Breaking news: I BAKED (chocolate muffins)

Posted on

Nem acredito que vou cumprir a proeza de partilhar uma segunda receita neste blog. Já tinha partilhado a das gomas, mas estava convencida de que iria ser a última.

Não sou apaixonada por cozinha e só de pensar em cozinhar aborreço-me, mas quando tenho um motivo maior para o fazer, o caso já mudar de figura.

No Domingo falei-vos e mostrei-vos um pouco do Baby Shower da minha amiga Ana para o qual fiz as lembranças e as fotos. Mas também levei outra coisinha: muffins de chocolate!
E como saíram tão bem, vou partilhar a receita e o resultado final aqui. 🙂

1. Os ingredientes / The ingredients

  • 50g de farinha maizena
  • 3 colheres de sopa de cacau puro em pó (usei chocolate em pó da Pantagruel)
  • 100gr. de açúcar amarel
  • 100gr. de açúcar branc
  • 225gr. de água
  • 75gr. de manteiga
  • 75gr. de óleo vegetal (usei 50 e para a próxima ainda corto mais)
  • 125gr. de chocolate negro (usei chocolate de cozinha normal)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 2 ovos
  • 125gr. de farinha
  • 1 colher de sobremesa mal cheia de fermento em pó

 2. A mistura

Como podem já saber, eu tento sempre fazer as minhas receitas na bimby (dá muuuito menos trabalho e não gosto de cozinhar, por isso faz sentido, não?), portanto a receita é para a Bimby, mas claro que pode ser adaptada. Basta respeitarem a ordem dos ingredientes e ignorarem os tempos e as velocidades. 🙂

O modo de preparação é o seguinte:

  1. Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar no copo a maizena, o cacau em pó, os açúcares e a água.
  2. Programar 5 min., temp. 100, vel. 3 e ½. Tem que alcançar os 100.ºC, o que significa que pode demorar mais tempo, dependendo da temperatura da água.
  3. Paramos e, sem temperatura, juntamos o chocolate e a manteiga em pedaços, na vel. 4 até que esteja uma mistura lisa e homogénea.
  4. Juntar o óleo, a baunilha e um ovo e misturar na vel. 3. Quando estiver bem misturado (cerca de 30 seg.) adicionar o 2.º ovo, misturar mais 30seg. e parar a máquina.
  5. Adicionar a farinha e o fermento e misturar 10 seg., vel. 3 e ½.
  6. Colocar a massa em forminhas (eu decidi decorar o topo dos muffins) e levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Depois de prontos, deixar arrefecer sobre uma grelha.

Voilá!

Admito que me diverti um bocadinho a fazer estes muffins. Admito também que estavam deliciosos, principalmente os que tinham bocados de chocolate lá dentro. 😉 Bem, de qualquer forma mereço algum crédito por ter saído (muito) da minha zona de conforto aqui no blog ao partihar uma receita a sério, não? 😀

3 Comments

  1. Catarina says:

    Ohh GOD, amei esta receita! Não tenho bimby, mas vou tentar fazê-la na mesma 🙂

    Quanto ao Pinterest, quando começares a usar, vai ser de tal forma uma fonte de inspiração que não vais conseguir parar, e sempre que tiveres um bocadinho livre vais ter vontade de lá ir passear os olhos :p

    Em relação ao curso estou a adorar! Achei que ia ser muito mais superficial, mas a verdade é que elas dão dicas realmente preciosas 🙂 e sinceramente, só tenho pena que acabe :p devia ser uma coisa em constante actualização, não achas?

    Beijinhooos*

    1. joan of july says:

      Yayy, obrigada Catarina!!

      Já estou viciada no Pinterest, btw. É muito fácil ficar agarrada àquilo. Adoro poder ter vários boards de inspiração.

      Também estou com pena que o curso acabe, por isso tenho estado a adiar completar as últimas lições. Concordo plenamente que deveria estar em constante actualização! 😀
      Espero que façam mais cursos do género.

      Beijinhos!!**

  2. Healthy pancake recipe for breakfast | Joan of July says:

    […] raríssimo partilhar fotos de comida e mesmo receitas (tenho esta dos Muffins de Chocolate e das Gomas, mas para já é só), mas esta achei que devia partilhar. Não sou exactamente uma […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge