A Beautiful Week (semanas 36 – 39)

Posted on

Após não ter conseguido cumprir com a minha parte neste desafio no mês passado, sabia que não podia baldar-me este mês. As coisas estiveram atipicamente caóticas por aqui e neste último mês estive focada em encontrar emprego. Assim que as coisas se começam a acalmar ligeiramente, regressa a minha disponibilidade mental para me dedicar mais à fotografia. Estava na hora, diga-se… Vamos então espreitar os temas e as fotos do desafio A Beautiful Week deste mês?

 

Week 36 – Freestyle

Finalmente um tema livre!

Esta foto foi tirada no Porto da última vez que lá estive. Não tinha um grande propósito em tirá-la, mas quando vi esta senhora à janela neste dia de nevoeiro, senti que havia algo mágico e digno de ser registado. Para mim, os dias de nevoeiro são sempre mágicos, especialmente quando ocorrem em pleno Agosto.

Week 37 – Favorite Things

Parece uma categoria fácil, não parece? Mas como é que escolhemos as nossas coisas favoritas quando são tantas? Para mim sempre foi um desafio resumir seja o que for, mas aqui vai uma tentativa.

Uma das minhas coisas favoritas nesta altura do ano é registar os primeiros sinais de Outono. As cores e espécies de Outono a aparecer primeiro aqui, depois ali, até que já dominam todas as paisagens à nossa volta, são simplesmente demasiado bonitas para não fotografar.

Mais coisas favoritas: à esquerda, o bolo do 10º aniversário do Joan of July (dia 29 de Setembro), com maçã e gengibre (yumm!); à direita, o meu novo fruto favorito: mangostão. Estes vieram de Luanda e são tão doces e deliciosos por dentro que dá a sensação de que estamos a comer uma sobremesa pecaminosa. Cá em Portugal também se encontram em certos supermercados (como o Apolónia, no Algarve), mas são caríssimos (29€/kg, aprox.).

Week 38 – Favorite Place to Go

Também difícil de escolher, tendo todo um Mundo à nossa disposição, mas um lugar não podia faltar: a minha cidade-natal, o Porto.

Esta foto foi tirada no mesmo dia em que tirei a da senhora, na categoria “freestyle”. Adoro o facto do Porto, em pleno Agosto, nos presentear com dias destes quando o calor extremo estava a ser tão intenso e desolador em quase todo o país.

Outro dos meus sítios favoritos do meu dia-a-dia é a minha Quinta das Conchas e dos Liláses, um espaço verde lindíssimo no Lumiar, mesmo do outro lado da rua onde moro. Sinto-me uma sortuda por viver tão perto dele e por me poder refugiar entre a densa mata (noutro espaço da Quinta das Conchas que não está nestas fotos) e esquecer por momentos que me encontro dentro de uma cidade.

Week 39 – Night Photography

Creio que, de todas, esta foi a categoria deste mês que me deu mais gozo fotografar. Aproveitando um fim de semana prolongado no Algarve, diverti-me a fazer experiências com longas exposições à noite.

O fogo antes das brasas dos nossos churrascos nocturnos: aqui, a longa exposição serviu para captar os lindos desenhos de foto que se vão formando em redor das chamas principais. Não é fascinante?

Em seguida, experimentei algo que sempre tive curiosidade em experimentar: desenhos de luz. Este efeito consegue-se quando, durante uma longa exposição (cerca de 20 segundos, neste caso), se desenha no ar, agitando os braços enquanto se segura num telemóvel com a lanterna ligada.

Fica tão engraçado!

Espero que tenham gostado dos cliques deste mês! Para o próximo há mais. Aliás, vão haver mais cliques em Outubro mesmo fora do projecto A Beautiful Week. 😉

Mas agora, é tempo de ir ver as contribuições fotográficas dos meus parceiros de ABW. Shall we?

6 Comments

  1. Joana Sousa says:

    Bom ver-te de volta 😀 e estas fotos são muito tu – os temas deste mês eram bem dados a isso. Gosto particularmente da primeira, bem apanhada! E muitos parabéns pela década de Joan of July, já és um dinossauro da blogo! 😀

    Jiji

  2. Marta Moura says:

    Belas fotos que captaste.
    Ah, e venham mais 10. 😉

  3. Palavra-padrão says:

    Que partilhas maravilhosas, querida Catarina!
    O nosso Porto é de levar às lágrimas de emoção :p
    Eu adoooooro experimentar frutas novas, geralmente detesto todas, tipo maracujás da índia, anonas, dióspiros maçã… mas enquanto não experimento não descanso, agora vou ter de revirar os supermercados cá de cima à procura de um mangostão ahah 😀
    Parabéns ao teu espacinho inspirador e único! É um prazer passar por cá!

    Beijinhos,

    Daniela

  4. Sofia Garrido says:

    Tantas fotografias bonitas! Acho que as minhas favoritas são as duas do Porto!

    Adoro a Quinta das Conchas e se morasse lá ao lado acho que ia lá a toda a hora. A Gulbenkian funciona mais ou menos assim para mim! É óptimo ter destes refúgios entre a natureza próximos de casa! 🙂

    Um beijinho,

    Sofia Garrido • Photographer | Blog

  5. Marta Chan – Viver a Viajar says:

    Eu sabia que irias escolher o Porto como um dos sítios favoritos, já te conheço tão bem minha menina 😀
    Também adoro brincar com os desenhos de luz, fizemos muito disso nas aulas de Iluminação em Fotografia, é tão divertido! Mas até que fique alguma coisa de jeito temos de praticar muito.
    A primeira fotografia está espectacular, tiraste-a no momento certo!
    Que bela tarde de piquenique, o bolo estava tãooo delicioso, o mangarão é mesmo bom e a companhia não podia ser melhor. A mais aniversários destes!

  6. Rosarinho & Susana says:

    Primeira vez que vemos com olhos de ver esta rubrica. Que beautiful desafio!
    Dificílimo dizer qual o tema de que mais gostámos, mas as fotos noturnas estão fantásticas!!
    Este tipo de desafios é excelente para desinquietar a nossa criatividade.

    Beijinhos das miúdas

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge