mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
8 In personal

Metas, objectivos e sonhos para 2017

À semelhança do exercício de reflexão sobre o melhor do ano que passou, também gosto de estabelecer alguns objectivos para o novo ano. Há quem ache isto um bocado parvo e eu já me inseri nesse grupo de pessoas, mas hoje em dia (e já desde há uns anos para cá) acho super importante ter objectivos de vida. Pelo menos a mim, ajudam-me a alcançar metas pessoais e a ser mais feliz. 🙂
Estas são as minhas para 2017.

Este ano quero…

Tirar um retrato antigo e marcar mais uma sessão fotográfica

Para mim, claro. Em 2016, tive a minha primeira sessão fotográfica em que fui eu a estar em frente à objectiva e gostei imenso do resultado. Este ano, quero mesmo habituar-me a ser mais natural em frente à câmara e a ser fotografada por outras pessoas.
Já por “retrato antigo” refiro-me aos retratos em Aluminótipo ou Ambrótipo em que o Silverbox Studio se especializa.

Dar mais atenção à fotografia analógica

Neste campo posso melhorar tanto, mas tanto em 2017! A começar pelos rolos que estão “parados” lá em casa e que estão praticamente a suplicar para serem revelados e a terminar na “construção” do meu laboratório de fotografia em casa. Nos meus anos, o Pedro oferece-me um kit de revelação caseiro. Agora, só preciso de arranjar um ampliador e dedicar-me à causa! (aka. a revelação de fotos!)

Acabar de decorar a casa

Muito importante e estou quase, quase lá, mas ainda faltam algumas coisas, nomeadamente as fotos para as paredes e a galeria de fotos da sala. Para desbloquear este passo preciso primeiro de terminar de editar as fotos da Irlanda. Já esteve mais longe!

Saúde e fitness

Muito cliché, eu sei, mas a vontade e a necessidade são bem reais, principalmente porque terminei 2016 e comecei 2017 doente com uma intoxicação alimentar. Vou aproveitar para fazer um reset ao meu organismo e alimentação assim que deixe de andar só a sopas e torradas. O exercício terá também que ser uma maior constante na minha vida em 2017. Por falar nisso…

Comprar uma bicicleta

Quero muito comprar uma bicicleta este ano! O Pedro anda louco com a dele, mas eu não quero uma BTT, quero uma Pasteleira! O meu objectivo com a bicicleta é mais passear e divertir-me a pedalar. A parte do exercício vem por acréscimo, mas eu dispenso um bocado andar por montes e por terra a estatelar-me no chão. Quero mesmo uma bicicleta de cidade. ainda para mais depois de vir de Dublin, esse desejo intensificou-se.

Plantar uma árvore

Esta resolução não precisa de grande explicação, pois não? 🙂 Devolver algo ao planeta e reduzir um bocadinho a minha pegada ecológica são boas razões para pôr este desejo em prática.

Fazer mais um workshop

Um ou mais! Um de fotografia quero fazer sem dúvida nenhuma, mas de escrita também aceito e quero muito fazer!

Escrever mais

Este ano quero muito escrever mais de forma desinteressada, sem qualquer objectivo em mente que não a própria escrita. Falhei bastante para com o meu CPR em 2016, mas este ano quero ser mais certinha com os meus textos, a sério que quero. Vou tentar muito. 🙂

Ler 16 livros

É o meu objectivo do Goodreads para este ano. Pode não ser muito ambicioso, mas é certamente realista e dá-me um gozo do caraças cumprir objectivos de leitura. Nesse aspecto, estive muito bem em 2016, pois cumpri o meu objectivo do Goodreads de ler 12 livros. Com a minha vida actual, não é muito fácil encaixar longos momentos de leitura, mas aprendi a organizar-me. 🙂

Escrever um livro

Um grande e antigo desejo e que é um loooong shot em termos de resoluções de ano novo, mas hey, comigo funcionam melhor quando as verbalizo. Mas desta vez é um bocadinho diferente; desta vez sei o que quero fazer e escrever. Wish me luck (and hard work)!

Fazer uma viagem

Clássica e intemporal esta resolução, não é? Todos os anos quero fazer pelo menos uma viagem e este ano já se fala em Itália e Islândia por estes lados. Aiii vamos ver! 😉

Fazer mais amigos

Em 2016 participei em vários eventos fora da minha zona de conforto, mas que adorei. Até fiz uma amiga! Gostava de fazer ainda mais amigos em 2017, porque conhecer pessoas interessantes e mantê-las nas nossas vidas é sempre interessante e das melhores coisas que podemos fazer na vida. 🙂

Ver mais filmes

2016 começou espectacularmente bem, com idas regulares ao cinema ver filmes incríveis (como o The Hateful Eight e o The Revenant), mas depois perdi-me ao longo do ano e aceitei ver mais filmes medíocres, mais para ocupar o tempo do que para me cultivar. Não poder ser. Este ano vou mesmo mudar isso!

Aprender a desenhar algo

Já estou a ser gananciosa agora, não? Eu que não tenho jeito nenhum para o desenho, mas que adoro ilustração, adorava aprender a desenhar retratos e animais. De forma tosca e infantil até, mas gostava. Fica o desejo…

Estes são os meus grandes objectivos para este ano. Será que os consigo cumprir? E vocês, o que acham sobre o estabelecimento de metas pessoais para o novo ano? Útil? Desnecessário? Contem-me tudo! 🙂

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Ana Garcês
    03/01/2017 at 12:40 PM

    Alinho contigo nessa demanda pelo retrato antigo, quero muito! ♥

    E também quero muito me dedicar mais à fotografia analógica e instantânea (mas sobretudo a primeira) porque sinto que é uma coisa que ando a adiar há anos. O primeiro passo é encontrar a minha Canon AE-1 ou a minha Canonet 28!

    E siga! Tu compras uma pasteleira e eu compro uma também (mint, fofinha e com cestinho) que para mim andar de bicicleta é isso também. E as pasteleiras são totalmente a nossa cara!

    Estamos juntas nessa demanda pela escrita de um livro. You keep tabs on me and I keep tabs on you.

    Também ando a querer fazer os meus metas, objectivos e sonhos para 2017, mas o Mário diz que tenho até ao Dia de Reis AHAH
    Ana Garcês recently posted…The Best of 2016My Profile

    • Reply
      joan of july
      03/01/2017 at 12:49 PM

      Awww tenho uma buddy para quase todas as metas, yay!!
      Gosto muito dessa do “keep tabs”, let’s do this!

      Pois é, agora já sabes andar de bicicleta, era tão giro darmos uns passeios e ir comprar baguetes com os nossos cestinhos das pasteleiras. ahahahah

      Nah, podes sempre estabelecer os teus objectivos, nem que seja a meio do ano para “o resto do ano”, why not? 😉
      :**

  • Reply
    Salomé
    03/01/2017 at 2:18 PM

    Adoro as tuas resoluções! Revejo-me em algumas delas.
    Essencialmente a da fotografia analógica, também sou fotografa e ando quase sempre com a analógica atrás mas a maioria das vezes acabo por não a usar ou porque já está escuro ou porque não quero gastar o rolo nisto ou naquilo, ou por medo que depois saia mal… enfim tolices, mas quero mesmo ver se lhe dou mais uso este ano.
    Fiquei a morrer de inveja com o facto de ires ter um laboratório em casa, é sem dúvida um dos meus maiores desejos assim que puder, já não entro num laboratório vai fazer 1 ano e estou a morrer de saudades!
    Beijinhos e um bom ano <3

  • Reply
    andreia moita
    03/01/2017 at 4:41 PM

    Revejo-me em algumas dessas metas. Nomeadamente na vontade de fotografar, de escrever um livro (ou de escrever mais no fundo), de viajar, de aprender, de fazer amigos… Umas óptimas metas. Espero que realizes os teus objectivos, pois realizados somos mais felizes!
    Bjs
    andreia moita recently posted…Poupar vs juntar dinheiroMy Profile

    • Reply
      joan of july
      03/01/2017 at 5:52 PM

      Sem dúvida, Andreia, realizados somos mais felizes. 🙂
      Espero que consigas tudo o que desejas também! Beijinho :*

  • Reply
    Jo Cardoso
    04/01/2017 at 4:59 PM

    Acho que são objectivos maravilhosos e espero que consigas concretizar cada um deles e quiçá até fazer ainda mais do que aquilo que esperavas, Catarina.
    Que 2017 seja maravilhoso.

  • Reply
    Jessica Ascenso
    05/01/2017 at 2:57 PM

    Boa, espero que consigas cumprir todas as tuas metas =)
    Bem, em relação à fotografia analógica e a desenhar mais são metas que também tenho para mim mas que acabam sempre um bocado esquecidas.
    Olha, quando falaste em escrever um livro lembrei-me logo deste desafio – National Novel Writing Month [http://nanowrimo.org/], é super interessante e ajuda bastante a praticar. Basicamente, no mês de Novembro és desafiada a escrever um pouco todos os dias para escreveres um livro de 50 000 palavras, milhares de pessoas o fazem pelo mundo inteiro e têm até uma comunidade para se ajudarem entre si.

    Achei que poderias achar interessante 😉

    Meio Cheio
    Jessica Ascenso recently posted…Resoluções para 2017 a doisMy Profile

  • Reply
    Sara Trigo
    06/01/2017 at 12:16 PM

    Adorava ser eu a ajudar-te com uma nova sessão fotográfica! (Claramente não é uma ideia totalmente altruísta, mas já sabes há algum tempo que adorava fotografar-te).
    Fazer amigos é sempre uma boa meta, mas não é algo que possa acontecer de forma forçada.
    Boa sorte para todas elas! Cá estaremos para ir testemunhando 🙂

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge