mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
25 In personal/ Work Related/ writing

Erm… escrevi um livro.

Este ano começou de uma forma estranha e volátil. O meu mês de Fevereiro foi horrível e tive, até durante Março, momentos de dúvida, desmotivação e insegurança. Muitos momentos de insegurança mesmo. Há fases assim e é impossível estarmos alegres e confiantes o tempo todo. Desconfiem sempre de pessoas que pareçam felizes e contentes o tempo todo; raramente o são.
Agora, neste início de Abril, sinto que uma nuvem negra saiu de cima da minha cabeça. As razões para sentir isto são várias, mas talvez uma delas – e a principal – seja o facto de ter acabado de escrever o meu primeiro livro “a sério”. Lembram-se do projecto Three Sixty Five?

Quem diria que eu me iria tornar nesta raça de pessoa que termina as coisas que começou? Acreditem que durante muito tempo duvidei disso. Começar coisas é fácil, mas levá-las até ao fim, à sua conclusão, é o mais difícil e eu não queria ser daquelas pessoas que vemos nos filmes com um escritório em casa em que se senta a escrever e aparece enterrada em pilhas e pilhas de papéis com histórias que ficaram a meio. Claro que os “papéis” são metafóricos que isto agora é tudo digital, mas vocês percebem. Substituam papéis por rascunhos em documentos do Google Drive, pronto, mas olhem que este cenário digital perde um bocado o romantismo da cena. Vocês é que sabem!

Voltando ao livro, foi aqui que tudo começou, dia 22 de Janeiro. Minto, não foi aqui que tudo começou, mas foi neste dia que comecei a escrever o livro.

A razão pela qual mal falei disto e nem mencionei que já andava a trocar emails com uma editora relativamente à publicação do livro é a mesma razão pela qual não falo de nada que não tenha ainda certezas que vá existir: tenho medo que os meus maiores medos se concretizem e que caia tudo por terra. Mais que isso, tenho medo que afinal as coisas não se concretizem e que tenha que lidar com a vergonha e a frustração de ter falhado de forma pública. Isto faz sentido, não faz? Por outro lado é um pensamento extremamente egoísta. Agora que já partilhei isto com vocês, se falhar também irei partilhar que falhou e dizer-vos por que falhou. Talvez a minha experiência vos possa ajudar de alguma forma se sempre quiseram publicar um livro. 🙂

A ver vamos.

Só não vou ainda revelar sobre o que é o livro que escrevi, mas digo-vos que é não ficção e que é um livro útil. Nunca imaginei que o meu primeiro livro a sério fosse não ficção, mas assim foi e senti mesmo que tinha que escrever este livro. Fez-me bem e fez-me sentir muito bem, principalmente porque sinto exactamente isto que a J.K. Rownling diz:

É isso mesmo, eu não teria dito melhor. Sinto-me orgulhosa por ter terminado algo muito especial para mim, um livro, caramba! E sinto, para além disso, que agora que sei que o consigo fazer – nunca pensei que o conseguisse verdadeiramente acabar antes de o ter tentado, pelo menos – sinto que consigo começar e acabar outros livros. E agora estou com fome de ficção.

As histórias já estão a ganhar forma cá dentro. Mesmo antes de saber o destino deste (se é publicado ou não), vamos a isso!

(mais uma resolução de ano novo cumprida).

You Might Also Like

25 Comments

  • Reply
    Joana Sousa
    04/04/2017 at 1:13 PM

    Parabéns, miúda! Imagino esse orgulho 😀 não estava mesmo à espera que não fosse de ficção! :p e agora estou mega-curiosa!
    Joana Sousa recently posted…Photo | Off Sight | Parque da Quinta das DevesasMy Profile

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 10:53 PM

      Awwww obrigada, Jiji! <3
      Ahahaha, eu sei, é uma surpresa para mim também! Mas quero muito dedicar-me à ficção a seguir, fora do CPR. 😉
      :*

  • Reply
    Filipa M.
    04/04/2017 at 1:14 PM

    Muitos, muitos, muitos parabéns, Catarina! Que grande feito =) Desejo todo o sucesso para o teu livro e garanto que vou ser das primeiras a lê-lo.
    Também eu acabei o meu primeiro rascunho na sexta-feira passada, a minha situação é bem diferente da tua mas também senti um alívio indescritível. É tão bom atingir estes milestones!
    Acho que devíamos combinar um cafézinho para falar sobre escrita, e já agora, emprestavas-me o Big Magic, please? (olhos à Gato das Botas do Shrek)
    Beijinho*
    Filipa M. recently posted…Ser Estóico #1: Muda os teus pensamentosMy Profile

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 10:28 PM

      Muito obrigada, querida Filipa! <3
      Também acabaste o teu? Oh, mas isso é uma coisa maravilhosa, fico super feliz por ti!
      Sim, bora combinar esse café e falar de escrita. Eu levo o Big Magic! 😀

      Beijinho*

  • Reply
    somebodyelsa
    04/04/2017 at 1:46 PM

    mais uma resolução e ainda agora começou abril!
    parabéns! quero ler isso.
    E compreendo o que dizes sobre falhar de forma pública. Há sempre dois lados, porque partilhar acaba por te dar uma responsabilidade extra e isso também pode ser motivador, peo menos para mim. Quando são coisas que fogem do teu alcance é diferente…

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 4:12 PM

      Estou-me a esforçar este ano! 😀
      Obrigada, querida Elsa. <3
      É como dizes, é uma responsabilidade extra e sinto muito isso da melhor forma possível. 🙂

  • Reply
    Helena Magalhães
    04/04/2017 at 1:53 PM

    YEAHHHH!!! É assim mesmo! E o segredo é nunca se falar das coisas antes porque o mundo está cheio de mas energias ! 😍

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 3:52 PM

      É isso mesmo, Lena, tu percebes. Às vezes é fácil deixarmos-nos desmotivar por energias externas e isso não pode ser. 🙂

  • Reply
    Marta Fernandes
    04/04/2017 at 2:08 PM

    Muitos parabéns e agora fico ansiosa por ver o dito 🙂
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 3:52 PM

      Obrigada, Marta! :D**

  • Reply
    inês
    04/04/2017 at 2:49 PM

    Parabéns! Curiosa para saber do que trata o livro 🙂
    inês recently posted…Voluntariado na Archelon: perguntas e respostasMy Profile

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 3:25 PM

      Obrigada, Inês! 😀 Espero poder revelar muito em breve!

  • Reply
    RJ
    04/04/2017 at 3:27 PM

    Muitos parabéns pelo objetivo cumprido!
    Juntando a autora do livro ao facto de ser não-ficção é provável que vá querer lê-lo 😉
    Cumprimentos,
    RJ
    RJ recently posted…Bolo de aveia e bananaMy Profile

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 3:24 PM

      Muito obrigada, RJ! 😀
      Espero que sim. Não sei se te vai dar jeito nesta fase, mas espero que sim. 🙂

      • Reply
        RJ
        05/04/2017 at 3:37 PM

        Hmm! Assim fico curioso…
        Cumprimentos,
        RJ

  • Reply
    Sónia Rodrigues Pinto
    04/04/2017 at 4:10 PM

    Fico mesmo *mesmo* muito feliz por ti. Acabas por ser uma espécie de inspiração porque, como tu, sempre quis escrever um livro mas nunca arranjei a motivação e disciplina para acabá-lo. Vou ficar a par de tudo, esperando que isso siga para a frente, e vou querer comprá-lo pois tenho a certeza que está excelente e mal posso esperar pelo lançamento! 🙂

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 2:52 PM

      Oh obrigada, Sónia, as tuas palavras são sempre tão boas e reconfortantes. Um dia também vais acabar o teu! E eu vou querer tê-lo também! 😀

  • Reply
    Catarina
    04/04/2017 at 4:41 PM

    Cat, sabes que estou mega orgulhosa de ti, não sabes? Se não sabes é porque talvez não to tenha dito vezes suficientes! Por isso aqui vai: Estou tão, mas tão orgulhosa de ti! Por teres começado mas, acima de tudo, por teres acabado esse teu sonho que está prestes a concretizar-se em forma de livro, palpável, e do qual, obviamente, vou querer uma cópia! Mas mais que orgulhosa, estou feliz por ti! Por te teres orgulhado a ti própria, por te mostrares que és capaz (algo de que nunca duvidei) e por seres essa pessoa que leva os projectos até ao fim <3 Gosto muito de ti (e estou ansiosa por ter o teu livro nas mãos!). Beijinhoooo!

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 1:22 PM

      Sei sim, Cat, e tu disseste-o muitas vezes, obrigada por isso. Tu e a Ana foram as minhas maiores cheerleaders neste processo de escrita. Se não fossem vocês às vezes faltar-me-ia o ânimo, tenho a certeza disso. Obrigada por estares sempre do meu lado e me passares tanta força, Cat! :***

  • Reply
    Daniela Oliveira Soares
    04/04/2017 at 4:52 PM

    Estou super feliz por ti Catarina e estou muito curiosa para saber mais sobre esse livro!:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    • Reply
      joan of july
      05/04/2017 at 1:20 PM

      Muito obrigada, querida Daniela. 🙂 Quando tiver mais notícias venho cá partilhar. 😀

  • Reply
    The Brunette's Tofu
    07/04/2017 at 2:48 PM

    Muitos parabéns princesa, bem mereces! Estou desejosa de saber sobre que é e de o poder ver cá fora para o devorar 🙂 Beijinho

    • Reply
      joan of july
      07/04/2017 at 3:25 PM

      Aww obrigada, querida! Quando puder revelar, vais saber tudinho! 😀

  • Reply
    Maria
    09/04/2017 at 7:34 PM

    Isso é absolutamente fantástico. Quer corra bem (estou certa que sim) ou mal (esperemos que não), estás completamente de parabéns por teres terminado este objectivo. Dizes muito bem que fácil é começar, difícil é acabar e meter de lado as saídas fáceis que nos vão aparecendo pelo caminho. Espero que corra tudo bem, que estes e futuros livros sejam todos publicados, e tenham um óptimo futuro.

  • Reply
    Catarina Gralha
    09/04/2017 at 9:17 PM

    É tão bom quando conseguimos alcançar os nossos objectivos, não é? Depois de atingirmos um, parece que conseguimos fazer tudo e mais alguma coisa! Muitos parabéns por esta tua etapa, e estou curiosa para saber o que é que o livro aborda. Depois, que venha a ficção 😉
    Catarina Gralha recently posted…Onde dormi em Moscovo: Sputnik Hostel & Personal SpaceMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge