A BEAUTIFUL WEEK (SEMANAS 5 A 8)

Posted on

Bem-vindo Março, bem-vindo novo A Beautiful Week! Acreditam que estava mortinha por vos mostrar as fotos destas últimas semanas? Estou a gostar tanto deste desafio que só me apetece partilhar os novos cliques com vocês. Como terão visto no primeiro post do A Beautiful Week, em Janeiro, cada semana do mês tem um tema. Os quatro temas de Fevereiro foram: Macro, What’s in my Bag?, Silhouette & Pieces of me.

Como sabem também, o nosso lindíssimo logo do projecto foi elaborado pelos maravilhosos Palavra Padrão que também participam como fotógrafos neste desafio. 🙂

Week five: Macro

O tema do primeiro desafio era o Macro. Confesso que não sou grande adepta do Macro, não porque não goste, mas porque nunca me dediquei a sério a ele nem tenho lentes para o efeito. Sei que existe um truque para replicar a lente macro ao virar a nossa objectiva ao contrário, mas na verdade só aprendi esse truque quando já tinha tirado as minhas fotos.

Então, no meu caso isto que eu fiz não é bem macro, mas antes fotos aproximadas. 😛

Aproveitei uma ida ao Oceanário num fim de semana em que a minha mãe e o meu irmão estiveram em Lisboa e consegui umas fotos engraçadas. Fica a intenção.

Week six: What’s in my bag?

Ora aqui está um tema bastante simples e que já tinha visto em vários outros desafios fotográficos, mas nunca tinha experimentado fotografar.
Para o A Beautiful Week fiz duas variações de “o que se encontra dentro de uma mala” minha.

Há a camera bag, que tem sempre uma das revistas que ando a ler no momento e, claro, equipamento fotográfico. A câmara costuma ser a digital e não a analógica, mas como estava a usar a Canon para tirar estas fotos substituí pela minha linda (e fotogénica) Minolta. 🙂

E, claro, há a mala “normal”, a que transporto comigo todos os dias. Vou variando, é verdade, mas o interior – tirando as coisas normais como carteira, chaves e essas coisas que toda a gente tem – costuma ser este:

  • telemóvel;
  • estojo;
  • planner (este aqui);
  • Carmex/baton de cieiro no Inverno;
  • Batom de cor (não está na foto);
  • Creme de mãos;
  • Um livro pequeno para ler nos transportes.

Week seven: Silhouette

Gosto tanto deste tema, mas sinceramente foram poucas as vezes em que fotografei silhuetas de propósito. Este desafio da sétima semana foi uma boa desculpa para voltar a fazê-lo!

As três fotos que se seguem dizem respeito à minha viagem à Serra da Estrela mesmo no final de Janeiro, a um novo elemento cá de casa (falarei sobre isso muito em breve noutro post inteiramente dedicado a esse “assunto”) e novamente à ida do Oceanário em que o meu irmão me emprestou o seu perfil contra um dos aquários.

Week eight: pieces of me

Este tema foi o que talvez me pôs mais a pensar. Pedaços de mim. Isto podia ser qualquer coisa, afinal somos feitos de milhares de interesses, milhares de sentimentos, de afectos, de hábitos e até de ódios de estimação.

Para este desafio escolhi livros (terceira foto) e o meu lado espiritual. Juro que ainda vou escrever sobre isso aqui no blog (tal como sobre o novo elemento da família, mas em posts diferentes), mas no final do ano passado decidi que queria muito voltar a estar em contacto com o meu lado mais espiritual e esotérico.
Estou a levar isso a sério e, como tal, por vezes gosto de juntar os quatro elementos ao pé de mim, quando estou no escritório de casa a ler e a ouvir música relaxante.

Gosto de ter como representação:

  • a água –> um frasquinho com água recolhido nas minhas viagens (ver foto a seguir a esta);
  • o fogo –> uma vela
  • o ar –> o incenso
  • a terra –> as pedras

Gosto de sentir o aroma do incenso durante o tempo em que ele queima e deixar que a energia da natureza e dos elementos me achem a mim e à minha casa também de energia, sempre positiva.

Comecei a fazer colecção de águas de forma inconsciente e não sei porque é que me deu esse impulso, mas desde há uns anos, quando viajo, recolho um pedacinho de água dos lugares que visito. Mas não serve qualquer água; tem que ser de algum lugar que aparente ser antigo e mágico. Aqui temos:

Os livros, oh os livros… São sempre parte de mim; os que li e que ainda irei ler e até aqueles que libertei. Sim, estes que fotografei foram uma doação minha à Little Free Library da Quinta das Conchas. Decidi doar livros à biblioteca quando fiquei em casa depois de perder a minha Zelda (ler a história aqui). Foi uma forma de me libertar de bens materiais, não perguntem porquê, mas soube-me bem. E sei que vão fazer outras pessoas muito felizes.

E é isto que tenho para vos mostrar sobre o mês de Fevereiro. Espero que estejam a gostar deste desafio fotográfico A Beautiful Week. Eu estou e muito! 🙂
Se quiserem, também podem ver as minhas fotografias do mês de Janeiro (semanas 1 a 4) aqui.

Agora venham comigo espreitar o que os outros aventureiros andaram a fotografar este mês!

10 Comments

  1. Joana Sousa says:

    Mostraste muito de ti, e isso é lindo! E olha, gostei imenso da tua primeira macro – já conta! 😀
    PS: so happy for the new kitty :p

    Jiji

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Yayyy! Obrigada, Jiji!!
      Por acaso tens razão: neste ABW mostrei bastante de mim e não me custou. 😀

  2. Daniela says:

    Gostei tanto tanto!!
    Especialmente da coleção das águas! Achei uma ideia simplesmente maravilhosa e especial!
    Obrigada pela tua partilha, Catarina!
    Beijocas

  3. LucieLu says:

    Essa coleção de águas é tão fixe! Que boa ideia! ?
    E essa tua mala fotográfica… Que sonho!!

    Adorei as macro batoteiras. O oceanário é incrível! Não sei se ainda tem a exposição floresta submersa. Viste?

    Beijinhos Cat*

  4. Marta Chan says:

    Desconhecia esse teu lado mais espiritual, aproveito para dizer que adorei 🙂
    A foto da Oh Comely com a minolta, o novo membro da família e a primeira macro são as minhas preferidas deste mês, dá para notar o teu empenho e dedicação neste nosso projecto.
    Os frasquinhos são uma ideia genial, eu trago buzios, conchas ou pedrinhas das viagens, se houver claro.
    Um excelente fim de semana Catz!
    http://www.viveraviajar.com

  5. Marta Moura says:

    Adorei a tua foto do gato (parece a minha Maria) e as do Oceanário, que é um local maravilhoso para fotografar. Beijos

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Ehehe obrigada, Marta. 🙂
      Sim, é mesmo, nunca desilude! :*

  6. Helena dos Santos Pereira says:

    Que fotografias tão bonitas!
    E adoro a tua colecção de águas dos sítios que visitas. É algo fora de comum e interessante! (:

    Lena’s Petals xx

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge