
Fábrica Abandonada em Valada (e a magia dos locais abandonados)
Há algo que me atrai nos edifícios abandonados. Não sei bem se é o aspecto do abandono em si, se a cuirosidade pela história por detrás dele, se bem que nunca a descubro.
Quem segue este blog, é capaz de já ter visto fotos da minha visita ao Edifício Panorâmico do Monsanto, um dos edifícios abandonados mais conhecidos de Lisboa. E hoje venho partilhar novamente imagens de uma visita mais recente a outro local abandonado, desta vez, uma fábrica.
No dia 29 de Agosto, um dos dias do festival Reverence Valada, fomos explorar as redondezas logo a seguir ao pequeno-almoço. Ainda faltava muito tempo para os concertos do dia começarem, por isso inventámos a nossa própria actividade.
Já tínhamos passado por esta fábrica no ano passado e tínhamos ficado com o bichinho da curiosidade. Sabíamos que seria uma visita obrigatória no ano seguinte (este ano), por isso nem hesitámos!

A entrada pela porta principal não foi propriamente fácil, uma vez que não abria completamente e estava enferrujada, mas nada que não se conseguisse com a força da motivação.
E aqui está o interior da fábrica!
Abri (com o pé) uma destas pastas e vi registos de 1995, só para vos situar temporalmente nos últimos anos de funcionamento desta fábrica.
O decifrar do “mistério”: esta fábrica seria então a fábrica da Ribatejo Rações!
Já fora da fábrica, nas imediações, encontrámos alguns animais amistosos.
Mas a fábrica não é o único edifício abandonado desta zona, podendo ser observados muitos outros , como é o caso deste abaixo que não faço ideia do que terá sido.
Acho que, após esta visita, percebi mais um bocadinho sobre o que me atrai nos locais abandonados. E é tão simples como:
- Gosto de procurar por pistas para poder situar temporalmente a altura entre o funcionamento do local e o seu abandono;
- Gosto de observar as suas divisões e imaginar para que serviriam e o que seria lá feito na altura em que ainda funcionava;
- Gosto de me aperceber do poder na natureza e do tempo na arquitectura do homem; ver que lá dentro cresce vegetação selvagem, que diversos animais se apoderaram do edifício e que mesmo as estruturas mais fortes vão sofrendo com o passar do tempo;
- Gosto de procurar por evidências recentes da passagem de outras pessoas por lá.
E vocês? Gostam deste tipo de visitas? Também vos atraem os edifícios abandonados? Conhecem mais na zona do Porto ou Lisboa? 😀


11 Comments
Analog Girl
Eu adoro edifícios abandonados, esses pontos que mencionas são também os meus maiores “motivadores”, mas tenho de acrescentar mais um: eu adoro poder inventar histórias sobre o que se poderia ter passado ou não. Vejo uma mansão abandonada da minha casa e roo-me de curiosidade de a poder conhecer (já inventei tanta história), mas está tão bem defendida que é impossível pensar em entrar. Aposto que tb ias delirar! 🙂
Helena Pereira
Que fotos lindas! Também gosto muito de locais abandonados, criam-se logo mil histórias do que pode acontecido por lá na nossa cabeça!
Lena’s Petals xx
Inês Silva
Oh!!! Adoro a foto do corredor, meio creepy! Adoooro aquela sensação na barriga de invadir um espaço na esperança que ninguém veja 😀
A Gata de Saltos Altos
Identifiquei-me taaaaanto com este post. Também adoro edifícios abandonados pela curiosidade que me despertam. É o imaginar do que aquilo um dia foi! Gosto mesmo! =))
Um beijinho
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
ana chousa
Também tenho algo com lugares abandonados: aqui mesmo pertinho de mim tenho umas minas abandonadas (minas onde antigamente se fazia exploração de volfrâmio), com grandes chaminés, coisas partidas, adoro! 🙂 E adoro ir lá tirar fotografias!
Love,
sweetcamomile.blogspot.pt .
joan of july
Uau, minas? Really? :O
Adorava ir conhecê-las! Parecem-me ser realmente um sítio interessantíssimo para fotografar. 😀
Vanessa
Não sei se te fica propriamente perto ou não, mas mesmo que um dia passes por lá, há umas minas perto das Ermidas do Sado, as minas do Lousal (http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/) e recentemente abriram uma das antigas galerias para que os visitantes pudessem ir lá dentro. A visita geral para conhecer a mina dura 2h e tem um custo de 5€, vale bem a pena! 😀
Vanessa
Quando era mais nova, costumava ir com o meu pai ver casas abandonadas, em grandes herdades, algumas até eram ao estilo de palacete… um máximo, portanto. E adorava! Todas tinham uma história, importante ou não, e os objectos que ficavam para traz tinham um tempo na história ou um significado qualquer pela forma como foram deixados.
Realmente conhecer esses lugares é sempre como aprender algo novo 😀
helenathestyland
Acreditas que estou farta de dizer que quero ir ao de Monsanto e ainda não fui??
Estas fotos estão brutais! Adorei os caracois ahah <3
Margarida Lozano
Eu fico sempre curiosa com os registos e pastas dentro de edifícios abandonados, e acho fascinante caminhar por corredores! Imagina então no hospital! Nós temos que ir!
Margarida Lozano recently posted…OFF SIGHT: Casa abandonada (Sintra)
joan of july
Fiquei louca com esse hospital! Temos mesmo que ir! 😀