Confesso que desde o início do desafio Retratografia que estava desejosa que chegassemos a este tema, especialmente porque “special effects” pode não ter a mesma interpretação para todos os que participam nisto. Neste post vou mostrar-vos os clicks deste mês de Março e os meus “efeitos especiais” na fotografia de retrato.
Pedaço de vidro
O efeito “especial” número 1 foi obtido, nada mais nada menos, do que com um pedaço de vidro espesso que encontrei no chão há uns anos atrás. Encontrei-o no Panorâmico do Monsanto e achei-o perfeito devido à sua dimensão e ao facto de não cortar e, ainda assim, dar para fazer umas brincadeiras engraçadas.
Os efeitos são imprevisíveis e podem dar um ar mais fantasmagórico às fotos, como mais romântico, colorido… Ora vejam.
CD
Já tinha experimentado fotografar retratos com o uso de um CD no passado e adorei o resultado, por isso tive mesmo que voltar a incluí-lo neste desafio. Simplesmente adoro o efeito que dá às fotos em termos de cores e de “espelho”.
Renda
De todos os acessórios que utilizei para fotografar para este desafio, a renda foi o único que nunca tinha experimentado. Tinha uns restos de uma renda de uns cortinados que tinha na casa antiga e foram mesmo esses que usei para obter estes resultados de efeito mais romântico e dramático.
Os 3 acessórios utilizados neste desafio de “special effects”
Não é engraçado como coisas tão básicas nos ajudam a potenciar a nossa fotografia e até a elevá-la? É saudável experimentarmos coisas diferentes, sairmos das nossas caixinhas e zonas de conforto e ver como saem as fotos se brincarmos com o que temos à mão, sem precisarmos de softwares de edição de imagem para atingirmos resultados deste género.
Não que haja nada de mal nisso, mas há algo como gratificante em conseguirmos criar por nós mesmos efeitos bonitos e imprevisíveis nas nossas próprias fotos com as nossas “mãos”. 🙂
Bem, espero que tenham gostado deste 3º mês de Retratografia.
Se quiserem espreitar os meus anteriores deixo-vos os links abaixo:
Retratografia #1: Night Owl
Retratografia #2: Recreate
Agora, vamos ao momento que tenho estado a aguardar com tanto entusiasmo: ver as fotos dos meus colegas de desafio!
Ana Garcês – infinito mais um
Artur e Daniela– Palavra-Padrão
Joana Sousa – Jiji
Marta Moura – FashiONoir
Natália Rodrigues – Escrever, Fotografar, Sonhar
Mami
Margarida Pestana
7 Comments
Natália Rodrigues
31/03/2019 at 4:56 PMDe todos, o efeito renda foi o meu favorito, dá mesmo um ar romântico ás fotos, mas mais que o efeito romântico acrescenta interesse. O pedaço de vidro foi algo em que nunca pensei, mas lá está, isto é o que de mais giro, tem este desafio, mostra-nos direcções novas.
mami
31/03/2019 at 7:09 PMmais uma vez: fenomenal 🙂
adorei os resultados dos efeitos .
a renda dá uma aspeto romântico, lindo.
uma outra coisa que gostei no post é o seu caráter pedagógico, pela partilha que fazer do material utilizado!
muito obrigada
Marisa Cavaleiro
01/04/2019 at 11:55 AMOlá
Adorei o efeito da renda!! Muito subtil!
Também já publiquei as minhas.
xoxo
marisasclosetblog.com
Fatia_Mor
01/04/2019 at 3:22 PMRendi-me à renda. Gosto imenso desse tipo de efeito nas fotografias e a renda fica sublime!!
Ines
16/04/2019 at 9:28 AMAdoro o efeito fotorafia analógica old-school que o vidro e o cd dão!
Joana Sousa
17/04/2019 at 12:31 AMAquele segundo retrato está fenomenal, Cat! Já tive cá por casa uns cristais de uns candeeiros antigos e lembro-me bem de adorar o efeito que faziam, mas esse teu pedacito de vidro tão simples deu um ar mesmo suave à imagem!
Eu cá sou moça de desfoques, por isso adorei o vidro, mas escolheste muito bem os acessórios!
Jiji
RETRATOGRAFIA // 4. Self-Portrait - infinito mais um
13/05/2019 at 5:10 PM[…] Alves de Sousa (Joan of July) // Margarida Pestana // Marta (FashiOnoir) // Nat (Escrever Fotografar Sonhar) // Joana Sousa […]