida destes gatos, outrora gatos de apartamento, para gatos de vivenda, que saem de casa para o ar livre várias vezes por dia e em todas as estações. 

Dou por mim a olhar para eles todos e a pensar que, nesta vida, só conheceram amor. Quão privilegiados. E nem sabem!

Os animais são tão maravilhosos… é incrível como, mesmo sem falar, conseguem confortar-nos e alegrar-nos quando mais precisamos. E mesmo quando tudo está bem, eles tornam tudo ainda melhor. São pura magia. Ele é pura magia e nunca vou esquecer de que, por mais coisas más que tenham acontecido, ele sempre ajudou a que fossem sempre um bocadinho melhores. 

Parabéns ao meu amor felino. ❤️

P.S.- para quem já anda aqui pelo blog há algum tempo, recordo esta história verídica na qual despedi uma senhora das limpezas por causa do Loki.

Querem ler mais posts sobre os meus gatinhos? Dos mais recentes aos mais antigos:

1 mês de Skadi e a integração com o Loki
Uma semana com a Skadi
Uma semana sem a Zelda…
Como fazer o luto e começar a recuperação emocional após a perda de um animal
Hoje despedi a minha empregada
A Zelda desapareceu [UPDATE: a Zelda já voltou a casa!!]
Como habituámos os nossos gatos à casa nova
A mudança para a casa nova e as despedidas da antiga
Dois anos de Loki

Leave a Reply

Your email address will not be published.