mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
10 In photography/ Retratografia

Retratografia #1: Night Owl

Eu avisei que andava com vontade de voltar aos retratos. E como parece que eu já não sou bem eu sem um desafio fotográfico anual, decidi – no final do ano passado, lançar este: o Retratografia. Hoje publicamos o primeiro post com o primeiro desafio do Retratografia! Venham descobrir qual foi o tema e ver as minhas fotos deste mês.

No final de Dezembro contactei alguns bloggers que sei que são tão amantes da Fotografia quanto eu e que até já participarem noutros desafios fotográficos comigo e lancei-lhes o desafio que eu criei: o Retratografia. Abrimos o desafio a quem quisesse participar e… cá estamos hoje.

Com muita vontade de voltar a fotografar pessoas, elaborei este desafio anual que já tem temas designados para cada mês do ano. Este mês, Janeiro, o tema é: Night Owl. Ora, o que fazem as night owls? Andam por aí, à noite. E foi isso mesmo que fizemos. Pegámos nas nossas máquinas e fomos fotografar pessoas na rua! E – gulp – à noite!

Fotografar à noite é um bom desafio, especialmente se decidirmos não usar flash (que foi o meu caso). As fotos tiradas à noite apresentam, geralmente, mais grão e menos luz, mas são, por outro lado, envoltas numa aura de mistério que me atrai imenso.

Adoro brincar com as luzes que as ruas põe ao nosso dispor, sem accionar nunca um flash de qualquer tipo. Ok, confesso que – para além das luzes de Natal – ainda juntei umas luzinhas que comprei na Tiger. Não resisti.

Num dos primeiros dias de Janeiro, pedi então à minha amiga Mariana para ser minha modelo. E teve mesmo que ser antes do Dia de Reis, uma vez que fiz questão de apanhar, ainda, as lindíssimas luzes de Natal que adornaram as ruas de Lisboa.

Não vi melhor desculpa para fotografar à noite, no frio de Janeiro, do que aproveitar a beleza das luzes. E a Mariana emprestou-me a sua também.

Confesso que me senti um pouco “enferrujada”, afinal, já não fotografava pessoas há imenso tempo. Por outro lado, é precisamente esse o objectivo do Retratografia: tornar esta arte do retrato numa prática cada vez mais natural e fluída!

No final, e ainda que não tenha ficado perfeito (bem, na verdade acho que nunca fica), adorei o resultado final! 😊

E vocês? Gostaram destes retratos nocturnos?

Juntam-se a mim agora numa visita às casinhas virtuais dos meus colegas de Retratografia? Eu cá estou super curiosa e desejosa de ver os retratos deles!

Ana Garcês – infinito mais um
Artur e Daniela– Palavra-Padrão
Joana Sousa – Jiji
Marta Moura – FashiONoir
Beatriz Nascimento – Vinte Um
Natália Rodrigues – Escrever, Fotografar, Sonhar
Mami
Margarida Pestana

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Joana Sousa
    31/01/2019 at 11:46 AM

    Catarina, antes de mais, obrigada pela tua brilhante ideia! 😀

    Caramba, que bonitas! Trabalhaste tão bem as luzes – a Mariana parece um anjo! Então a última foto “grande”, está um amor!

    Jiji

  • Reply
    Natália Rodrigues
    31/01/2019 at 12:59 PM

    Catarina, a “ferrugem” não se nota nada! A luz foi muito bem conseguida, e o flash não fez falta. Estou com a Joana, a ultima foto grande, tem muita força. Aquele olhar… Muito bom. mérito da modelo e da fotógrafa!

  • Reply
    Marta Moura
    31/01/2019 at 2:15 PM

    A luz está perfeita.

  • Reply
    mami
    31/01/2019 at 11:06 PM

    definitivamente tu sabes mesmo o que fazes! adorei…e sei que vou aprender muito contigo 🙂

  • Reply
    Matilde Ferreira
    01/02/2019 at 1:31 PM

    Que fotos tão bonitas 🙂 Adoro as cores das luzes, transmitem magia 🙂
    https://matildeferreira.co.uk

  • Reply
    Palavra-padrão
    03/02/2019 at 3:37 PM

    Mas que lindas! Dignas de uma revista eheh 😀
    Gostei mesmo muito querida Catarina!

  • Reply
    Marisa Cavaleiro
    04/02/2019 at 9:36 PM

    Adorei participar, acho todos os desafios super interessantes.

    marisasclosetblog.com

  • Reply
    Margarida Pestana
    07/02/2019 at 12:30 PM

    Cat linda!
    Gosto sempre tanto dos teus retratos, tens sempre uma luz tão própria e tão característica, que torna a tua fotografia tão única.
    Obrigada pelo desafio, pela ideia incrível de juntar o retrato e por pensares em mim como uma das participantes.
    Como já disse, não sou fantástica neste tipo de desafios, acabo por desistir a meio, mas vou esforçar-me, não só por terminá-lo, mas por aprender com ele e melhorar a minha técnica.

    Um grande beijinho e parabéns pelas fotografias lindas da Mariana! ❤

  • Reply
    Retratografia #3: Special Effects - Joan of July
    02/05/2019 at 11:05 PM

    […] Retratografia #1: Night Owl Retratografia #2: Recreate […]

  • Reply
    Retratografia #2: Recreate - Joan of July
    02/05/2019 at 11:07 PM

    […] que já se passou uma eternidade desde que tirei as fotos para o primeiro mês do desafio Retratografia, talvez por tê-las tirado muito a tempo do primeiro desafio. Sim, porque este post do […]

  • Leave a Reply