8 vantagens em trabalhar numa Agência de Marketing Digital

Posted on

Se leram este post, sabem que trabalho numa agência de Marketing Digital e que já há bastante tempo que andava a querer trabalhar numa. Agora, já com alguns meses de agência, falo-vos das minhas 8 vantagens favoritas em trabalhar numa agência deste género.

Já a chegar ao final do ano passado, contei-vos um bocadinho sobre o meu novo emprego. Aliás, contei-vos praticamente tudo sobre a minha vida profissional tumultuosa em 2018; que me despedi do meu emprego de há quase cinco anos, que comecei um novo trabalho de forma remota, que fui despedida desse mesmo trabalho sem qualquer explicação e que, um mês e pouco depois, comecei então um novo trabalho, onde – até à data – ainda estou (como seria normal, aliás).

Confesso que, a princípio, tive receio de estar a romantizar o trabalho de agência, o que não seria assim tão invulgar em mim, pois já passei por isso antes, especialmente no que diz respeito ao Jornalismo e, acima de tudo, o Jornalismo em revistas femininas.

Ler “Histórias de Terror Laborais: a revista Y

Então, desta vez não quis deixar-me encantar prematuramente por algo que eu nem sabia se seria como eu imaginava e esperei alguns meses até considerar que já estava em condições de formar uma opinião fundamentada.

8 vantagens em trabalhar numa Agência de Marketing Digital

Resumidamente, gosto mesmo muito de trabalhar numa agência de Marketing Digital. E sim, corresponde àquilo que eu imaginava que seria o trabalho numa. Se nunca trabalharam numa agência deste género e gostariam de ter essa experiência, eis porque é que eu acho que vale a pena.

1. O ambiente criativo

“Chato” é palavra proibida numa agência. É quase impossível aborrecerem-se, pois trabalho e variedade não faltam e a criatividade sente-se no ar. Mesmo quando se sentem “presos” e nada criativo parece querer sair dos confins dos vossos cérebros, tudo o que precisam é de lançar o dilema ao ar e terão sempre colegas prontos a apanhá-lo e a mandar uns bitaites surpreendentemente desbloqueadores. Toda a gente tem ideias para tudo: copys, sugestões de imagens, … tudo o que possam imaginar.

2. Aprendizagem contínua

Independentemente do cargo que ocupam numa agência, o mais provável é que aprendam coisas novas todos os dias, especialmente no que diz respeito a Marketing. Podem entrar numa agência para fazer X, mas o vosso trabalho X acaba sempre por se cruzar com o trabalho Y e Z, pelo que vão sempre aprender algo mais. E não é tão bom? Tenho aprendido imenso e cada vez mais!

3. Projetos desafiantes e variados

Como disse mais acima, o trabalho numa agência de marketing digital é muito variado. Os clientes são de áreas muito diversas e tanto podem estar a trabalhar para uma seguradora como para uma empresa de moda ou cosmética num espaço de poucas horas.

4. A ginástica mental

Nisto de ter vários clientes e de áreas tão diferentes, obriga-nos a mudar o mindset várias vezes por dia. Num momento estamos a escrever copys em que tratamos o leitor por “tu” e falamos numa linguagem cool, como noutro estamos a tratá-lo por “você” e a escrever de uma maneira muito mais formal. É precisa uma certa ginástica mental para ligar e desligar estes chips. Creio que não existem estudos científicos realizados nesse sentido, mas…

… acho que alguém devia estudar o impacto de trabalhar numa agência de marketing digital na manutenção de uma mente activa e saudável, da mesma forma que o Sudoku e as palavras-cruzadas estão para a prevenção de demência.

5. Ajudar marcas a crescer

Não vou mentir-vos ao dizer-vos que vão amar cada cliente que têm na “carteira”, mas de um modo geral vão sentir-se bem quando se começarem a aperceber da diferença que fazem no reconhecimento, alcance e/ou aumento de vendas de uma marca, especialmente quando é uma da qual gostam muito.

 

6. Fazer aquilo de que gostam

Para além de ajudarem as marcas, que é importante, claro, podem fazer aquilo de que gostam verdadeiramente. Aliás, se foram parar a uma agência é porque – provavelmente – procuraram esse tipo de trabalho. Para mim, que adoro escrever, quer textos longos, quer copys mais curtos, é óptimo! Para além disso, se adoram a parte boa e positiva das redes sociais, vão ter imenso contacto com elas e aprender muito sobre elas, mesmo que achem que já sabem bastante. E como o trabalho é tão variado dentro de uma agência, nada garante sequer que tenham que estar “presos” para sempre no mesmo posto.

7. O sentimento constante de estares a aprofundar as tuas mais-valias

Todos os dias em que trabalham numa agência de marketing digital são dias em que, como vos disse, aprendem algo novo e, como tal, vão melhorando cada vez mais como profissionais e vão melhorando também, por sua vez, melhorando os vossos portfolios. Dê por onde der essa vossa aventura profissional numa agência, vão sair de lá com uma bagagem incrível de conhecimento e experiência.

8. O ritmo

Os dias numa agência de marketing digital são um bocadinho frenéticos, frequentemente caóticos e todos os dias são diferentes do anterior. Resultado: vão sair de lá preparadíssimos para qualquer outra experiência profissional que venham a ter no vosso percurso de vida.

 

Trabalhar numa agência de Marketing Digital é uma escola de vida, complexa, agitada, mas muito recompensadora. 🙂

 

Alguém por aí que trabalha também numa agência? Concordam com as vantagens que listei neste post?

4 Comments

  1. Nuno Reis says:

    Amar cada marca pode ser complicado. Eu sofro disso, mas há empresas com as quais não se tem afinidade e podem mesmo ir contra os nossos valores. Ter a possibilidade de recusar um cliente ou de passar para outro colega facilita.
    Como em tudo é uma questão de sorte.

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Hmmm bem, não sei se ia ficar muito bem vista se me recusasse a trabalhar com um cliente por razões pessoais, mas sempre que sinto alguma antagonia relativamente a um (numa agência ou noutro contexto), encaro como um desafio encontrar pontos em comum e coisas no cliente/marca que me inspirem/motivem a trabalhar com ele de alguma forma. 🙂

  2. Cat says:

    Sabes que sou a maior fã do trabalho em agência e nem me imaginava a trabalhar noutro sítio, pelo menos para já 🙂 Fico realmente feliz que estejas a gostar tanto como eu achava que ias gostar, e por ver tantas das qualidades que vejo no trabalho de agência aqui listadas. Acho que é mesmo um mega fit para ti e mal posso esperar para estarmos juntas de novo e me contares tudo face-to-face 🙂 um beijinho enorme*

  3. Joana Sousa says:

    Não é o meu meio, de todo, mas irra, parece mesmo interessante – for real. E fico mesmo feliz que tenhas encaixado como uma luva! You go girl 😀

    Jiji

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge