5 Podcasts em português que ando a ouvir

Posted on

Parece que os podcasts vieram para ficar. Cá em Portugal são relativamente recentes, mas cada vez aparecem mais e cheios de qualidade. Eu já era fã de podcasts britânicos e americanos, mas estou muito feliz por saber (e ouvir) que o que se faz por cá é tão bem feito. Hoje, tenho o prazer de partilhar convosco os podcasts em português que ando a seguir.

Há Conversa Com

Descobri este podcast num dia de verão (até parece que foi há muito tempo) quando estava na Faculdade de Letras, onde estudei e para onde fui tantas vezes trabalhar quando tinha o meu trabalho remoto.

O que mais me chamou a atenção foi a publicidade a um episódio sobre cultura celta em que participava a minha antiga professora (e convidada na apresentação do meu livro que fiz na FLUL no ano passado) Angélica Varandas! Para quem não sabe, a Prof.ª Angélica escreveu dois livros sobre Mitos e Lendas Celtas (da Irlanda do Norte e do País de Gales).

Fui ouvir esse episódio e… não é que fiquei fã do podcast? Para quem se interesse por assuntos relacionados com História, Arte, Cinema, Política e Actualidades, este é um podcast que vão querer adicionar à vossa lista.

Ilumina Podcast

Estava ansiosa que saísse este podcast da Susana. A Susana é criadora da Bless Woman Boutique, uma agência de Personal Branding para Mulheres que querem criar e desenvolver a sua marca pessoal com propósito e alinhá-la com a sua carreira e negócio.

Se procuram um podcast que vos inspire a trabalhar o vosso Personal Branding e vos ajude a descobrir o vosso propósito e vocação, o Ilumina acabou de chegar!

Saltei do Sofá

Saltar do sofá significa deixar a zona de conforto, ir à descoberta e abraçar o desconhecido, com ou sem medo. É precisamente essa a premissa do podcast Saltei do Sofá.

Em cada episódio, somos apresentados a convidados que mudaram de vida e que partilham as suas histórias de forma inspiradora.

Este podcast semanal tem como objectivo ajudar os ouvintes a sair também da zona de conforto e a viver uma vida mais alinhada com a sua própria essência.

Arrisco dizer que é algo que todos nós ambicionamos. 🙂

Officina Podcast

Desta lista, o Officina é – provavelmente – o primeiro podcast que comecei a ouvir. Aliás, é bem capaz de ter sido o primeiro podcast em português que comecei a ouvir, portanto, é algo bastante recente mesmo tendo sido o primeiro.

A Cláudia, criadora do Officina podcast e do Officinalis é adepta de um estilo de vida saudável, da redução do desperdício e de tratar do meio ambiente de forma consciente, como se fosse um amigo íntimo. As conversas com os seus convidados são verdadeiramente bonitas, frescas e animadas; a Cláudia tem imensas qualidades como entrevistadora e sabe conduzir uma entrevista como ninguém! É um prazer ouvir não só as pessoas que convida para o podcast, como a própria Cláudia. 🙂

Musas

Conheci a Sofia Assunção no Algarve quando estive meio de férias, meio a trabalhar remotamente este Verão. Na altura ela falou-me do seu podcast recém criado ao qual tinha chamado Musas, em honra das mulheres que a inspiravam e que eram, ao mesmo tempo, as convidadas do podcast. Achei o conceito e o nome tão simples, mas ao mesmo tempo tão poderoso que soube imediatamente que seria um dos que iria seguir.

Antes mesmo de ouvir o podcast, adorei conhecer a história da Sofia, também ela uma mulher de força, que deixou um trabalho que não a realizava e que hoje é coach, certificada em PNL, e Facilitadora de Processos de Descoberta, apoiando “pessoas a tirarem a cobertura que esconde o que cada uma delas tem de único, de singular, de especial.”

Tendo em conta que a Sofia convida mulheres que a inspiram e com as quais se identifica, sendo também ela uma mulher inspiradora, não vos dá vontade de ir ouvir o Musas? 😀

Acabei de partilhar com vocês os podcasts que ando a ouvir em língua portuguesa e feitos em Portugal. Gostariam que partilhasse também os que ando a ouvir em inglês? Olhem que é bem provável que venham a conhecê-los também e há uns que sei que não vão querer perder. 🙂

Conheciam estes podcasts? Seguem/ouvem algum destes? Podem recomendar-me outros para começar a ouvir? 🙂

4 Comments

  1. susana rodrigues says:

    Obrigada querida Catarina pelo destaque! Adoraria ouvir os teus podcast favoritos em inglês!:) Eu sou uma ávida consumidora e defensora de podcast’s, venha daí esse artigo!:)
    Abraço com o coração,
    Susana Cristina

  2. Neuza – Saltei do Sofá says:

    Muito obrigada pela referência 🙂 E hoje em particular fez-me mesmo bem sentir que este projeto consegue ser inspirador e vale a pena. Partilha os que ouves também internacionais, sim. Adoro ir conhecendo coisas novas 🙂 um beijinho

  3. Sofia Garrido says:

    Ouço podcasts há uns 3 anos, e cada vez mais. Também comecei por ouvir americanos e britânicos porque eram os únicos que conhecia, mas recentemente tenho seguido alguns no nosso idioma.

    Gostei de ficar a conhecer estes podcasts!
    Um que conheci recentemente e também é no nosso idioma, embora em Português é o da Isa do blog Na nossa vida. Acho que és capaz de gostar! 🙂 O podcast tem o mesmo nome e está no spotify.

    Um beijinho,

    Sofia Garrido • Photographer | Blog

  4. Andreia Moita says:

    Excluindo o “cultura celta” ouvimos os mesmos podcasts. Confesso que estes podcasts são a minha principal porta de entrada neste mundo de aprender a valorizarmo-nos a nós mesmos, viver de uma forma mais simples e feliz e acreditar que as coisas são possíveis com tempo e medida se trabalharmos para isso. Passo tempos muito relaxantes a ouvir a Cláudia, a Neuza e agora também a Susana com o seu Ilumina com temas super atuais e pertinentes.

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge