Hoje trago-vos finalmente o título e a capa do meu livro. Não, não era clickbait, que eu não faço cá disso. Quem é subscritor da minha newsletter (suas coisas lindas!) já recebeu a notícia em primeira mão, mas para quem não é subscritor (mau, mau…) dou a notícia agora, até para fazer um intervalo entre as minhas publicações do Bloggers Camp.
Sem mais demoras e palavreado, vou então revelar a capa e o título!
Então? Tinham adivinhado no tema do livro quando revelei uma pista neste post? 🙂
Porque escrevi o “Licenciei-me… e agora?”
Sei que muita gente estava à espera que o meu primeiro livro fosse de ficção, mas a verdade é que um belo dia, quando estava a ir para o trabalho de autocarro e enquanto lia o Big Magic, tive uma epifania. Assim de repente, soube que tinha que escrever um livro em que falasse do meu percurso profissional, ou melhor, da construção do mesmo, que é algo que ainda me surpreende ter conseguido fazer tendo em conta o quão perdida me senti depois de terminar a minha licenciatura (e muito depois disso, já agora).
Houve alturas – no início da minha vida profissional – em que achei que simplesmente não tinha sido talhada para o mercado de trabalho porque me sentia tão desajustada em tudo o que fazia. Para além disso, tinha a noção da enorme concorrência que tinha na minha área (ou aquela que eu queria que fosse a minha área e sobre a qual mudei de ideias mais tarde), mas não sabia como me diferenciar do “rebanho”.
Mas sempre fui uma pessoa criativa e desenrascada e tudo acabou por correr bem. Fiz alguns erros com os quais cresci e aprendi, mas também conto muitas conquistas e aprendizagens de que me orgulho. Na verdade, continuo a aprender muito, especialmente no que diz respeito à importância do networking.
Tudo isto e muito mais está presente no Licenciei-me… e agora?, assim como testemunhos de alguns bloggers que me ajudaram a tornar este livro mais rico, real e útil. E se as histórias deles não chegarem para vocês, ávidos de conhecimento, têm também umas citações giras e umas sugestões de TedTalks e livros que deviam ler no âmbito de cada capítulo do livro.
Se quiserem saber mais sobre o meu livro, leiam a descrição na página do Goodreads.
A quem se destina este livro?
Apesar do título, este livro não se destina exclusivamente a recém-licenciados. Conheço algumas pessoas já licenciadas há anos, mas que estão numa fase em que já só pensam em mudar de área e carreira e foi nelas que pensei também quando o escrevi e quando dei alguns dos conselhos que lá estão.
Como ter acesso a uma cópia do livro
Bem… ele ainda não saiu, na verdade. Mas em breve já vos digo quando estará para venda e quando será a apresentação. Gostava tanto que estivessem lá! 😀
Como ajudar/contribuiu para a felicidade da autora (moi!)
Vocês são mesmo os melhores leitores/amigos/conhecidos do mundo. Desde que comecei a escrever o livro até agora tenho recebido mensagens e emails vossos a dar força e a dizer que vão querer lê-lo, mesmo ainda quando não sabiam sequer o tema. Acham que há alguma coisa melhor para quem está a escrever um livro? Não, não há. Por isso, aproveito para vos agradecer já por todo o apoio. 🙂 Já ajudaram imenso! Mas… se quiserem ainda ajudar mais um bocadinho, podem:
- comprar o livro (quando estiver à venda);
- fazer uma review no blog ou no Goodreads;
- Marcar “para ler” no Goodreads;
- tirar uma foto e colocar numa rede social à vossa escolha com a hashtag #licencieimeeagora;
- recomendar a alguém – na internet ou fora dela.
E é só do que me consigo lembrar por agora. Não precisam de fazer tudo isto, ok? Só um ponto desta lista já me ia ajudar imenso a divulgar o meu trabalho e a ajudar mais pessoas a conseguir agarrar o emprego dos seus sonhos. 🙂
12 Comments
Helena Pereira
09/06/2017 at 12:34 PMUau! Parece-me que vai ser um livro bastante útil para, como dizes, várias pessoas! Eu estou agora a acabar o mestrado e de certeza que tem dicas para mim! (:
Catarina Alves de Sousa
09/06/2017 at 12:35 PMObrigada, Helena!
Sim, tem, sem dúvida nenhuma! Aliás, foi quando acabei o meu mestrado que muitas das questões sobre emprego, carreira e diferentes áreas surgiram na minha vida. 😉
Catarina
09/06/2017 at 1:17 PMAinda em Março fiz um post sobre esse tema. Vou ficar a aguardar o livro 🙂 Boa sorte!
Marta Chan
09/06/2017 at 1:21 PMPodes contar comigo para fazer check nessa lista inteira! Conhecendo tão bem o teu blog e a tua escrita tenho a certeza que vai ser um sucesso de livro e que terei muito gosto em partilhar com a minha rede de amigos e conhecidos.
Ps – Faz uma outra apresentação do livro em Agosto ou Setembro sinhe? 😀
Joana
09/06/2017 at 4:34 PMOlá Catarina!
Já andava com o bichinho do teu livro atrás da orelha, mas, depois de ler esta publicação, fiquei mesmo com vontade de o devorar de uma ponta à outra. Ainda estou a licenciar-me, porém, preocupo-me muito com O Depois.
Não tenho conta no Goodreads, porém, podes ficar descansada, pois, lerei o livro assim que me for possível.
Um beijinho muito carinho e votos de muito sucesso,
Joana.
Carolina
09/06/2017 at 10:12 PMADORO! A capa do livro está muito gira!
Analog girl
10/06/2017 at 10:11 AMEstava curiosa com o tema do teu livro e não fazia ideia do que seria. Acho particularmente curioso porque muitos de nós nunca sabem muito bem onde os caminhos nos vão levar. Ainda há pouco tempo pensava nisso, o percurso tem sempre tantas ramificações e tantas escolhas. Quando olho para trás, e apesar de me ter mantido numa função semelhante ao longo dos anos, acho que faz todo o sentido continuarmos a pensar e repensar o que fazemos e por onde podemos ir a seguir (eu então estou sempre a tentar reinventar-me). Espero poder ir ao lançamento 😉
The Brunette's Tofu
11/06/2017 at 5:12 PMMal posso esperar por estar presente no lançamento e por fazer isso tudo para contribuir para a felicidade da minha menina (e muito mais!) Beijinho e que seja um sucesso Cat <3
Natália Rodrigues
11/06/2017 at 8:23 PMSim… Pensei que fosse de ficção 🙂
Seja como for, acredito que as tuas dicas, fruto da experiência, irão ajudar quem está a passar por isso.
Na minha opinião, escreves muito bem, por isso seja o que for, será bom.
Bjs
Sónia Rodrigues Pinto
16/06/2017 at 7:44 PMAhhh, finalmente posso comentar abertamente sobre o teu livro! Na altura em que a newsletter saiu, não quis comentar devidamente para continuar a manter o suspense para quem ainda não tinha aderido. Mas agora posso mesmo dizer-te que sim, este livro faz todo o sentido nesta altura da minha vida! Acabei a parte teórica do Mestrado na semana passada, só me falta escrever a tese, pelo que quero já começar a arranjar trabalho. O teu livro vem mesmo na altura certa para mim, e tu só complementas ainda mais essa certeza com esta tua frase:
“Houve alturas – no início da minha vida profissional – em que achei que simplesmente não tinha sido talhada para o mercado de trabalho porque me sentia tão desajustada em tudo o que fazia. Para além disso, tinha a noção da enorme concorrência que tinha na minha área (ou aquela que eu queria que fosse a minha área e sobre a qual mudei de ideias mais tarde), mas não sabia como me diferenciar do ‘rebanho’.”
Embora ainda não tenha começado a minha vida professional, fiquei um bocado desiludida com o Mestrado que escolhi e sinto-me um bocado perdida, como tu te sentiste. Tenho a certeza que com a tua escrita maravilhosa e as tuas dicas vais dar-me algum tipo de ajuda! Mal posso esperar!
É escusado dizer, pois dá para ver pelos meus comentários ahah, que estou super entusiasmada contigo e espero que tenhas muito sucesso! E venha o livro, cá fico à espera dele!
Beijinhos 🙂
O Fantasma de 2017 ou quando nos comparamos a nós mesmos na nossa época dourada - Joan of July
09/08/2019 at 9:59 PM[…] O título e a capa do meu livro são… […]
5 coisas para fazer no Verão sem usar o telemóvel | ERRE GRANDE
01/04/2020 at 3:35 PM[…] de livros Ou esperem que a Catarina, do Joan of July, vos diga em que raio de data vai fazer o lançamento do novo livro dela!! É uma boa oportunidade de conhecerem autores, sair de casa e levar amigos. Beber um copo na […]