Páginas Salteadas,  recipes

Páginas Salteadas: ‘ghosting’ com sabor a leite condesando

O PÁGINAS SALTEADAS está oficialmente de volta! Desculpem “gritar”, mas estou verdadeiramente entusiasmada com este regresso. Este é um dos meus projectos favoritos e criado juntamente com algumas das minhas pessoas favoritas que a blogosfera me trouxe: a Vânia, a Joana e a Andreia. Resumidamente e para quem não se lembra: lemos um livro por mês e fazemos uma receita baseada no livro. Uma novidade do Páginas Salteadas 2021: vocês também podem participar!

Mas antes de vos explicar como, vamos ao livro (foi leitura livre) e à receita deste mês!

O livro: Ghosts, de Dolly Alderton

‘Ghosts’ é o romance de estreia da escritora Dolly Alderton, mais conhecida pelo bestseller “Tudo o que sei sobre o amor”.

Ghosts tem como personal principal Nina, de 32 anos. Britânica, separada há dois anos do namorado Joe com quem esteve 7 anos, Nina vive algures perto de Londres e é uma food writer bem sucedida. Enquanto o ex-namorado, de quem continua amiga, vai progredindo na relação com a sua namorada, Lucy, navega a vida no início dos 30 de forma relacionável, entre a adaptação à vida de solteira, aos problemas com um vizinho difícil e às mudanças que os próprios pais estão a viver (a mãe numa crise de meia idade e o pai a lidar com demência).

Este é um livro de leitura fácil, leve e, por vezes viciante. Li algumas críticas negativas a este livro (como a do Irish Times), mas eu gostei. Se é o melhor livro de sempre? Não, mas era exactamente o que precisava de ler neste início de ano. Tão, mas tão relacionável. Por vezes, exasperante (quando me zango com as personagens), outras vezes inspirador, este livro rendeu-me algumas citações que vou guardar comigo. 

Li-o em inglês e comprei-o para ler o no e-reader, o Kobo, o que por um lado ainda facilitou mais a leitura, mas por outro faz com que não tenha fotografias bonitas do livro em si e a capa até é gira!

Vou deixar aqui uma foto que não é minha, devidamente identificada só para que vejam a capa:

Read An Excerpt Of Dolly Alderton 'Ghosts'
Fonte: Bustle

A receita

Para acompanhar este livro decidi fazer uma tarte de leite condensado. Vou explicar porquê e até tem alguma piada. Ora, mais acima contei-vos que a Nina, a personagem principal de Ghosts, é ‘food writer’, certo? Para além dos livros de receitas que escreve e publica, também trabalha com marcas que lhe pagam para que faça receitas com os produtos deles. Durante o livro ela refere várias vezes uma oferta de uma marca de leite condensado que nunca mais acaba, então anda a tentar inventar vários usos para o leite condensado. 

Pois, Nina, aqui está um deles: uma tarte deliciosa de leite condensado.

Ingredientes:

Para a base:

  • 1 pacote de bolacha Maria
  • 125 g de manteiga ou margarina

Para o recheio:

  • 1 lata de leite, condensado
  • 4 ovo, s

Preparação (na Bimby):

  1. Pica a bolacha a 10 seg. vel. 8
  2. Adiciona a manteiga e mistura durante 20 seg. vel.6
  3. Espalha a massa na tarteira untada com manteiga e leva ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 10 minutos.
  4. Entretanto, junta os ovos e o leite condensado e mexe a 37º, vel. 4 1/2 , 6 min.
  5. Retira do forno a tarteira, deita o preparado e leva ao forno cerca de 30 min.          

Fonte: Mundo de Receitas Bimby

Podem dar o vosso próprio twist no final, no empratamento. Eu escolhi acompanhar a minha fatia de tarte de leite condensado com uma colher de doce de abóbora e um pau de canela para enfeitar. Dá outra graça e ainda mais sabor a esta tarte deliciosa e super fácil de fazer!

Como podem também participar no Páginas Salteadas?

De 2017 a 2020 este foi um desafio que partilhávamos entre as 4 (eu, a Vânia, a Joana e a Andreia), mas em 2021 queremos abri-lo a todos os que queiram participar! O formato e as regras são ligeiramente diferentes; passo a explicar:⁣⁣

📚 Cada participante escolhe o livro que quiser;⁣⁣
📚 A única condicionante é o ingrediente (todos os meses haverá um ingrediente comum a todos os participantes – ver 2ª imagem deste post);⁣⁣
📚 Não podem escolher livros de receitas, de resto podem ser de ficção, não ficção, poesia, etc.⁣⁣
📚 No fim não te esqueças de nos identificar e de usar a #paginassalteadas quando partilharem as vossas receitas no Instagram. Queremos muito conhecer as vossas leituras e babar com as vossas receitas.

O ingrediente do próximo mês é o chocolate, bem em linha com o romantismo do Dia dos Namorados, não acham?⠀

Quem alinha no novo Páginas Salteadas? 😍

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *