Páginas Salteadas: a felicidade nas pequenas coisas e o abandono da perfeição

Posted on

E chegou a minha primeira colaboração deste ano para o projecto Páginas Salteadas! Tenho um carinho tão grande por este projecto que alia gastronomia e literatura que nunca me passou pela cabeça não o continuar este ano. E começamos muito bem o primeiro mês do ano a ler o livro “Feliz“, da conhecida apresentadora de televisão inglesa Fearne Cotton.

A minha receita deste mês é muito, muito simples (digo sempre isto, mas é verdade!), até porque o título do livro deste mês, em inglês, é:

Happy: Finding joy in every day and letting go of perfect

Deixem comigo para mandar a ‘perfeição’ dar uma volta ao bilhar grande! Não sou fã do perfeccionismo e – já falei até disso aqui no blog – culpo-o por muitos projectos de pessoas que conheço nunca chegarem a ver a luz do dia. Ao perfeccionismo está também associado o medo; medo de falhar, medo da crítica, medo daquilo que os outros vão pensar.

E não pode ser. Vamos despegar-nos desta ideia?

A receita: espetadas de fruta com chocolate e ‘sprinkles’

Não vou propriamente descrever os ingredientes nem os passos desta receita de tão simples que é! Escolham as vossas frutas favoritas, derretam chocolate, molhem a fruta no chocolate ou deitem “fios” de chocolate por cima da fruta e enfeitem-na com os vossos enfeites comestíveis favoritos! Depois, levem ao frigorífico e quando o chocolate estiver de novo sólido, retirem e façam as espetadas.
É só isso! 😀

A razão pela qual escolhi esta receita para este Páginas Salteadas é bem simples. No livro “Feliz”, a autora, Fearne Cotton, fala-nos bastante acerca da sua luta contra a depressão e aborda até a questão da alimentação, oferecendo algumas receitas aparentemente deliciosas (aparentemente porque ainda não experimentei, mas vontade não me falta!). Motivada pela curiosidade que o livro me despertou, andei a pesquisar sobre alimentos que ajudam a combater a depressão e baseei a minha receita deste mês nas descobertas.

Não há nada de metafísico nisto: há certas vitaminas e ingredientes que geram reacções químicas no nosso corpo que ajudam a combater a depressão e outras maleitas (físicas e do foro psicológico). Os morangos, por exemplo, são – como todos os frutos vermelhos – poderosos anti-oxidantes e vários estudos revelaram que não só têm propriedades anti-cancerígenas, como redutoras dos sintomas de depressão.

As outras frutas escolhi-as porque… olhem, porque gosto!

A comida pode ser reconfortante quando mais necessitamos, desde que seja de uma forma saudável e responsável. O chocolate é um extra para dias especiais, enquanto que os ‘sprinkles’ decorativos são simplesmente um toque de felicidade extra que me faz olhar para as espetadas de fruta e sorrir. Para mim, as cores têm uma grande influência no meu estado de espírito. Não sentem o mesmo?

Para além disso, achei que tinham tudo a ver com as cores da capa do livro (abaixo)! 😀

O livro

O livro “Feliz“, de Fearne Cotton, está disponível nas livrarias do costume (aqui na Fnac, por exemplo). Adoro o tom da Fearne ao longo do livro; parece que está a falar para um amigo o tempo todo e acabamos por nos identificar com imensa coisa, mesmo que nunca tenhamos tido uma depressão clínica. O livro ajuda-nos a perceber a importância de vermos e reconhecermos a felicidade nas pequenas coisas e isso é tão, mas tão importante. É uma lição que já aprendi e que foi das melhores da minha vida adulta!

Espero que tenham gostado deste Páginas Salteadas. Entretanto, fiquem atentos às receitas da Joana, da Andreia e da Vânia nas próximas segundas-feiras. 😉

Joana Clara, Às Cavalitas do Vento
Vânia Duarte, Lolly Taste
Andreia Moita, Andreia Moita Blog

5 Comments

  1. Andreia Moita says:

    Conseguiste mesmo bem sentir e captar a essência do livro com esta receita. É que tem tudo a ver! Outra coisa não seria de esperar de ti. Mega parabéns 🙂 É que prova mesmo que nas receitas, como na vida, a simplicidade é sempre melhor. E esta é uma lição muito importante que admito, nem sempre aplico.
    “Feliz” por fazer parte deste projecto.
    Bjs

  2. Helena dos Santos Pereira says:

    Gosto tanto de fruta com chocolate e sem dúvida que os sprinkles lhe dão um ar mais feliz!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa!

    Lena’s Petals xx

  3. Daniela Oliveira Soares says:

    É verdade, muitas vezes o perfeccionismo “corta-nos” as pernas e impede-nos de ir mais longe… Acho que a receita foi uma óptima interpretação de todos estes conceitos.:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Muito obrigada, Pincipessa! :*

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge