mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
4 In books/ Escócia/ travel

Leakey’s: a beautiful second-hand bookshop in Inverness

Não me lembro do momento exacto em que descobri a Leakey’s Bookshop, mas presumo que tenha sido quando estive à procura de atracções no centro de Inverness.

Primeiro, foi o nome que me chamou a atenção: “Leakey’s”. Qualquer fã de Harry Potter vê aqui uma excelente oportunidade para recordar as lojinhas típicas de Hogsmead, em particular o The Leakey Caldron. E apesar da Leakey’s Bookshop ser uma livraria e o outro uma espécie de um pub, uma coisa tem em comum com o Caldron: o facto do seu ambiente fazer recordar o mundo Potteriano (inventei agora).

Posto isto, quando dei por mim no centro de Inverness, no próprio dia que cheguei de Edimburgo, fui logo procurar a Leakey’s. Recusava-me a ir a Inverness sem visitar este mundo encantado de livros antigos e em segunda mão. Pois, convém dizer que a Leakey’s Bookshop é a maior livraria de livros em segunda mão na Escócia. O que há para não se gostar aqui?

Até então só conhecia esta loja maravilhosa pelas fotos que tinha visto na internet, mas fiquei agradavelmente surpreendida por ver que a magia da atmosfera capturada nas fotos não se devia a filtros. Aquilo por dentro era MESMO assim tão lindo!

E para ajudar à magia, havia um fogo a arder e a encher aquele espaço de um calor muito bem-vindo, uma vez que lá fora estavam uns 9-11º.

Aquilo que agora me lembro de ter sentido imediatamente foi que nem sabia para onde me virar. Estava no meu mundo, no meio dos livros, em Inverness, a capital das Highlands da Escócia. Era a realização de um sonho.

Mas, para minha sorte, as categorias estavam muito bem identificadas e consegui rapidamente dirigir-me às que mais me interessavam, como a da History of Scotland.

O facto de todos estes livros terem encontrado uma segunda casa na Leakey’s, apesar dos donos originais já não os desejarem torna-os ainda mais especiais. E é frequente abri-los e ver datas, nomes e dedicatórias nas primeiras páginas, aquelas que antecedem os índices e as histórias.

É o caso do livro que lá comprei, o In Search of Scotland de H.V. Morton, que me apareceu sob a forma de uma obra antiga, misteriosa e com uma edição lindíssima em capa dura. Mais ainda vos vou falar mais acerca desse livro noutro post. 😉 Mencionei-o neste post e até coloquei umas citações, se quiserem (re)ler.

Por agora fico-me por aqui. Estou quase a terminar o relato da viagem à Escócia, mas ainda faltam uma ou duas visitinhas.
Espero que tenham gostado tanto da Leakey’s como eu, nem que seja por vê-la nas fotos. 🙂

Se quiserem, sigam a Leakey’s no Facebook.

 

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Helena Duque
    21/08/2015 at 5:46 PM

    Inverness = The Outlander, uma das minhas séries preferidas!
    Adorei conhecer este sítio maravilhoso, como fã da Escócia, como fã de livros e, claro, como Potterhead! Adorava visitar, espero um dia ter oportunidade 🙂

    Beijinhos xx

  • Reply
    Próximas viagens: a minha bucket list (e promoções)
    27/05/2016 at 9:02 AM

    […] Highlands Castles, Lochs and Mountains in the Scottish Highlands The beauty of the isle of Skye Leakey’s: a beautiful second-hand bookshop in Inverness Scottish cows and unexpected […]

  • Reply
    Escócia: um túmulo de guerra e um túmulo pré-histórico
    05/09/2016 at 9:03 AM

    […] Highlands Castles, Lochs and Mountains in the Scottish Highlands The beauty of the isle of Skye Leakey’s: a beautiful second-hand bookshop in Inverness Scottish cows and unexpected waterfalls Souvenirs: L’eau de Loch Ness e um achado de […]

  • Reply
    Dublin: A Secret Book and Record Shop e a Gallery of Photography
    08/12/2016 at 1:32 PM

    […] mão, não sabem? Lembro-vos da minha visita (totalmente programada com antecedência também) à Leakey’s Bookshop em Inverness. Essa também tem este conceito, mas esteticamente parece mais antiga e rural (que eu […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge