personal

Birthday girl & birthday cake (receita incluída)

Vocês não são obrigados a saber isto, mas fiz anos na quarta-feira. Disto não sabem de certeza, mas sou conhecida na minha família e núcleo de amigos que me conhecem há mais tempo como alguém que dá bastante importância ao seu aniversário. E é verdade. Não é por pensar que sou especial nem nada disso, mas sim por gostar de explorar as desculpas que fazer anos me traz para ter um dia diferente e melhor do que a maioria dos outros dias do ano.

No ano passado, fiz anos numa segunda-feira, que aproveitei para ir a uma reunião com um sponsor do Bloggers Camp (no ano passado o Bloggers Camp foi em Julho) e para reunir um pequeno grupo de amigos com que jantei no Le Chat. Foi bastante simples e (demasiado) rápido. Não sabia bem porque é que nesse ano não me apetecia festejar, mas agora percebo que era por causa do stress da primeira edição do Bloggers Camp.

Já este ano, o Bloggers Camp aconteceu logo no início de Junho e eu fiquei com mais tempo para pensar no que queria fazer nos anos. Tive brevemente uma ideia megalómana de fazer umas das minhas famosas festas de adolescência na minha quinta, mas também não estava tão inspirada assim.

Então a solução em que pensei foi a seguinte:

Tirar o dia.

Todos os anos faço isso. Tornou-se uma espécie de ritual nos últimos anos e é algo que levo muito a sério. O meu dia de aniversário serve para tirar obrigatoriamente um tempinho para mim, para me mimar e para me proporcionar um dia memorável. 

Com o tempo disponível que tive, fiz o meu bolo de anos para o jantar dessa noite, um jantar muito intimista cá em casa, e fui ao Oceanário. Depois falo-vos melhor do porquê de ter escolhido o Oceanário como destino, sendo que também lá fui no meu aniversário há dois anos.

O bolo de anos.

Quanto ao bolo, inicialmente tinha pensado em ter algo mais xpto, mas depois apeteceu-me ser eu a fazê-lo. E quis que fosse algo muito simples, mas feminino e com morangos, já agora.

Este foi o resultado final. Não é perfeito, mas foi feito com carinho e até estava bom! A receita é a coisa mais fácil do mundo, mas vou deixá-la aqui na mesma. 🙂

bolo-de-aniversario2

Ingredientes da massa:

  • 1 iogurte (eu usei de morango, qualquer um dá)
  • 4 ovos
  • 3 medidas de açúcar
  • 3 medidas de farinha
  • 1 medida de óleo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • opcional: corante vermelho (eu deitei umas gotas na massa para o bolo ficar cor de rosa por dentro)

Nota #1: A medida usada é o copo do iogurte.
Nota #2: usei duas formas pequenas e redondas para fazer o bolo de duas camadas. Esta quantidade de massa chegou para ambas.

Preparação tradicional

  1. Juntar tudo num recipiente e bater bem.
  2. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
  3. Levar ao forno previamente aquecido em lume médio ou 180ºC cerca de 30/40 minutos.

Preparação na Bimby

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Colocar no copo os ovos, o açúcar e o iogurte e misturar 20seg, vel 4.
  3. De seguida, juntar a farinha e o fermento e misturar 10seg, vel 4.
  4. Adicionar o óleo e misturar novamente 10seg, vel 4.
  5. Untar uma forma para bolos com manteiga, polvilhar com farinha e colocar a massa.
  6. Colocar no forno a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Ingredientes da cobertura

A cobertura é, à semelhança da massa do bolo, a coisa mais simples do mundo. São apenas natas batidas com açúcar!

200 gr. de natas
açúcar q.b.
morangos

Após bater as natas de forma a ganharem uma consistência que não a completamente líquida. coloquei-as num recipiente para levar ao frigorífico e, assim, “enrijecer” um bocadinho. Algum tempo depois, retirei-as e coloquei parte a meio dos dois bolos e o restante na parte superior. Depois, peguei em alguns morangos inteiros (acho-os mais bonitos assim inteiros como decoração) e coloquei-nos também no topo do bolo, qual cereja. 😀

E pronto! Tive um bolo simples, com um aspecto rústico-romântico como eu queria e feito por mim.

Mimalhices & agradecimentos

Não quero ser lamechas, mas queria só mencionar que tive um dia muito, muito feliz e que agradeço do fundo do coração todas as mensagens e telefonemas que recebi. Enternece-me saber que tanta gente tirou um bocadinho do seu dia para ajudar a tornar o meu mais feliz. Sinto que fui tão mimada e tão feliz. Ainda por cima o meu babe preparou o jantar e escolheu um dos meus pratos favoritos: polvo à lagareiro, o qual estava surpreendentemente delicioso.

Obrigada a todos e sábado há mais! 😀 Sim, que no sábado há o jantar (e saída) oficiais.

 (it’s still my birthday!)

8 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *