Páginas Salteadas,  recipes

Páginas Salteadas: A Filha da Floresta e os brownies de chocolate, chá verde e matcha

O género Fantástico é um dos meus favoritos na Literatura. Juntem-lhe um pano de fundo de lendas celtas e aqui está uma receita de sucesso para me terem como leitora. O tema do Páginas Salteadas de Agosto é livre, portanto este “A Filha da Floresta” é apenas a minha escolha. Descubram a ligação entre o livro e a receita neste post.

O livro: A Filha da Floresta, de Juliet Marillier

Eu sou muito suspeita no que diz respeito a este género literário e a esta autora que já me cativou para sempre com os 5 livros que li dela, antes deste A Filha da Floresta.

Antes de continuarmos, aproveito para introduzir este livro como o primeiro de uma série de sete livros de uma saga chamada Sevenwaters que, já agora, é o local onde a nossa história se desenrola. Não é o único, mas é, definitivamente, onde tudo começa.

“Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era Lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis irmãos.”

Não vou entrar muito em detalhe na sinopse porque a história é demasiado boa. Na verdade, as sinopses que circulam online estragam um bocado o efeito dos plot twists do livro; ainda bem que não as li até ao fim antes de comprar e ler!

Resumidamente, este livro é tudo de bom (claro que esta apreciação é profundamente subjectiva) e – literalmente – a minha “praia”, como qualquer pessoa que me conhece bem vos diria. Lendas celtas, mistério, um cenário temporal a dar para o medieval, uma personagem principal feminina forte? I’m so in.

My feet will tread soft as a deer in the forest…. My mind will be clear as water from the sacred well. My heart will be strong as a great oak. My spirit will spread an eagle’s wings, and fly forth. This is the way of truth.” 

Juliet Marillier, Daughter of the Forest

A receita: Brownies de chocolate com cream cheese de matcha e chá verde

Esta é capaz de ser a receita com o nome mais Millennial que já fiz para este desafio, mas acreditem que vale mesmo a pena.

Queria fazer brownies para o Páginas Salteadas há algum tempo, principalmente porque se tornaram uma das minhas especialidades em meses recentes. Aprendi a identificar o ponto em que mais gosto deles e quando tirá-los do forno para conservar aquela textura húmida e cremosa.

A ligação com o livro está, essencialmente, no chá. Em “A Filha da Floresta”, Sorcha, a personagem principal, estuda as ervas e as suas propriedades curativas, algo que me fascina profundamente. Para quem não sabe, eu tenho um mini herbário em casa, que vou recheando de ervas com vários poderes: diuréticos, anti-inchaço, anti-constipações, dores de garganta, etc. Tal como Sorcha.

Antes ainda de decidir que receita iria fazer, pensei, por isso, que queria muito incluir uma erva seca ou chá. Esta foi a (deliciosa) solução que encontrei de incorporar uma parte importante de Sorcha, a Filha da Floresta, na minha receita de brownies

Ingredientes para os brownies:

  • 2 chávenas (chá) de açúcar 
  • 4 ovos 
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1 e 1/2 chávena de chocolate em pó
  • 1 chávena de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (chá) extracto ou essência de baunilha
  • opcional: pedaços de chocolate partidos

Ingredientes para a cobertura

  • 2 embalagens de cream cheese (aprox. 220 gr)
  • matcha em pó ou o interior de alguns saquinhos de chá verde e matcha reduzidos a pó;
  • opcional: açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  1. Bate os ovos com açúcar por 1 minuto.
  2. Adiciona a essência de baunilha e óleo, bate um pouco mais.
  3. Adiciona o chocolate em pó e a farinha, bate até misturar (bate o mínimo possível)
  4. Coloca numa forma rectangular, de aproximadamente 35x25cm, untada com óleo e farinha de trigo de trigo.
  5. Opcional se usaram os pedaços de chocolate: coloquem-nos agora, no tabuleiro, por cima da massa crua, e espalhem bem com um garfo ou outro utensílio.
  6. Nesta fase, mistura também a cobertura de chá verde e matcha e faz padrões com um palito para dar um efeito mármore aos brownies.
  7. Leva ao forno pré-aquecido à 220ºC por 20-30 minutos, fura com um palito, o palito não deve sair seco, tem que sair um pouco “sujo”, ou seja, tem que estar molhadinho por dentro, mas o palito não deve estar molhado de massa crua e sim com pedacinhos de massa.

Et voilá! Os melhores brownies de sempre com um toque da floresta de Sorcha!

Sei que ainda na semana passada partilhei uma receita do Páginas Salteadas, mas a verdade é que era uma que estava atrasada e que deveria ter saído em Julho, por isso… aqui está a receita de Agosto! Ta-daa! O livro deste mês era de escolha livre, por isso todas nós vamos escolher livros diferentes. Curiosos?

Vamos ver o que as outras meninas andaram a preparar e a ler neste Páginas Salteadas?

Joana Clara, Às Cavalitas do Vento
Andreia Moita, Andreia Moita Blog
Vânia Duarte, Lolly Taste 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *