culture

Comprar o que é nacional: 12 projectos portugueses para apoiar neste Natal

Se, como eu, procuras projectos portugueses para apoiar neste Natal, fica com estas sugestões e inspira-te para ofereceres os presentes mais bonitos, originais e 100% portugueses. Fala-se muito da importância de comprar o que é nacioal nesta altura do ano, pois – como podem imaginar – é uma boa oportunidade de ajudarmos a dar um boost a estes negócios que tanto merecem! 🙂

YogurtNest

Ando de olho numa Yogurt Nest só para mim desde que a conheci no Blogging for a Cause do ano passado. Fizemos o iogurte os coffee breaks numa Yogurt Nest e ficou incrível!

Se não sabes o que é, passo a explica brevemente: a YN é uma iogurteira sustentável que carece de electricidade para transformar o leite em iogurte, ao contrário das iogurteiras antigas.

Quando a experimentei, bastou-me aquecer o leite a 50º, colocar uma colher de iogurte em cada frasco (reaproveitei frascos de vidro de conservas) e deixe a “incubar” durante umas 8 horas. De manhã tinha iogurte natural, maravilhoso e sem gastar qualquer recurso energético!

Cristais da Alma

Impossível deixar a Cristais da Alma fora desta lista! Não só pertence à minha amiga Vânia, que é uma pessoa que admiro imenso, como tive o prazer de ter estado presente no início da criação deste projecto tão bonito.

A Cristais da Alma é mais que uma loja de cristais; para além de os vender com a preocupação com a origem e genuinidade de cada cristal, a Vânia dedica-se a informar-nos acerca da função destes minerais mágicos e como identificarmos cristais falsos que, por vezes, somos tentados a comprar.

Se quiserem saber mais sobre cristais, têm também o ebook da Vânia e, claro, o Instagram da Cristais da Alma!

Como presente de Natal sugiro os kits de cristais que a Vânia tem na sua loja para várias finalidades, até para crianças geniais! 🙂

Meraki Handmade

Se gostam meeesmo de cristais e os acham tão bonitos que eram capazes de os usar como adornos, não deixem de espreitar a Meraki Handmade que tem colares lindíssimos! Afinal, não é obrigatório acreditar no poder dos cristais para apreciarmos a sua beleza; isso ninguém lhes tira! 🙂

Joana Sem Jeito

A Joana é a menina talentosa que pensou no Páginas Salteadas como um livro e é a autora deste marcador de livros lindíssimo que fotografei aqui e pelo qual tanta gente me perguntou.

A Joana é a mestre das pinturas com café e o talento por detrás de ilustrações que nos fazem sonhar e nos transportam para um imaginário de onde não queremos mais sair.

Gosto especialmente das ilustrações de animais que a Joana faz e acredito que receber uma delas será um miminho de Natal que o seu receptor nunca mais irá esquecer.

Para além disso, a Joana capricha nos embrulhos e é garantido que o mesmo vá deixar uma impressão tão boa quanto o interior.

Nuts for Paper

Foto: Instagram Nuts for Paper

Quem me segue há anos aqui no blog (e no Instagram) já sabe o carinho que tenho pelos cadernos da Mafalda. Não é por acaso que foi ela a criadora dos tão cobiçados cadernos do Bloggers Camp para as suas quatro edições, tendo também criado os do Blogging for a Cause. Como fui uma das organizadores de ambos os eventos, fui uma sortuda e fiquei com alguns caderninhos para mim, pelo que sei do que falo quando vos digo que toda a gente iria gostar de receber um deles! Para além disso, têm o tamanho ideal para levar dentro da carteira ou mochila para qualquer lado.

Para além dos cadernos, a Nuts for Paper também tem postais, pins, tote bags, tudo amoroso! Fãs de stationary vão amar uma prenda comprada na loja Etsy da Nuts for Paper. Confiem.

NatusPurus

A NatusPurus foi um dos meus primeiros projectos de sempre! Criei-o com a minha tia e, juntas, fazíamos sabonetes e cosméticos naturais. Hoje em dia, encontro-me noutro caminho profissional, mas ainda nutro muito amor por este projecto. A minha tia continua a fabricar os sabonetes de modo artesanal e a vendê-los no Porto. Os sabonetes estão certificados pelo Infarmed, são naturais e absolutamente maravilhosos para a pele (bem como para a vista e para o olfacto!). 

Se andarem pelo Porto, vão certamente encontrá-la em feiras de artesanato, especialmente na feira das Galerias Paris ao fim de semana.

Se têm a pele com alguma particularidade (rosácea, secura, oleosidade, borbulhas), perguntem à D. Cândida que sabonete vos aconselha; há sabonetes específicos para cada pele e aflição! 🙂

Hey Harper

Procuras um miminho para uma amiga ou uma mãe vaidosas? Ou, quiçá, uma auto-prenda de Natal? (quem nunca?….) A Hey Harper tem peças muito bonitas, elegantes e também minimalistas que ficam bem com qualquer estilo. Cada vez acredito mais que os acessórios fazem toda a diferença e os da Hey Harper fazem-me sentir sempre muito mais bonita e composta. Não largo as argolas que comprei na HH no ano passado!

Hey Billie Hey

Os bonecos da Raquel Caldevilla matam-me de fofura… Apetece-me comprar todos e trazê-los para viver na minha cama como decoração. Ao vê-los, é fácil associá-los a crianças, mas quem disse que os adultos não podem ter bonecos de estimação, perdão, decoração? Quer seja para nós, para as nossas crianças ou para oferecer a quem as tem, a Hey Billie Hey não deixa ninguém indiferente com as suas criações amorosas em crochet.

Espreitem os bonequinhos na loja Etsy da HBH aqui e, ao vivo, na Feira da Praça Carlos Alberto, no Porto.

Hello Magapaper

Se ainda não sabiam, a Helena Magalhães tem agora uma loja onde vende produtos giríssimos! Para além de vasos amorosos pintados à mão, tem t-shirts com poderosas mensagens feministas e, agora, um book journal no qual ando seriamente de olho!

Têm uma amiga que ama livros e os devora como se fossem peças de sushi? Então não há como negá-lo: ela precisa de um book journal e vai ficar maluca com um dos da Hello Magapaper! Tens imensos designs por onde escolher, mas aí é que reside a dificuldade. Eu já tentei e ainda estou a pensar. A única certeza é a de que vou, eventualmente, comprar o meu book journal. Mas depois vem outro dúvida: compro para mim, compro para oferecer ou… ambos?

Jo Designs

Toda a gente tem aquela amiga destemida, sem papas na língua, que ameaça conquistar o mundo dia sim, dia sim. Acredito que foi a pensar em pessoas assim que a Joana criou as suas t-shirts Jo Designs. As frases são fortes, irreverentes e dificilmente vão passar despercebidas, mas vão certamente deixar uma marca duradoura.

A usar com moderação, especialmente em reuniões de pais, reuniões com clientes, na igreja,… vocês entendem. 😛

Sacculi Portugal

Os bokoholics vão entender perfeitamente o meu drama: sabem quando estamos a ler um livro e andamos com ele para todo o lado dentro de malas e mochilas e ele começa a ficar estragado nos cantos? Isso não aconteceria se o livro andasse sempre dentro de uma Sacculi. Estas bolsas – “book sleeves” – são feitas à mão com materiais vegan e cruelty-free. Para além das bolsas para livros, também têm tote bags forrados com tecidos muito bonitos! Ora vejam aqui.

Greenvibe

Se há coisa que adoro e admiro na minha amiga Marta é o facto de ser uma sonhadora concretizadora. O que quer que ela sonha, por mais improvável que possa parecer, ela põe em prático; os seus sonhos materializam-se. E não é por magia, é por trabalho, dedicação e, acima de tudo, amor. O seu novo projecto, o Green Vibe, é o perfeito exemplo disso.

Em Janeiro deste ano ouvi-a contar-me uma ideia que tinha para uma loja online de produtos sustentáveis e… aqui está ela! Perfeitamente montada e completa, tem tudo o que possam precisar para viver um dia-a-dia mais verde.

Espero que tenham gostado destes projectos e que tentem fazer pelo menos algumas compras em lojas portuguesas, online ou físicas.

Se procuram ideias para presentes zero waste, não deixem de ler este meu post com 13 presentes de Natal (quase) zero waste e muito especiais!

5 Comments

  • Marta Chan

    Agradeço-te do fundo do coração por mencionares a Green Vibe, fiquei toda derretida e motivada com as tuas palavras bonitas de incentivo : )

    Ahhh agora já entendi o que é o Yogurt Nest, andava a ver isso em muitos lugares mas nunca parei para entender do que se trata. Se raramente compro iogurtes porque vêem em embalagens de plástico e não tenho bimby para os fazer, agora já tenho a solução e vou querer um.

    Tens aqui projectos tão bons, também acho o trabalho da cristais da alma magnifico, assim como da nuts for paper e magapaper que só apetece é comprar uma coisa de cada 😀 Os outros vou já dar uma olhadela!

    Obrigada por divulgares made in portugal e deixo-te aqui com a minha lista de ideias para prendas de Natal feitas em Portugal:

    https://greenvibe.pt/10-ideias-de-prendas-especiais-para-o-natal-feitas-em-portugal/

  • Marta

    Belas sugestões 🙂
    Fiquei de olho nos sabonetes e vou pesquisar.
    Só faltam os Pitinhos nessa lista 😉

    As tuas melhoras

    Beijinho
    Marta

  • Raquel Caldevilla

    Oh Catarina! Agora deixaste-me toda babada. Obrigada ❤ Saber que as pessoas gostam genuinamente do meu trabalho e entendem porque o faço, deixa-me mesmo muito feliz. Obrigada ❤

  • Vânia Duarte

    Oh Cat bolas deixaste-me emocionada caramba. Muito muito obrigada por este destaque é uma honra enorme para mim estar aqui no meio de marcas tão maravilhosas e um orgulho imenso ser tua amiga. Obrigada por me dares sempre a mão e me incentivares a voar. Um beijo enorme.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *