Há algo que me atrai nos edifícios abandonados. Não sei bem se é o aspecto do abandono em si, se a cuirosidade pela história por detrás dele, se bem que nunca a descubro.
Quem segue este blog, é capaz de já ter visto fotos da minha visita ao Edifício Panorâmico do Monsanto, um dos edifícios abandonados mais conhecidos de Lisboa. E hoje venho partilhar novamente imagens de uma visita mais recente a outro local abandonado, desta vez, uma fábrica.
No dia 29 de Agosto, um dos dias do festival Reverence Valada, fomos explorar as redondezas logo a seguir ao pequeno-almoço. Ainda faltava muito tempo para os concertos do dia começarem, por isso inventámos a nossa própria actividade.
Já tínhamos passado por esta fábrica no ano passado e tínhamos ficado com o bichinho da curiosidade. Sabíamos que seria uma visita obrigatória no ano seguinte (este ano), por isso nem hesitámos!
A entrada pela porta principal não foi propriamente fácil, uma vez que não abria completamente e estava enferrujada, mas nada que não se conseguisse com a força da motivação.
E aqui está o interior da fábrica!
Abri (com o pé) uma destas pastas e vi registos de 1995, só para vos situar temporalmente nos últimos anos de funcionamento desta fábrica.
O decifrar do “mistério”: esta fábrica seria então a fábrica da Ribatejo Rações!
Já fora da fábrica, nas imediações, encontrámos alguns animais amistosos.
Mas a fábrica não é o único edifício abandonado desta zona, podendo ser observados muitos outros , como é o caso deste abaixo que não faço ideia do que terá sido.
Acho que, após esta visita, percebi mais um bocadinho sobre o que me atrai nos locais abandonados. E é tão simples como:
- Gosto de procurar por pistas para poder situar temporalmente a altura entre o funcionamento do local e o seu abandono;
- Gosto de observar as suas divisões e imaginar para que serviriam e o que seria lá feito na altura em que ainda funcionava;
- Gosto de me aperceber do poder na natureza e do tempo na arquitectura do homem; ver que lá dentro cresce vegetação selvagem, que diversos animais se apoderaram do edifício e que mesmo as estruturas mais fortes vão sofrendo com o passar do tempo;
- Gosto de procurar por evidências recentes da passagem de outras pessoas por lá.
E vocês? Gostam deste tipo de visitas? Também vos atraem os edifícios abandonados? Conhecem mais na zona do Porto ou Lisboa? 😀
11 Comments
Analog Girl
02/10/2015 at 2:51 PMEu adoro edifícios abandonados, esses pontos que mencionas são também os meus maiores “motivadores”, mas tenho de acrescentar mais um: eu adoro poder inventar histórias sobre o que se poderia ter passado ou não. Vejo uma mansão abandonada da minha casa e roo-me de curiosidade de a poder conhecer (já inventei tanta história), mas está tão bem defendida que é impossível pensar em entrar. Aposto que tb ias delirar! 🙂
Helena Pereira
03/10/2015 at 1:10 PMQue fotos lindas! Também gosto muito de locais abandonados, criam-se logo mil histórias do que pode acontecido por lá na nossa cabeça!
Lena’s Petals xx
Inês Silva
08/10/2015 at 9:27 PMOh!!! Adoro a foto do corredor, meio creepy! Adoooro aquela sensação na barriga de invadir um espaço na esperança que ninguém veja 😀
A Gata de Saltos Altos
21/10/2015 at 1:51 PMIdentifiquei-me taaaaanto com este post. Também adoro edifícios abandonados pela curiosidade que me despertam. É o imaginar do que aquilo um dia foi! Gosto mesmo! =))
Um beijinho
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
ana chousa
27/10/2015 at 10:01 PMTambém tenho algo com lugares abandonados: aqui mesmo pertinho de mim tenho umas minas abandonadas (minas onde antigamente se fazia exploração de volfrâmio), com grandes chaminés, coisas partidas, adoro! 🙂 E adoro ir lá tirar fotografias!
Love,
sweetcamomile.blogspot.pt .
joan of july
28/10/2015 at 12:52 PMUau, minas? Really? :O
Adorava ir conhecê-las! Parecem-me ser realmente um sítio interessantíssimo para fotografar. 😀
Vanessa
29/10/2015 at 11:22 AMNão sei se te fica propriamente perto ou não, mas mesmo que um dia passes por lá, há umas minas perto das Ermidas do Sado, as minas do Lousal (http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/) e recentemente abriram uma das antigas galerias para que os visitantes pudessem ir lá dentro. A visita geral para conhecer a mina dura 2h e tem um custo de 5€, vale bem a pena! 😀
Vanessa
28/10/2015 at 12:28 PMQuando era mais nova, costumava ir com o meu pai ver casas abandonadas, em grandes herdades, algumas até eram ao estilo de palacete… um máximo, portanto. E adorava! Todas tinham uma história, importante ou não, e os objectos que ficavam para traz tinham um tempo na história ou um significado qualquer pela forma como foram deixados.
Realmente conhecer esses lugares é sempre como aprender algo novo 😀
helenathestyland
01/11/2015 at 9:19 PMAcreditas que estou farta de dizer que quero ir ao de Monsanto e ainda não fui??
Estas fotos estão brutais! Adorei os caracois ahah <3
Margarida Lozano
01/03/2017 at 10:59 AMEu fico sempre curiosa com os registos e pastas dentro de edifícios abandonados, e acho fascinante caminhar por corredores! Imagina então no hospital! Nós temos que ir!
joan of july
01/03/2017 at 2:27 PMFiquei louca com esse hospital! Temos mesmo que ir! 😀