O livro no qual baseei a receita deste mês do Páginas Salteadas é… o meu. E a ideia nem foi minha! As minhas companheiras maravilhosas de projecto tiveram a ideia de escolher o “Licenciei-me… e agora?” para ser o livro de Fevereiro e eu não pude deixar de me sentir grata, honrada e muito entusiasmada para pensar e executar uma receita para este livro.
O meu raciocínio para esta receita de mini-quiches para pequeno-almoço foi o seguinte:
Como o livro é direccionado a quem vai agora entrar no mercado de trabalho, especialmente se acabou de sair da faculdade. Como tal – e lembrei-me dos meus primeiros dias como trabalhadora – as novas rotinas não são fáceis de integrar nas nossas vidas, principalmente quando passámos pelo menos três anos sem grandes preocupações com horários.
Aconteceu-me bastantes vezes atrasar o despertador porque o trabalho começava demasiado cedo para aquilo que estava habituada e pensar: “depois compro qualquer coisa na rua”.
Comprar qualquer coisa na rua a caminho do trabalho, equivale e não fazer grandes escolhas a nível de alimentação. Tudo o que é rápido para comprar e comer pelo caminho são folhados, doces ou salgados. Todos sabemos que cá em Portugal adoramos os nossos folhados; de salsicha, mistos, com ovos, com chocolate, etc.
Então lembrei-me de uma alternativa caseira e bem menos prejudicial à saúde, ainda que não seja perfeita.
Sim, dão mais trabalho do que comprar folhados na rua, mas as mini-quiches caseiras são dão trabalho uma vez (de cada vez!). É fazer umas quantas no domingo à noite (como eu fiz), pegar numa e levá-la de manhã. Não é coisa para se comer tooodoos os dias, mas sempre é melhor do que a opção do folhado. 🙂
Vamos aos ingredientes?
Massa:
- 250 gr. farinha
- 50 gr. azeite
- 45 gr. de água
- 1 pitada de sal
Recheio:
2 ovos
200 ml. natas
bacon e espargos verdes salteados
Só descobri recentemente que gosto de espargos, mas como foi uma descoberta feliz, decidi experimentar esta receita com eles. As minha quiches ficaram absolutamente deliciosas e o melhor é que podem substituir o bancon e os espargos por quaisquer outras alternativas que prefiram. Até podem pôr só legumes e facilmente fazer mini-quiches vegetarianas. 🙂
Não têm tão bom aspecto por dentro?
E assim temos uma alternativa de pequeno-almoço “on-the-go” feito em casa e bem mais saudável do que (quase) qualquer coisa que compramos já feita em pastelarias e confeitarias, excepto pão com queijo, por exemplo.
Espero que tenham gostado desta receitinha e que reconheçam o meu esforço para me distanciar novamente das receitas doces. Ehehehe. Sim, foi um esforço consciente.
O livro
Se quiserem saber mais sobre este livro (o meu primeiro “bebé” publicado) espreitem este post onde vão encontrar um apanhado de reviews, comentários e fotos de vários leitores que já o leram.
E – já sabem – não deixem de espreitar os posts das outras três meninas do Páginas Salteadas, que sairão nas próximas três segundas-feiras:
Joana Clara, Às Cavalitas do Vento
Vânia Duarte, Lolly Taste
Andreia Moita, Andreia Moita Blog
1 Comment
As Páginas Salteadas convidaram… e as miúdas foram! – My Blog
23/11/2019 at 12:28 PM[…] Mini-quiches para pequeno-almoço, receita da Catarina Alves de Sousa inspirada no seu livro “Licenciei-me… E agora?“; […]