Projecto 6 on 6: Outubro 2016

Posted on

De uma forma geral, o tema Arquitectura não me dizia muito. Achei, portanto, que o tema deste mês seria para “despachar”, uma vez que estou muito inspirada pelo próximo tema, mas acabei por me surpreender de uma forma incrível.
Sim, a minha interpretação do tema foi literal; não fiz grandes brincadeiras em torno do conceito e possíveis interpretações do termo “Arquitectura”, mas – mesmo ainda sem ter mostrado o resultado a alguém – estou muito feliz com o resultado.

Arquitectura: mais do que aquilo que os olhos vêem

Porquê? Não pelo facto das fotografias terem ficado tecnicamente perfeitas (que não estão), mas porque me apercebi que a arquitectura em geral, seja sob a forma de prédios, casas ou monumentos, marca – para mim – uma série de memórias de sítios por onde passei e de emoções que senti quando por lá passei. É o caso de todos (sem excepção) os edifícios ou monumentos que fotografei para este post.

Para mim, é dificílimo olhar para estes edifícios e ver apenas um amontoado de casas, uma ponte, e uma igreja. São marcos de fases da minha vida, de momentos bons, representações do amor que tenha a uma ou mais cidades (Porto e Lisboa), ex-líbris de locais que me fazem feliz e onde passo bons momentos (Valada, no Cartaxo, a mesma Valada do festival Reverence Valada).

Uma (boa) surpresa durante este 6 on 6

A surpresa deste 6 on 6 foi, sem sobra de dúvida, a naturalidade com que captei as fotos para este tema. A maior parte das vezes nem fotografei a pensar exclusivamente no tema; fotografei apenas porque gostei do que vi. Ou seja, posso dizer e orgulhar-me do facto desde 6 on 6 ter sido espontâneo e pouco pensado, mas que, de alguma forma, produziu fotos que encaixaram que nem uma luva neste tema.

E agora, vamos mas é passar às fotos. 😀

ribeira-porto
As casas típicas da Ribeira do Porto, a minha cidade de nascença e do coração
igreja-de-sao-francisco-porto
A Igreja de São Francisco, no Porto, um dos meus monumentos favoritos da cidade
mercado-ferreira-borges
O mercado Ferreira Borges, também no Porto
matadouro-de-valada
Um dos edifícios antigos e mais emblemáticos de Valada, onde se realiza o festival Reverence Valada

 

ponte-d-luisa-porto
Esta nem precisa de legenda, mas cá vai: Ponte D. Luís, que liga Porto a Gaia
arquitectura
algures no Parque das Nações, Lisboa

Espero que tenham gostado tanto desde 6 on 6 como eu de o fotografar e preparar para publicar aqui no blog. Mais uma vez, este desafio serviu para me surpreender a mim mesma e assim espero que continue. Que agradável aventura que tem sido este 6 on 6 desde Janeiro desde ano! 😀

Mas agora vamos espreitar o que as outras meninas do 6 on 6 andaram a captar no mês passado, shall we? 😀

13 Comments

  1. Joana Sousa says:

    A primeira foto e as duas últimas levaram-me o coração – têm vida própria, é isso que adoro! 🙂

    Jiji
    Joana Sousa recently posted…Photo | 6 on 6 | ArquitecturaMy Profile

    1. joan of july says:

      Ena, que elogio tão bonito! Fico muito contente que as minhas fotos consigam causar boas sensações em que as vê. Obrigada, Jiji. <3

  2. Ana says:

    Adorei o resultado! Arquitectura é fácil de fotografar por isso mesmo, rodeia-nos constantemente e, de forma sorrateira, acaba sempre por nos marcar – seja com memórias de espaços, como disseste, ou de outra forma qualquer. A última fotografia está espectacular, já experimentaste pô-la a preto e branco? Tenho a sensação de que também ficaria bonita.
    Ana recently posted…Nova Iorque #3 | Chinatown e Brooklyn BridgeMy Profile

    1. joan of july says:

      Tens toda a razão, Ana, e concordo contigo. A arquitectura acaba mesmo por nos marcar, mesmo que nem pensemos nela no dia a dia.
      Ainda não fiz essa experiência, não, mas é uma excelente ideia, é capaz de ficar mais especial! Que bela ideia, Ana! 😀

  3. Vanessa says:

    O tema é excelente! E adorei as fotos 😀
    Na universidade tive de recolher fotos de arquitectura, o que para o meu professor queria dizer: perspectiva, simetria e coisas mais técnicas do que propriamente a despreocupação com que olhamos para as coisas no nosso dia-a-dia.
    Vanessa recently posted…Um fim-de-semana em SevillhaMy Profile

    1. joan of july says:

      Obrigada, Vanessa. 🙂
      Sim, entendo e a técnica nunca deixa de ser importante, mas não tendo essa preocupação com um curso e um professor, sinto que agora posso ser mais livre e criativa. Gosto muito dessa sensação. :*

  4. Catarina Cardoso Coelho says:

    Já sabia que ia encontrar o nosso Porto por aqui <3
    Tal como a Joana, também adorei a primeira e as duas últimas. A da Ponte D.Luís está qualquer coisa, adoro-a!
    Catarina Cardoso Coelho recently posted…6 on 6 | Outubro 2016: ArquitecturaMy Profile

    1. joan of july says:

      Clarooo! 😀 O nosso Porto nunca me deixa ficar mal e era um desperdício não o fotografar, tendo essa possibilidade. Obrigada, Cat! A da ponte é capaz de ser também a minha favorita. 🙂

  5. Catarina says:

    Acho que a minha fotografia preferida é a da Igreja de São Francisco. Gosto tanto das cores e desse estilo de monumentos! Acho que os sítios, os prédios, as casas, vão estar sempre associados à memórias que lá foram criadas. Por isso há locais que nos parecem lindos, mesmo que na realidade não sejam nada de especial, porque temos lembranças docinhas do tempo que por lá passámos.
    Catarina recently posted…Visto para a Rússia: os documentos que são necessários e onde pedirMy Profile

    1. joan of july says:

      É isso mesmo Catarina! Conseguiste descrever precisamente aquilo que sinto quando passo pelos edifícios da minha infância e mesmo os do meu presente. Alguns podem não ser especialmente bonitos ou vistosos, mas representam e estão ligados a algo importante para mim. 🙂

      Obrigada. :*

  6. Vânia says:

    Gostei muito, se calhar por isso mesmo, porque são expontâneas e ficaran lindas. 😀
    Vânia recently posted…Os loucosMy Profile

    1. joan of july says:

      Achas? 😀 Uau! Muito obrigada, Vânia. <3

  7. helen says:

    O tema é excelente! E adorei as fotos

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge