Querem ver a melhor vista de Lisboa em Lisboa? Esqueçam as esplanadas trendy do momento, saiam da vossa zona de conforto e procurem o edifício Panorâmico de Monsanto enquanto ainda podem, afinal, nunca se sabe se mais tarde ou mais cedo será comprado.
Visitei pela primeira vez este edifício no último fim de semana de Março. Fui sem saber muito acerca dele e, por conseguinte, sem muitas expectativas, mas acabei por sair de lá maravilhada com o que vi.
Sabia que o edifício panorâmico estava abandonado há anos, o que por si só foi suficiente para me dar vontade de o visitar. Não sei se vocês sentem o mesmo, mas eu vejo uma enorme beleza temperada de melancolia e nostalgia em edifícios abandonados e, por vezes, até degradados.
Como podem ver pelas fotos, é precisamente esse o estado em que se encontra este edifício. Eu acho-o maravilhoso, mesmo com todos os seus vidros, restos de materiais e latas de graffiti pelo chão, mas divirto-me a imaginar como foi um dia, em todo o seu esplendor.
Essa sua “época de esplendor” foi na década de 60, quando foi inaugurado. Pelo que ouvi dizer, abriu como um restaurante no qual tinham lugar almoços e jantares entre ilustres figuras pertencentes e a convite do Estado Novo. Será verdade?
O que sei que é verdade e que li no site da Sic Notícias (só para saberem que é uma fonte segura) é que o edifício foi construído pelo arquitecto Chaves da Costa e que, para além de restaurante, já foi discoteca, bingo, escritório e armazém de materiais de construção civil.
Outra coisa que sei também ao certo, não porque li algures, mas porque testemunhei em primeira mão, é que o Edifício Panorâmico de Monsanto tem a melhor vista de Lisboa. Como o próprio nome indica, o facto de ser panorâmico, permite ver a cidade de um ponto a outro, que vai mais ou menos desde o Parque das Nações a Belém.
Vêem-se aviões prestes a aterrar no aeroporto, outros a levantar voo. Vê-se o Aqueduto das Águas Livres, grande parte do Monsanto, a Ponte 25 de Abril, barcos, rio, céu azul (pelo menos no dia bonito em que tive a sorte de lá estar).
Melhor do que ler sobre o assunto ou ver fotos de outras pessoas, o melhor é ver pessoalmente. Se tiverem oportunidade, visitem-no discretamente (não está propriamente aberto ao “público”). Acho que todos os amantes da cidade de Lisboa deveriam ter a oportunidade de desfrutar desta vista uma vez na vida. E acreditem que, se decidirem lá ir, não serão os únicos a passear por lá, visto este já ser um segredo muito mal escondido de Lisboa. 🙂
4 Comments
Marta Chan
06/04/2015 at 10:09 PMAcabei de encontrar o local perfeito para abrir o meu hostel =))) tb sou vidrada por sitios abandonados e fotografa los e como entrar numa historia do passado.
joan of july
07/04/2015 at 12:51 PMÉ mesmo isso que sinto, Marta. E um hostel no meio do Monsanto era giríssimo! Leva a ideia ao Shark Tank! 😉 Eheheh
Ana
06/04/2015 at 11:05 PMLembro-me de ainda o ver como restaurante, diziam-me que era giratório?
joan of july
07/04/2015 at 12:50 PMSim, ouvi dizer o mesmo. Será verdade? Parece demasiado fantástico. 😛