15/08/2020
Blume Journaling: o novo desafio de escrita para 2020 (journaling.pt)

Blume Journaling: o novo desafio de escrita para 2020 (journaling.pt)

Andei às voltas e voltas a pensar quando é que seria a altura ideal para publicar este post e anunciar-vos este meu novo projecto/hobbie. A ideia era lançá-lo no dia 1 de Janeiro, mas as circunstâncias da minha vida pessoal levaram-me a adiar esse plano. Se me acompanham aqui pelo blog, saberão porquê.

A partir daí e até me ter começado a sentir eu mesma de novo, a meta era sempre um dia 1 ou uma segunda-feira, mas por um ou outro motivo adiava sempre.

Até hoje.

A ideia era começarmos 2020 a documentar as nossas vidas e a fazer um uso mais consciente das nossas memórias, gravando-as propositadamente e por escrito. Mas 2020 não começou da melhor forma para mim e, agora, nem para o resto do mundo, mas depois dei por mim a pensar que esta altura de quarentena era, afinal, a altura certa para lançar o Blume Journaling.

Porquê lançar um projecto de Journaling agora?

Bem, precisamente porque precisamos de nos livrar de frustrações, tensões acumuladas, não obrigatoriamente a debitá-las em prosa nas páginas de um caderno (embora possam perfeitamente fazê-lo), mas sim ao documentar esta vivência tão atípica que todos partilhamos com praticamente toda a gente do mundo. São tempos estranhos, para alguns de clausura, mas é também uma altura em que – mais do que nunca – precisamos de alento, de inspiração e de motivos para conseguirmos visualizar um futuro risonho por entre as brumas de toda esta incerteza.

O que é o Blume Journaling e como funciona?

Inicialmente, pensei no Blume Journaling como um desafio de escrita para 2020 e para a vida enquanto prática.

O journaling não serve apenas para libertarmos as nossas frustrações para uma página. Na verdade, quando escrevemos desta forma tão intimista em que o leitor e o escritor são a mesma pessoa, deveríamos também cultivar sentimentos e palavras positivas no papel. Deixá-los espelhar-se nas nossas vidas e revisitar as páginas escritas sempre que estivermos a precisar de um boost de optimismo e de motivação.

Este é o poder da palavra. Ao usarmos palavras positivas, criamos sentimentos positivos e é-nos mais fácil (e natural) vermos a vida por um prisma de optimismo.

Para além de uma fonte de pensamentos positivos, gostava que os nossos journals fossem também colecções de memórias ao longo de 2020. 

Então, aqui fica o convite de participarem comigo na prática de journaling ao longo deste ano.

Como participar no desafio Blume Journaling

Para começar, sigam o Blume Journaling no Instagram e vista o site journaling.pt

O que escreverem no vosso journal só a vocês pertence e não têm que partilhar esse conteúdo com ninguém. Podem sempre partilhá-lo se assim quiserem, mas também poderão partilhar fotografias do vosso material favorito de journaling (cadernos, as melhores canetas,…) e coisas que vos inspiram e que poderão interessar a nossa pequena comunidade de journalers. Por exemplo: frases inspiradoras, sugestões de livros, ferramentas para despertar e aumentar a criatividade, etc.

Basta seguirem o nosso perfil no Instagram e usarem a hashtag #blumejournaling

Da minha parte, vou alimentar o Instagram do Blume e enviar-vos uma newsletter mensal com algumas partilhas dos participantes deste desafio, bem como outras inspirações para o mês de journaling que se avizinha.

Subscrevam a newsletter aqui e recebam a vossa dose de inspiração mensal!

A newsletter deste mês será enviada no dia 13 de Abril. 🙂

Mais artigos sobre Journaling no Joan of July?

O poderoso papel do Journaling na minha recuperação

Os benefícios de escrever à mão (já agora, quando é que deixámos de escrever à mão?)

Os primeiros artigos sobre Journaling do Blume Journaling

Journaling: por onde começar?

Blume: um desafio de Journaling para 2020 (e para a vida)

10 Benefícios do Journaling para a Mente & Alma

2 thoughts on “Blume Journaling: o novo desafio de escrita para 2020 (journaling.pt)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *